TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo da Origem do Dinheiro

Por:   •  19/5/2016  •  Tese  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  962 Visualizações

Página 1 de 2

1 ° ponto

 Pesquise na Internet ou em livros a origem da moeda, das operações comerciais e da cobrança de juros nos empréstimos. Elabore um resumo no qual se destaque as motivações e justificativas para a cobrança de juros e as práticas adotadas no passado e que ainda são consagradas pelo uso, incluindo ainda no texto um breve histórico sobre a criação da moeda. Não esqueça de fornecer a referência bibliográfica e ou sites da internet utilizados na pesquisa.

A moeda que conhecemos hoje é resultado de uma longa evolução, que teve o início na era primitiva, aonde o poder de troca e escambo era o único meio usado na obtenção de produtos e mercadorias, ou seja, quando um pescador usufruía do seu trabalho de pesca e trocava parte excessiva do seu ‘salario’ por trigo e milho de um fazendeiro que gostaria de degustar de um suculento peixe.

Esse ato de comercio acontece porque todo o ser humano busca meios de satisfazer desejos e sanar todas as necessidades que estão dispostos a vive-los, e, baseando-se nisso, o melhor método encontrado é usar a força de trabalho e usufruir do seu salário para conseguir tais objetivos.

O dinheiro ganha cada vez mais importância para a sociedade, pois é através dela que façamos a nossa vida seguir em frente com mais qualidade e dignidade. Mas, o uso indevido desse bem pode acarretar situações ruins, por isso, pessoas e empresas buscam sempre a melhor utilização do dinheiro, visam sempre por lucros, se preocupam com despesas e desperdícios, para assim, evitá-los.

O dinheiro, sendo bem utilizado, é a melhor ferramenta de troca para conseguir outras ferramentas com valor monetário e para viver momentos de prazer através do trabalho de outras pessoas. Ao decorrer do uso dessa ferramenta, foi estabelecendo na sociedade métodos de fazer com que essa troca seja bem realizada, definindo então as operações comerciais.

Ao perceber a necessidade de pessoas físicas e jurídicas em armazenar o seu dinheiro, algumas empresas elaboram projetos e processos para que as pessoas usem a maneira mais eficiente possível o seu dinheiro, criando empréstimos, facilitando assim a vida de todos.

Embora esses empréstimos sejam de certa maneira, uteis, devemos sempre nos informar se irá valer realmente a pena aderir tal proposta, pois, como todos querem viver de lucro, certas empresas cobram juros altos, que podem aparentar ser de baixo valor e no final não ser.

Devemos sempre nos informar sobre o valor total a ser cobrado dos juros (montante) e sempre buscar o jeito mais econômico possível.

Bibliografia: http://www.bcb.gov.br/htms/origevol.asp

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com