TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Orientação da Criança

Por:   •  23/10/2023  •  Monografia  •  3.718 Palavras (15 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 15

Com o coração cheio de amor


Resumo capitulo 04

Minha irmã, confiou-vos Deus as responsabilidades de mãe?... Precisais aprender métodos corretos e adquirir tato para ensinar vossos pequeninos para que possam observar o caminho do Senhor.

Maneiras calmas e gentis

Poucos são os que reconhecem o efeito de maneiras calmas e firmes, mesmo no cuidado de um bebê.

As teorias devem ser submetidas à prova

E assim mesmo as mais valiosas sugestões de outros não devem ser adotadas sem ponderação e discernimento. Estude a mãe com cuidado a experiência das outras, note a diferença entre o método delas e o seu, e prove cuidadosamente os que parecem ser de real valor.

Métodos empregados nos tempos antigos

O Senhor havia indicado que desde a mais tenra idade, devia-se ensinar às crianças acerca de sua bondade e grandeza, especialmente como é revelada em Sua lei e na história de Israel. Escrituras e adaptadas à desabrochante inteligência, tinham os pais e as mães que ensinar aos filhos que a lei de Deus é uma expressão de Seu caráter e que, à medida que recebessem no coração os princípios dessa lei, delinear-se-ia na mente e na alma a imagem de Deus.

Ensinar com bondade e afeto

É obra especial dos pais e mães ensinar os filhos com bondade e afeto. Devem mostrar que, como pais, são eles que devem segurar as rédeas, governar, e não serem governados pelos filhos. Devem ensinar que deles se requer obediência. As crianças precisam ... ser instruídas, guiadas em caminhos seguros, guardadas do vício, ganhas pela bondade e confirmadas em praticar o bem. Falai a vossos filhos como se tivésseis confiança em sua inteligência. Dizei-lhes o que Deus quer que façam. Dizei-lhes que Deus quer que se eduquem e se preparem para ser colaboradores Seus.

Variar a maneira de instrução

O máximo cuidado deve ser tomado na educação da juventude, para variar de tal maneira a instrução, que desperte as nobres e elevadas faculdades da mente. O cultivo do terreno é bom trabalho para as crianças e os jovens. Leva-os ao contato direto com a natureza e com o Deus da natureza. E, para que possam ter esta vantagem, deve haver, tanto quanto possível, em conexão com nossas escolas, grandes jardins e vastas terras para cultura. A educação em tal ambiente está de acordo com as indicações que Deus deu para a instrução da mocidade. À criança nervosa, ou ao jovem nervoso, que acha cansativas e difíceis de lembrar as lições do livro, será isso especialmente valioso.

Simplicidade e exemplos

Os que instruem crianças devem evitar observações enfadonhas. Longos discursos sobrecarregam a mente limitada das crianças. Conversa demais levá-las-á a ter aversão até mesmo pela instrução espiritual, justamente como comer demais sobrecarrega o estômago e diminui o apetite, levando mesmo a repugnar o alimento.

Incentivar o pensamento independente

Olhando eles para uma bela paisagem, perguntai-lhes por que Deus vestiu os campos e os bosques com tais matizes formosos e variados. Ensinai-os a observar por toda parte na natureza as manifestas evidências do pensamento de Deus para conosco, e a maravilhosa adaptação de todas as coisas à nossa necessidade e felicidade.

Dirigir a atividade infantil

Não devem os pais achar ser necessário reprimir a atividade dos filhos, mas devem compreender que é essencial orientá-los e educá-los na direção certa e devida. Assim acontece com as crianças. Dai-lhes às mãos e à mente algo a fazer que os faça prosseguir nas realizações físicas e mentais.

Ensinar a prestatividade já na tenra idade

Logo que suas forças e a faculdade de raciocínio estejam suficientemente desenvolvidas devem-se-lhe confiar deveres a desempenhar em casa. Quanto mais profundamente o espírito de verdadeiro serviço penetrar o lar, tanto mais profundamente ele se desenvolverá na vida das crianças. Pais, ajudai vossos filhos a fazerem a vontade de Deus, sendo fiéis na realização dos deveres que realmente lhes pertencem como membros da família. Dar-lhes- á isso mui valiosa experiência. Ensinar-lhes-á que não devem centralizar em si mesmos os pensamentos, satisfazer sua própria vontade ou agradar a si mesmos. Ensinai-lhes pacientemente a desempenhar sua parte no círculo familiar.

Pequenas atenções, frequentemente repetidas

Pais, na educação de vossos filhos, estudai cuidadosamente as lições dadas por Deus na natureza. Umedecia o solo e protegia as plantas em desenvolvimento, dos ventos ásperos e do ardente Sol, e Deus as fez crescer e florescer, com delicada beleza. Segui, no trato com vossos filhos, os métodos do jardineiro.

Crianças talentosas exigem maior cuidado

Devemos inculcar na mente de nossos filhos que não se pertencem a si mesmos para irem e virem, vestirem-se e agirem como quiserem.

Cuidado com a indevida atenção ou lisonja

Dai às crianças pouca atenção. Uma das grandes razões de tantas crianças serem imodestas, ousadas e impertinentes, é que são notadas e louvadas demais, e seus ditos espertos e penetrantes são repetidos aos seus ouvidos. Satanás semear-lhes-á cedo demais no jovem coração a semente do mal, e não deveis ajudá-lo em sua obra.

Ler para os filhos

Pais e mães, obtende todo o auxílio que puderdes, mediante o estudo de vossos livros e publicações. Tomai tempo para ler a vossos filhos.

Instruir, não ordenar

Aos pais é comissionada a grande obra de educar e preparar os filhos para a vida futura e imortal. Estão ocupados demais com negócios ou prazeres para tornarem a educação dos filhos o estudo de sua vida.

Resumo capitulo 05

O primeiro manual da criança

A Palavra de Deus deve constituir-se a regra da vida. A mãe deve conservar a mente fresca e cheia das promessas e bênçãos da Palavra de Deus, e também das coisas proibidas, para que, quando os filhos cometerem o mal, possa apresentar as palavras de Deus como reprovação, e mostrar-lhes como estão entristecendo o Espírito de Deus.

Seu estudo edifica o caráter

Mostrou-lhe a necessidade de evitar todo mau caminho e lhe disse que a bênção certamente acompanharia a todos os fiéis e verdadeiros, dando-lhes uma varonilidade íntegra e nobre.

Apresentar o amor de Deus como tema agradável

Em cada família as crianças devem ser educadas na doutrina e na admoestação do Senhor. Os filhos devem ser ensinados com bondade e paciência. De tal maneira lhes

ensinem os pais o amor de Deus que ele seja um tema agradável no círculo familiar, e a igreja assuma a responsabilidade de alimentar os cordeirinhos bem como as ovelhas do rebanho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (97.3 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com