TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: Introdução ao Markenting

Por:   •  11/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

A orientação para produção, é onde a empresa acredita que os consumidores preferem produtos de baixo custo e que sejam fáceis de serem encontrados. Assim, a organização trabalha a eficiência produtiva, com custos baixos  e de larga escala.
Exemplo: o método criado por Henry Ford para a fabricação do modelo T que é o exemplo da otimização do processo produtivo, em que a grande quantidade e o preço baixo garantem a venda.

A orientação para produto, a empresa acredita que os consumidores desejam o melhor. As empresas dão preferência a oferecer protos com qualidade e desempenho superior. Porém, esta estratégia pode elevar os custos para se manter à frente dos concorrentes.
Exemplo: 3M.

A orientação para venda, concentram seus esforços nos processos que levam à  comercialização.  Elas  acreditam  que  com  a  força  das  vendas  e  estratégias  promocionais,  seu produto será continuamente consumido.
A organização deve empreender um esforço agressivo de vendas e promoção contra: Inércia ou resistência dos consumidores que devem ser persuadidos.
Exemplo: Organizações sem fins lucrativos, produtos não procurados etc..

A orientação para Markentig, tem como foco preocupar-se  em desenvolver produtos que atendam as necessidades do consumidor. Ela trabalha na criação e entrega de valor para o público-alvo, buscando sempre atingir seus resultados econômicos. Ela trabalha em ciclo, alimenta-se de informações  do mercado e se adapta  para  satisfazer  o  consumidor,  logo  ela  é  considerada  a  orientação  mais  adequada  para  a escolha da empresa.

A orientação para o Markenting Holístico, vai além do Markenting  tradicional, Ele preocupa-se  em melhorar a vida do consumidor como um todo, agregando valor a marca.
O Markenting Holístico é uma atitude contemporânea. Logo, nem todas as empresas conhecem suas vantagens.

2. Definir os ambientes interno e externo:

Ambiente interno: Inclui, fornecedores, sistema de informação, tecnologia disponível, departamentos (RH, P&D e produção).
Ambiente externo: Avalia os concorrentes, fatores externos que podem influênciar diretamente na tomada de decisões e perspectivas.

3. Conceituar e mostrar com exemplo a importância dos Sistemas de Informação de Marketing.

O sistema de informações de marketing monitora os resultados da empresa, monitora o ambiente  externo, avalia e transmite dados e informações externos e internos a empresa  relevantes para a tomada de decisões em marketing. O  principal objetivo de um sistema de informação de marketing é auxiliar para que as melhores decisões sejam otimizadas pelo pessoal de marketing.
As principais vantagens são:

Permite a grandes empresas descentralizar, usar informações que se achavam dispersas, integrando de forma mais adequada;
Proporciona a recuperação seletiva de informação, onde os usuários recebem apenas o que querem e o que necessitam;
Permite um melhor controle no plano de marketing, dentre outras.

O nicho de mercado, de modo geral é um sub-mercado, onde uma pequena parcela dos clientes e consumidores de um mercado maior provavelmente não estão sendo atendidos pelos fabricantes principais de um determinado produto ou serviço.
Alguns tipos de segmentação de mercado, são: Segmentação geográfica, demográfica, comportamental, psicográfica e específicas para B2B.
Exemplo: Educação > Educação a Distância > Educação à distância para Estudantes Internacionais.

  1. Segmentação geográfica> Ela identifica o local onde se encontram seus clientes ou consumidores. A segmentação geográfica usa parâmetros como: Estado, cidade, bairro, endereço, CEP, se é uma zona rural ou urbana, residencial ou comercial, entre outros.
    Exemplos: Clientes localizados na cidade de Curitiba; Clientes residentes em cidades de praia do litoral Norte de São Paulo; Clientes que moram ou trabalham em um raio de 2 km de cada ponto de venda.
  2. Segmentação demográfica> Determina informações bastante específicas e frias, como idade, gênero, ocupação e classe social.
    Exemplos: Estudantes universitários da classe B; Donas de casa, casadas e com filhos, das classes A e B; Jovens solteiros das classes B e C, entre 20 e 35 anos, que trabalham e estudam à noite.
  3. Comportamental> Determina padrões de uso que ajudam a definir ações promocionais mais assertiva, desenvolver novos atributos em produtos e serviços e personalizar a experiência de consumo de seus clientes. Normalmente usa parâmetros como frequência de uso, sensibilidade ao preço, benefícios procurados, grau de lealdade ou fidelidade à marca e prontidão para comprar.
    Exemplos: Clientes que consomem o produto diariamente; Clientes que param de comprar por um tempo sempre que há aumento de preços; Clientes que compram mais toda vez que se oferece um combo com brinde.
  4. Segmentação psicográfica> Está mais ligada a valores e crenças de seus clientes e consumidores. Quando o cliente nota que compartilha os mesmos valores com uma marca, pode trazer grandes benefícios, principalmente no que se refere a fidelidade e lealdade.
    Exemplos: Pessoas que praticam esportes radicais cotidianamente; Vegetarianos; Nerds, Hipsters, Socialites e outros “rótulos”.
  5. Segmentações específicas para B2B> Empresas que vendem para outras empresas devem usar outros tipos de segmentação, além da geográfica, como o ramo de atividade de seus clientes, porte das empresas, faturamento, número de colaboradores, entre outras.
    Exemplos: Empresas do ramo de vestuário; Empresa com faturamento anual superior a 20 milhões; Empresas de grande porte, com mais de 5 mil colaboradores.

5. Falar sobre cada um dos 4P`s do marketing e suas características.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com