TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo da teoria Clássica baseado em uma empresa

Por:   •  26/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria clássica

A teoria clássica foi fundada em 1916 na França pelo francês Henri Fayol (1841-1925), no mesmo ano que ele publicou seu livro "Administração Industrial e Geral” no qual ele descreve sua teoria. O objetivo da criação dessa teoria para Fayol, assim como Taylor fundador da administração cientifica, é buscar mais eficiência para as organizações.

Em sua experiência obtida como gerente em uma empresa de metalúrgica e carbonífera, Fayol aplicou diversas técnicas e métodos administrativos. Com isso percebeu ele que havia melhorado o desempenho da organização. Dessas técnicas ele propôs 14 deles formando os princípios da organização. A forma de trabalho da Cia TC (companhia tradicional de comercio), parte está muito ligada a sua obra, principalmente aos princípios da administração.

A Cia TC trabalha de forma bem eficiente, ele treina o funcionário de acordo com seu perfil, buscando adaptar cada um em sua área determinada para que eles sejam bem eficazes no que fazem. Assim como Fayol cita em um de seus princípios, segundo o livro de Chiavenato: “Principio da divisão do trabalho: é o principio da especialização necessária à eficiência na utilização das pessoas. Consiste na designação de tarefas específicas a cada um dos órgãos que compõe a organização empresarial” CHIAVENATO, Idalberto 2003, p. 83.

Seus funcionários são bem disciplinados e capacitados. Em uma pesquisa feita com alguns empregados da pizzaria Quintal do Braz, (uma das casas da rede Cia TC) o crescimento e o bom desempenho das lojas, vão primeiramente da boa remuneração recebidas por eles, que se sentem reconhecidos pelo serviço prestado, e isso serve como incentivo, para que o trabalho se torne mais prazeroso gerando mais rendimento. Outro item importante citado é o trabalho em equipe e a união entre eles. E o que incrementa nisso também é a ótima distribuição dos funcionários em suas devidas funções de forma que cada um auxilia o trabalho do outro dependendo da necessidade. Cada nível hierárquico, na maioria dos casos tem apenas um superior a receber ordens diretas.

A companhia tem um principio de manter em sua empresa os funcionários bons e de confiança por mais tempo na empresa, principalmente em devidos cargos como o chefe de forno, o da copa, os maitres e até garçons, pois a mudança de pessoas nesses cargos em específico pode atrapalhar no desenvolvimento e na eficiência da loja, perdendo-lhes a experiência dele, podendo então trazer prejuízos.

Eles trabalham de acordo com algumas idéias de Fayol nessa área, tal como os princípios da administração apontados no livro de Chiavenato:

4. Unidade de comando. Cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio da autoridade única.

7. Remuneração do pessoal. Deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição.

11. Eqüidade. Amabilidade e justiça para alcançar a lealdade do pessoal.

12. Estabilidade do pessoal. A rotatividade do pessoal é prejudicial para a eficiência da organização. Quanto mais tempo a pessoa permanecer no cargo, tanto melhor para empresa.

14. Espírito de equipe. A harmonia e a união entre as pessoas são grandes forças para a organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (86.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com