TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo PLA

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

, mMuito além do Lucro

Rodolfo Luiz de Souza

UNISUL

          Está é uma obra que retrata os caminhos percorridos por Beto Colombo em sua gestão de sucesso no empreendimento Anjo Tintas. Em um cenário de situações delicadas, Beto Colombo descreve como conseguiu superá-las através de alguns métodos que implantou e vem desenvolvendo até os dias atuais.

         Através de uma linguagem bastante acessível, que encontramos em muitas obras de Beto Colombo, em primeira pessoa o enredo mescla momentos de superação e de dúvidas, que tem o intuito de alertar o leitor para possíveis situações vivenciadas nas organizações.

      Beto Colombo trouxe de sua infância ideias que seriam o início de seu sucesso, com o pai trabalhando em minas de carvão, Beto observou que seu pai tinha metas e que ao superá-las recebia uma recompensa por isso. Observou também que isso além de trazer uma satisfação material, a recompensa o motivava a trabalhar ainda mais com o objetivo de superar as metas traçadas.

       Através de alguns empregos, Beto desenvolveu uma paixão por vendas, o que mais o motivava era a oportunidade de ‘fazer seu próprio salário’, as comissões sobre as vendas estimulavam ele a vender cada vez mais. Com alguma experiência nesta área, Beto chamou a atenção de uma loja de tintas, a proposta de trabalhar junto a eles foi aceita por Beto que inicio naquele momento seu primeiro contato com o setor de tintas e solventes.

       Com muito trabalho e dedicação conseguiu juntar um bom dinheiro, que logo resolver investir no ramo de massas plásticas, por entender que esse mercado estava em expansão. Adquiriu então uma fábrica, até então falida, de massa plásticas. Esse evento desencadeou o que hoje conhecemos como Anjo Tintas e Solventes.

       Seu início foi um pouco conturbado, Beto percebeu que não era fácil ser um administrador de empresas, até o momento dominava apenas a área de vendas. Esse obstáculo fez desenvolver o gestor de sucesso que conhecemos hoje.

        Com as vendas de vento em poupa, a produção não dava conta de produzir os produtos necessários para o valume de vendas, com esse problema Beto observou que precisava motivar os funcionários de sua linha de produção, com isso implantou o primeiro plano de participação por lucro ( PPR) em sua empresa.

       O sucesso veio logo no primeiro dia com um crescimento relevante na produção, a produção crescia a cada dia mais junto a ela seu custo para produzir, Beto se viu a beira de fechar as portas da fábrica devidos aos altos custos, entretanto uma nova política de PPR fez com que o negócio ficasse viável novamente.

      Naquele momento apenas os vendedores e a linha de produção recebia o PPR, isso acabou gerando um descontentamento nos outros setores, como administrativo, expedição dentre outros. A solução foi então ampliar o método para todos os setores, de uma forma homogenia e justa.

      O sucesso de distribuir igualitariamente o PPR em todos os setores foi um sucesso que alavancou ainda mais seus resultados.

      Após algum tempo os custos fixos ainda se mantinham altos, Beto então teve que reformular algumas partes do PPR, e estimular os funcionários a diminuírem os custos da empresa, em troca dessa redução de custos eles receberiam também uma porcentagem para cada meta atingida. Esse último método se válida até os dias atuais na Anjo Tintas e Solventes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com