TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo capitulo 4 do plt 111

Por:   •  25/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo Comportamento Organizacional - Livro Texto PLT 111

Capitulo 4

Um Mundo em Mudança

Se há uma palavra-chave que possa caracterizar a época que atravessamos, esta é a mudança. Mudança sob todos os aspectos possíveis e imagináveis: de caráter social, político e econômico. Para tanto, lançaremos mão de um modelo largamente utilizado para a análise de ambiente quando se realiza o Planejamento Estratégico em organizações. Ele atende pelo acrônimo PESTLE, e que engloba as varias Políticas, Econômicas, Sociais, Tecnológicas, Legais e Ecológicas, tal modelo apresenta vantagens e desvantagens.

Dentre as sete variáveis principais do modelo e a multiplicidade de fatores que as integram, iremos selecionar três. O primeiro diz respeito às novas tecnologias. O segundo trata-se de um fator-chave da variável social a nova demografia. O terceiro corresponde em quase todas as discussões: a globalização.  

a) As Novas Tecnologias
Ao fazermos um balanço do século XX, constatamos que aproximadamente a cada trinta anos uma nova ciência ou um novo desenvolvimento tecnológico surge como que em um rompante, acarretando enormes modificações na economia e, por extensão, na sociedade como um todo.

b) A Nova Demografia
É a área de maior impacto no que chamamos de o novo contexto, pois será a menos previsível e sobre a qual não detemos controle algum.

c) A Globalização em Andamento
O mundo passou, no curso do ultimo quarto do século XX, em que a unidade de análise era os países individualmente considerados, para um sistema econômico global. No velho regime internacional, a característica principal era a soberania dos estados, o novo regime que lhe sucede caracteriza por uma ordem global, paulatinamente substituída pelas conexões entre economias regionais, que se encontram afastadas, interligadas por relações complexas constituídas de competição e de colaboração. Para exemplificar: o produto o produto da área de aglomeração de Tóquio corresponde a duas vezes a do Brasil como um todo. O de Chicago corresponde a de todo o México. Dessa forma, globalização não significa homogeneização do espaço mundial, mas ao contrario, diferenciação e especialização
Assim grandes polos estão se formando, isto é, uma rede de regiões mais dinâmicas, que deixam para trás o resto do mundo.

Globalização e homogeneização não andam, necessariamente, de mãos dadas. É o que a análise dos fatos esta a demonstrar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com