TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo da Investigação de Peng, Lao e Sun _2020

Por:   •  26/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.747 Palavras (7 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Resumo de artigo científico

A Influência da Liderança Transformacional no Compromisso Organizacional Afetivo dos Colaboradores em Organizações Públicas e Sem Fins Lucrativos: Um Modelo de Mediação Moderada

Margarida Florência | MAP 2192422                                                        Liderança e Negociação 19/20 | Prof.a Tânia Marques PH.D.

14-04-2020


Palavras-chave: Liderança transformacional, compromisso afetivo, centralização, perceção do impacto de trabalho, mediação moderada

Introdução

A Liderança Transformacional tem recebido atenção académica. Até ao momento diversos estudiosos têm-se debruçado sobre o impacto positivo da liderança transformacional na motivação, atitude e comportamento dos colaboradores na administração pública.

O objetivo deste estudo[1] é:

  • Testar o papel mediador da perceção do impacto do trabalho
  • Examinar se a centralização funciona como uma condição de fronteira que limita a cadeia de efeitos que começa com a liderança transformacional e a perceção do impacto do trabalho e termina com compromisso afetivo

O artigo está dividido em três parte:

  • Revisão da investigação (Modelo moderado de mediação; o papel do medidor o impacto do trabalho; o papel moderador da centralização);
  • Desenvolvimento das hipóteses (método; Resultados e conclusões);
  • Conclusão (Discussão; implicações práticas; Limitações, Investigações Futuras e Conclusões).

O estudo analisa como e em que condição a liderança transformacional se traduz no compromisso organizacional afetivo dos seus colaboradores. Utilizando um modelo de mediação moderada conclui que a relação entre a liderança transformacional e o compromisso afetivo é transmitida através da perceção do impacto no trabalho.

Parte I

O Modelo moderado de mediação

O modelo de liderança transformacional utilizado foi o de Bass (Bass 1997; 1998). Até agora, a investigação existente identificou uma série de canais através dos quais os líderes transformacionais moldam o compromisso afetivo dos colaboradores, bem como os mecanismos que podem fortalecer ou enfraquecer essa influência de liderança. Este identificam como variável dependente a liderança transacional, como variável independente o compromisso afetivo, mediadores (Auto concordância; Empoderamento psicológico; Autoeficácia coletiva; Crenças do seguidor - inspiração,-; Conteúdo de tarefas apelativo; Clima organizacional positivo) e moderadores (Enriquecimento do trabalho; Dificuldade dos objetivos; Consenso da equipa quanto à liderança; Acordo entre líder e equipa - líderes e estilo de liderança; Humor).

O Papel Mediador da perceção do impacto do trabalho na liderança transformadora e relação com o compromisso afetivo

Modelo de mediação moderado de liderança transformacional e o compromisso organizacional (proposto) visa investigar o efeito restritivo da centralização no impacto da liderança transformacional no compromisso afetivo através do mecanismo mediador da perceção do impacto do trabalho.  Controlos poderão influenciar o compromisso afetivo. Estudos corroboram que a perceção do impacto do trabalho enfatiza o sucesso interno da organização e o bem-estar dos clientes externos (Grant, 2008). A tarefa pode aumentar a perceção do impacto social no bem-estar dos clientes. A perceção do impacto do trabalho pode derivar do próprio trabalho e das pistas informativas transmitidas no ambiente de trabalho. (Desmidt & Prinzie, 2019).

  • Colaboradores mantêm-se nas organizações predominantemente: - função das práticas de gestão - experiência de trabalho (Balfour & Wechsler, 1996; Meyer & Allen, 1991; Romzek, 1990) Quando os colaboradores veem o seu trabalho ajudar uma organização a atingir as suas metas e a aumentar o bem-estar de outras pessoas, desenvolvem um compromisso mais profundo com as metas e valores da organização nas organizações. Ao mesmo tempo desenvolvem um desejo mais forte de permanecer na organização para continuar com essa contribuição.

Depois de fazerem a revisão bibliográfica os autores decidiram definir as seguintes hipóteses: H1 - A liderança transformacional está positivamente associada à perceção do impacto do trabalho; H2 - A perceção do impacto do trabalho está positivamente associado ao compromisso afetivo; e, H3 - A perceção do impacto do trabalho medeia a relação entre liderança transformacional e compromisso afetivo.

O Papel Moderador da Centralização

A centralização tem duas dimensões: a da participação na tomada de decisão e a do grau de hierarquia autoritária. O estudo irá focar-se nesta última dimensão. A centralização da autoridade no topo da pirâmide tende a produzir atitudes negativas junto dos colaboradores: alienação do trabalho e sentimentos de injustiça (Walter e Bruch, 2010). Estes sentimentos poderão gerar dificuldade em galvanizar a energia cognitiva dos colaboradores afastados da decisão.

  • Walter e Bruch (2010) sugerem que a centralização modera o impacto da liderança transformacional quando tenta despertar a energia produtiva afetiva, cognitiva e comportamental dos colaboradores.
  • Jung,Wu e Chow (2008) relatam que a centralização modera a relação entre liderança transformacional e inovação organizacional. Colaboradores com pouca autonomia e controle. Logo as suas oportunidades de inovação ficam limitadas.
  • Peng, Liao e Sun (2020) argumentam que colaboradores sem permissão para realizar as tarefas que consideram importantes e benéficas para os clientes e para a organização, terão menos probabilidade de aceitar a mensagem de um líder sobre a importância de seu trabalho.

Depois de fazerem a revisão bibliográfica os autores decidiram definir as seguintes hipóteses: H4a - A centralização modera a relação entre liderança transformacional e a perceção do impacto do trabalho. Especificamente, a relação positiva entre liderança transformacional e a perceção do impacto do trabalho será mais fraca quando a centralização for alta; H4b - A centralização modera a relação positiva e indireta entre liderança transformacional e compromisso afetivo. Especificamente, quando a centralização é alta, a liderança transformacional terá uma influência mais fraca no compromisso afetivo por meio da perceção do impacto do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (132.3 Kb)   docx (154.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com