TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Livro A Arte da Guerra - Sun Tzu

Por:   •  20/2/2020  •  Resenha  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 4

Discente: Thaís Louise Rodrigues
Disciplina: Gestão Executiva de Projetos

Resumo do livro A Arte da Guerra - Sun Tzu

        O livro tem como tema principal táticas de guerra, ato que ocorria co frequência antigamente, mas que deveria ser evitado ao máximo. Como diz Sun Tzu “a melhor vitória é aquela que não precisa de batalha para ser alcançada”. No livro ele também foca muito no autoconhecimento, você conhecer suas forças e fraquezas, conhecer o inimigo e o ambiente onde está inserido, para só assim, estar apto a enfrentar seu adversário. No dia a dia profissional também nos deparamos com isso, conhecer o ramo em que atua é de fundamental importância para o futuro profissional, por isso é importante planejar.

        O planejamento é uma das ferramentas mais importantes para minimizar erros e incertezas, na vida pessoal por exemplo, um bom planejamento pode significar uma melhor qualidade de vida porque, quando os riscos são controlados, fica mais difícil as coisas saírem dos eixos. Na vida profissional isso não é diferente, o planejamento ou a ausência dele pode significar o sucesso ou a derrota de um projeto.

O autor também trás que, para uma guerra ter sucesso, ela precisa acontecer de forma rápida, uma guerra longa gera custos, que também pode afetar o sucesso da guerra. Também é possível trazer para o dia a dia de um projeto, quanto mais rápido ele ocorrer, menos custo terá, claro que respeitando todas as etapas. Outro exemplo que traz o livro é a questão de ter uma boa liderança. Um bom líder, desperta o potencial máximo de seu exército, e no meio profissional, um com líder ou chefe desperta o melhor de seu grupo, trazendo força e motivação a sua equipe.

Mais a frente, lemos sobre pontos fortes e fracos, que mais uma vez pode ser facilmente identificado na vida dos negócios. Além de conhecer suas forças e limitações, conhecer a dos seus clientes e até de seus concorrentes. Essas forças e fraquezas também podem ser entendidas como, força: uma vantagem competitiva, que quando bem gerenciada pode gerar ou aumentar os lucros. E fraqueza: incertezas em relação a área profissional, mal planejamento das etapas. Sun Tzu ainda fala que a fraqueza pode ser fingida, para poder enganar seu adversário. Devemos estar sempre familiarizados com o terreno que vamos atuar, se não poderemos ficamos em desvantagem com nossos concorrentes. Esse é um dos grandes fatores que leva a falência de empresas e profissionais: a falta de conhecimento do ramo de atuação.

Assim como numa guerra, a variação de táticas faz parte do cotidiano das organizações. Em momentos de incertezas as empresas e profissionais acabam mudando suas estratégias para minimizar possíveis perdas. Para Sun Tzu, “quem não for precavido e fizer pouco dos seus adversários, certamente será capturado por eles”. Um dos grandes erros que vemos nos profissionais de hoje em dia é a acomodação. Em um mercado tão competitivo quanto o nosso, se acomodar nos faz ficar para trás muito rápido e consequentemente, “perder” a batalha para o adversário. O livro cita em vários capítulos a importância de conhecer a área em que atua, pois isso pode significar o limiar entre seu sucesso e fracasso. Conhecer o terreno onde vai trabalhar, desde as necessidades e anseios dos clientes às vantagens competitivas dos concorrentes é de extrema importância, pois suas chances de prosperar serão ainda maiores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com