TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo da sessão 2.9-2.12

Por:   •  12/3/2018  •  Resenha  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo da Sessão 2.9 a 2.12

É necessário ler para obter conhecimento e saber resumir, tomar apoderamento, ampliar o conhecimento e saber estudar. A leitura amplia e integra os conhecimentos, prescindindo a memória, abrindo cada vez mais os horizontes do saber. Ao iniciar a leitura é necessário que tenha determinação, e sentir atração pelo saber. Devemos examinar sumariamente o livro, o nome do autor e seu currículo.

Normalmente, a leitura veloz não prejudica a eficiência e compreensão. Quem lê bem e depressa encontra tempo para ler e faz o próprio tempo render. O ambiente material deve reunir condições que favoreçam, como um ambiente amplo, bem iluminado e silencioso.

Procure após a leitura de algumas páginas, reformular as ideias mestras, é sempre bom reforçar a leitura para verificar se atingiu o propósito de toda leitura cultural, que é captar, reter, integrar e evocar conhecimentos reformulados. Outro fator importante, além desse benéfico, durante a leitura, o hábito de sublinhar com inteligência, pois favorece o trabalho das revisões imediatas, outro facilitador é encontrar a ideia principal em cada parágrafo que lê. Sublinhar é uma técnica que tem suas normas. Mas, se as normas não forem observadas, o sublinhamento indiscriminado atrapalhará mais do que ajudará.

Durante a leitura anote todas as palavras desconhecidas, e ao término de cada capítulo, apanhe o dicionário para esclarecer todas as palavras. O trabalho de resumir o conteúdo ajuda a fixar aquilo que estamos estudando, é algo útil para testar o entendimento. Recomece a segunda leitura procurando no texto respostas às questões que o autor propôs para analisar anteriormente, ou que o próprio leitor tenha formulado na primeira leitura. A segunda leitura é mais detalhada, disciplina a razão e desenvolve o senso crítico. Não há limites de leitura, é preciso parar pra analisar, captar com discernimento, analisar, associar, assimilar, reter com tenacidade e crescer através do desenvolvimento interno.

A reprodução ou retratar o que lemos é a melhor forma de se entender, realçar a leitura, aproveitar e distinguir com clareza. Quem se prepara para a leitura bem como ter ideias, já estrutura os resumos e quem não tem essa habilidade, fará um resumo sem sentido pois não estará a par do assunto, entretanto quem faz uma boa leitura treina e interpreta com inteligência o conteúdo. O esquema é o principal foco de todo desenvolvimento do texto. Para uma boa elaboração é importante haver coerência, não fugir do tema para se ter um sentido, ser breve e claro, destacar pontos importantes e manter uma estrutura textual. Seguindo o pressuposto do texto, entende-se que o resumo consiste no trabalho de condensação de um texto capaz de reduzi-lo a seus elementos de maior importância. Não deve-se considerar, no contexto da presente analise, os resumos elaborados com o intuito de divulgação científica, mas o resumo por meios de aprendizagem como conteúdo adaptado da revisão. O resumo é diferente do sumário porque é formado por parágrafos de sentido completo, não indica tópicos apenas, mas condensa sua apresentação. O trabalho de resumir ajuda a captação, a análise, a fixação e a integração daquilo que estamos estudando, além de facilitar sua evocação e reduzir o tempo destinado á preparação de provas, permitindo sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com