TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre Debentures

Por:   •  28/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.629 Palavras (7 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo Textos:

O'Que são? Debêntures são títulos de dívida emitidos por empresas que necessitam de capital para financiar projetos, montar novas instalações etc…. São consideradas ações de renda fixa apesar de não serem asseguradas pelo banco central. Elas têm seus juros e prazo de vencimento pré-estabelecidos, informados no momento da compra.

Porque Fazer: Para a empresa é vantajoso porque a emissão destes títulos é uma forma de captação de recursos mais barata e com menos juros do que pedir empréstimos bancários, já para os compradores é uma boa opção por ser um investimento de renda fixa com uma taxa de juros mais alta do que outros investimentos de renda fixa como ações do tesouro direto por exemplo. Além da flexibilidade de emissão dos mesmos.

Tipos de Renda:

1-Pré-Fixado: Neste tipo de título as ações já vêm com juros estimados e pagamento de principal com data pré-estabelecida, garantindo ao investidor maior controle organizacional.

2-Pós-Fixado: A renda é atrelada a algum índice do mercado, como por exemplo SELIC ou CDI, neste caso a lucratividade é influenciada por flutuações na economia.

3-Híbrido: É atrelado a índices monetários como IPCA e CDI, mas diferente da renda pós-fixada tem garantia de um valor de juros a mais do que o índice, como por exemplo IPCA+3,5%, um dos fatores é influenciável(IPCA) e o outro não (taxa)

Tipos de Títulos de Dívida:

1-Conversíveis: O título de dívida pode ser convertido em um título acionário.

2-Comuns: Como o nome já diz não é diferenciada, a empresa emite o título, paga juros e o principal na data de validade.

3-Incentivadas: Títulos de incentivo à infraestrutura, como logística, saneamento básico etc…., são isentos da alíquota de imposto de renda.

4-Permutáveis: Similares aos Conversíveis, com a diferença de que o órgão emissor não é o mesmo que a empresa que emite títulos de sociedade.

5-Perpétuas: Sem prazo de validade, neste caso elas pagam juros “eterno” mas mantém o principal do investimento.

6-Participativas: Uma parcela do lucro da empresa é distribuída para os créditos.

7-Simples: São o oposto das conversíveis, no entanto o pagamento depende da ordem de importância de captação de recursos correspondente.

Tipos de Mercado: Para a negociação de títulos de dívida existem dois principais tipos de mercado, o primário que se baseia na compra de cotas do órgão emissor dos títulos, e o mercado secundário, que se trata da compra de títulos de terceirizados previamente donos de títulos, para o segundo tipo de mercado de utiliza a taxa atual para compra, ou seja, o juros é trazido para o valor presente.

Tributação: Quanto maior o prazo de vencimento do título menor o imposto.

Garantias: Existe a garantia real, que se baseia em coisas como hipoteca e penhor, a garantia flutuante, que determina o privilégio na venda de títulos do créditario em caso de falência, e a garantia subordinada, que não prioriza a venda de títulos dos crediários em caso de falência.

Respostas:

1- A Taxa de juros emitidas aqui e nos Estados Unidos são relativamente distantes no caso de debêntures de rendimento híbrido, uma vez que a inflação americana é menor que a Brasileira, outro fator que também faz com que as duas se distanciam é o fato de que o Brasil é um país de muito maior risco de investimento, tanto por conta do mercado de ações e de renda-fixa tanto pela flutuação do valor da moeda. Além disso, o fator principal que faz com que os debêntures americanos sejam muito mais seguros é o de que a garantia dos mesmos é o próprio governo americano, que por si só já é muito bem estabelecido.

2- Os títulos de dívida emitidos no Brasil costumam ter um prazo de vencimento mais elevado,a partir do fato que com a exceção dos títulos de incentivo, que são isentos de imposto de renda, quanto maior seu prazo menor o imposto de renda, o IR sobre debêntures brasileiras pode chegar aos extraordinários 22,5% para aplicações semestrais, já para a negociação de Bonds o prazo de vencimento costuma ser reduzido, uma vez que o imposto de renda é cobrado a partir de um lucro de R$35000 e são de taxa fixa de 15%, sendo mais semelhantes com a venda de ações no mercado brasileiro. Isso se deve a instabilidade do mercado brasileiro e as garantias oferecidas pelos títulos.

________________

ResumoTexto:https://www.canalenergia.com.br/noticias/53071224/eletropaulo-prepara-emissao-de-debentures-para-captar-r-3-bilhoes

1-A Eletropaulo utiliza de debêntures para captação de recursos para investir em projetos, em 2018 a mesma emitiu títulos no valor de 3 bilhões de reais no total, esses debêntures serão completamente assegurados pela Enel Brasil,que oferece garantia. Os títulos de dívida serão emitidos em três séries, no total de 900 mil títulos cujo valor unitário será de mil reais.

Resumo Texto:https://www.infomoney.com.br/guias/debentures/

1-As debêntures podem ser alternativas mais rentáveis que outras opções de renda fixa, porém tem mais riscos e prazos que devem ser levados em consideração.

2-Em tempos de juros baixos, ou sejam de períodos de dificuldade econômica, a busca por produtos mais “sofisticados” aumenta, apesar do maior risco.

3-Debêntures são títulos de crédito emitidos por empresas e negociados em mercados de capitais, é como se fosse uma emissão de títulos públicos, só que com o objetivo de “emprestar” o dinheiro para empresas privadas, para que as mesmas invistam nelas mesmas.

4-A principal diferença entre uma debênture é uma ação é a de que ao se comprar uma debênture se estipula desde o início da emissão de títulos até o pagamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com