TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Gestão de Processos

Por:   •  6/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  2.942 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão de Processos

Processos são uma série de atividades conectadas com vistas a atingir um objetivo, ou seja, produzir um produto ou serviço para o cliente. Através de um conjunto de Processos, produzimos um Produto ou Serviço e entregamos ao Mercado.

A gestão de processos visa aumentar a eficiência dos processos nas empresas. Aprimorando-os para que se possa fazer mais coisas utilizando menos recursos.

A reorganização dos processos faz com que a empresa possa se estabilizar, tornando-os mais rápidos, melhorando sua qualidade e diminuindo os custos.

Cada processo é composto de uma entrada, que sofre um processamento, saída e feedback, e quando estes são mal executados sofremos três impactos negativos na empresa:

• Imagem Negativa Perante o Cliente;

• Retrabalho;

• Perda de Tempo e Produtividade.

Os problemas nos processos são geralmente causados por Erros e Defeitos, quando os trabalhos precisam ser refeitos parcialmente ou na totalidade, Atrasos e Morosidades quando o produto não possui falhas mas demora muito para ficar pronto, Ineficiências, quando utilizam de muitos recursos e Variação, quando os processos mudam muito frequentemente.

Indicadores de Processos

São mecanismos de medição, que permitem a organização avaliar seus processos e formular uma estratégia para melhorá-los de forma planejada e objetiva, com eles podemos monitorar, controlar e aperfeiçoar o desempenho organizacional.

Através dos indicadores é possível medir:

• Processos que apresentam alto índice de problemas (muitos erros /defeitos).

• Processos que podem causar grandes prejuízos.

• Processos que consomem muitos recursos (financeiros, humanos, materiais, tecnológicos, equipamentos)

• Processos que demoram muito para concluir a execução

• Processos que se relacionam diretamente com o cliente

Melhoria de Processos

A Gestão de Processos utiliza de ferramentas e técnicas que possibilitem o aumento de eficiência, qualidade e produtividade, mapeando as falhas nos processos e agindo nelas, sempre questionando sua estrutura, organização e racionalização.

Para que se possa verificar quais medidas ideais na melhora dos processos é preciso conhecer a Cultura Organizacional, seu Modelo de Gestão, suas filosofias próprias de gestão, conjuntos de valores e crenças.

Utilizando-se de indicadores de desempenho a organização poderá monitorar e melhorar seus processos, para que haja uma mudança continua em seus padrões.

Para que um processo seja corrigido é necessário inovar, não há melhoria sem mudanças; a organização precisa estar disposta as vezes a modificar todo um processo para que o mesmo renasça de uma forma eficaz.

Através de um conhecimento extenso da própria organização é possível analisar os pontos fortes e fracos de todos os seus setores e organizar uma estratégia competente de melhoria dos processos, observando as mudanças e transformações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com