TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Guia

Por:   •  26/9/2016  •  Resenha  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS

Curso de Administração

Conhecimentos Linguísticos Aplicados

 

 GUIA PARA UMA LINGUAGEM PROMOTORA DA IGUALDADE ENTRE MULHERES E HOMENS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA[1]:

RESUMO DO CAPÍTULO 1. A ESPECIFICAÇÃO DO SEXO

Leonardo Fernandes Lauz

Pelotas, 22 de setembro de 2016

1. A ESPECIFICAÇÃO DO SEXO

        A Especificação do sexo é um recurso que explicita, na linguagem escrita, o gênero utilizado no desenvolvimento do texto redigido.

        O modo mais eficaz no ponto de vista da visibilidade e simetria é a utilização de forma dupla no lugar da generalização de certos termos como pais, filhos e avós, passando para os termos pai e mãe, filhas e/ou filhos e avó e avô, respectivamente. Por conveniência, é adequado alternar a ordem dos gêneros, a fim de que nem sempre o masculino anteponha o feminino.

        O emprego de barras é um método já utilizado como substituição de formas duplas, com a finalidade de deixar o texto reduzido, sem perder sua estrutura de base. Pode ser utilizado para separar o artigo, no caso de substantivos com a mesma forma nos dois gêneros, como pode ser visto no emprego de “a/o cliente”, fazendo distinção entre os gêneros sem modificar o substantivo. Também pode ser aplicado no caso do substantivo ser flexível ao gênero como exemplo “o/a condutor/a”.

        Existe grande incidência da utilização de parênteses para pluralizar o gênero, porém não parece ser a forma adequada de utilização, pois sugere a possibilidade de interpretação da menoridade feminina.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com