TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Livro - A Meta

Por:   •  25/5/2015  •  Artigo  •  1.887 Palavras (8 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ

FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS

Leandro Francisco dos Santos

8246

Vânia F. Leite

700796

Nataly C. Silva

700838

[pic 1]

SANTO ANDRÉ

Outubro / 2013

1 – A Meta

  1. – Resumo: 

Este livro descreve diversas dificuldades que o autor principal, Alex Rogo enfrenta para tocar uma fábrica, cujo vice-presidente é Bill Peach. O administrador Alex Rogo chegou a demitir diversos funcionários por causa da instalação de diversas máquinas tecnológicas. Mesmo contando com tanta tecnologia e mão de obra o suficiente para atender a demanda dos pedidos, a empresa só dava prejuízo, apresentando estoque de refugos altíssimos e pedidos com atrasos muito elevados. Devido a todos estes prejuízos, Bill Peach intima Alex Rogo a fazer a fabrica gerar bons resultados dentro de três meses, caso contrário terá que fechar a mesma.

Alex fica perplexo diante de tanta responsabilidade quanto a manter a fabrica funcionando para que todos não percam seu emprego.

Ele acabara de se lembrar de uma viagem de negócios que fez e encontrou com seu antigo professor de física, Jonah, o mesmo havia questionado sobre como estava : qual é a meta da sua empresa?

Pelo fato de Alex passar muito tempo tentando solucionar estes problemas da fábrica, seu casamento estava perto de terminar. Decidiu então fazer uma reunião com todos funcionários e expôs os problemas e o prazo que Bill havia lhe dado. Todos aconselharam que ele entrasse em contato com Jonah. Em um telefonema Jonah fala de três regras operacionais para gerenciamento de empresa: ganho, inventário e despesa operacional.

Ganho: índice pelo qual a empresa ganha dinheiro através das vendas.

Inventario: investimento de dinheiro na compra de coisas que se pretende comprar.

Despesa operacional: dinheiro que a empresa gasta afim de transformar o inventário em ganho.

A empresa não apresentava ganhos, tinha altíssimo inventário e vários empregados tinham um tempo ocioso e a despesa operacional era alta. Mesmo com várias restrições em sua equipe, Alex com muito custo implementar estas regras em sua fabrica. Eles começam a traçar a meta da empresa, que era obter ganhos. Devido a diversas dúvidas na implementação destas regras, Alex procura Jonah para esclarecer. Enquanto conversavam, Jonah cita flutuações estatísticas e eventos dependentes. Em um determinado final de semana, por acaso acompanha seu filho em uma excursão e enquanto os jovens andavam em fila com passos diferentes uns dos outros e um dependia do ritmo dos outros. Ele passa a aplicar os conceitos de flutuação estatística e eventos dependentes.

Alex percebeu que conforme os garotos andavam em fila, alguns estavam mais rápidos, vendo isto resolveu mudar a ordem e mesmo assim não adiantou muito. Com isto, Alex concluiu que Herbie apesar de gordo e esforçado estava com muito peso na mochila, sendo assim, todos os pertences foram divididos para equilibrar o peso, e não é que deu certo. Herbie liderando a fila passa a andar mais rápido.

Ao retornar para a fábrica Alex entende o que Jonah queria dizer com flutuações estatísticas e eventos dependentes, mas resolveu procurar Honah novamente, pois não saberia como aplicar na fábrica. Jonah ficou feliz com o interesse de Alex e explicou que os não gargalos, que não atrasavam o processo de fabricação das peças, e os gargalos que necessitavam de mais tempo para finalizar determinada peça, e por isto deveriam funcionar a todo momento. Alex passou a comparar o que aconteceu na excursão com sua fábrica e faz com que sua equipe compreenda o que é preciso fazer. Mesmo sem tempo, Alex fica pensando em sua família, mas a melhoria da fábrica poderia ajudar muito neste caso. Uma semana depois sua equipe consegue identificar dois gargalos: a NCX-10 e o auto forno, local que as peças ficavam muito tempo para serem processadas e acabadas. Devido a um acordo com o contrato feito com o sindicato os operários  teriam que ter a cada 4 horas trabalhadas, 20 a 30 minutos de descanso e era nesse tempo que a NCX-10 ficava parada, pelo fato de não ter trabalhador para operá-la. E enquanto a máquina ficava parada, os outros operários e máquinas operavam normalmente resultando em um grande volume de peças sem acabamento, que dependia da NCX-10.

Alex e sua equipe acompanham Jonah em uma excursão pela fábrica. Jonah disse que o fato de a empresa possuir gargalos não impede que ela ganhe dinheiro e que muitas fábricas que não os possuem tem excesso de capacidade o que não é muito bom. Jonah sugeriu que aumentasse a capacidade  da fábrica, certificar de que o tempo do gargalo não está sendo desperdiçado, outra coisa era o processamento de peças que já apresentavam defeitos e a terceira era fazer o gargalo trabalhar em peças que não tinha necessidade naquele momento.A equipe de Alex tinha que fazer com que os gargalos trabalhassem apenas no que se precisava para o dia e deveria tirar cargas dos gargalos e passá-las para os não gargalos.

A primeira decisão tomada foi à mudança da inspeção da qualidade (C.Q) para verificar as peças que entram nos gargalos, destacar a prioridade das peças, adotaram-se cores vermelhas e verdes com numerações em que as vermelhas estariam em todos os materiais que precisam ser processados por um gargalo e era prioridade. A produção começou a obter resultados mais chegou um tempo em que os gargalos foram sobrecarregados demais e as peças com etiquetas verdes que não tinham maior prioridade, ficavam estocadas esperando pelas peças que passariam pelos gargalos aumentando assim o inventário e atrasando as entregas que viriam por falta de peças.

Com o passar do tempo Alex e sua equipe descobriram que 20% da carga de peças não precisam de tratamento térmico e isso foi bom, pois iria reduzir a eficiência de algumas operações, mais iria tornar a fábrica mais produtiva.

A fábrica por alguns momentos produzia a todo vapor, tudo estava funcionando, até que estoques de inventários na montagem final das peças estavam sendo acumulados por falta de material que eram processados nos gargalos, pois estavam sobrecarregado demais.

A solução era que teriam que liberar mais material para as peças com etiqueta vermelhas de acordo com a necessidade de cada gargalo e rigorosamente nesse índice de precisão.Isso seria feito da seguinte maneira: à medida que cada lote sair do gargalo, pode-se atualizar as informações e requisitar o material necessário, o de etiquetas vermelhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (131.7 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com