TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Serviço Social

Por:   •  2/10/2019  •  Resenha  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO: Estado absoluto, Estado Liberal, Estado Liberal- Democrático e Estado do Bem-Estar

O Estado absolutista foi a primeira doutrina governamental exercida com poder absoluto do Estado, foi uma nova forma de poder apoiado pelo burguesia centralizando todas as decisões politicas. A classe burguesa assumiu todo o poder na administração politica, a justiça e o poder militar. Porém esse modelo de Estado absoluto não foi aceito com tanta facilidade entre a sociedade civil e nem em outros países, durante todo esse processo de controle Estatal houve muito conflitos entre camponeses e senhores e entre a sociedade civil e o Estado, esses conflitos marcaram todo esse trajeto histórico nesse marco do poder absolutista. As correntes que defendem o estado absolutista são embasadas nas doutrinas da soberania do Estado e no absolutismo do direito divino. Um dos principais defensores do estado absolutista é Thomas Hobbes (1588 - 1679). Hobbes defendeu em sua obra Leviatã que no estado de natureza havia, inicialmente, a "guerra de todos contra todos". Para encerrar a questão, os homens firmaram um contrato social. O Estado Absolutista com o seu discurso de poder absoluto, nunca teve a intenção de afastar a igreja e suas doutrinas religiosas da sociedade, o mesmo visava usar o poder que a igreja possuía em relação a sociedade para garantir mais controle social e permanecer o equilíbrio que favorecia o Estado. O controle da monarquia era ditado a partir da soberania divina, o rei deveria seguir os mandamentos de Deus, sendo assim o mesmo não poderia fazer o que bem entendesse.

O publico e o privado: Esta distinção clara entre publico e privado é produto da época atual e começou a ser estabelecida com o Estado absolutista, foi nesse período que houve a necessidade de distingui onde o Estado poderia intervir e quais decisões poderiam ser tomadas, sem que atingisse o social como um todo, desse modo iniciou-se um processo de racionalização no funcionamento do poder politico para melhor administrar, controlar e exercer o domínio na sociedade civil. Como o Estado Absolutista intervinha fortemente na vida econômica, em muitos caos sendo o único responsável pela construção de uma base manufatureira, o controle da economia lhe impunha funções complexas e especializadas para aquele período. Outro marco importante dessa época de poder absoluto é que o Estado defendeu e protegeu a nobreza feudal das inúmeras revoltas camponesas, esse período de poder único e absolutos podemos chama-lo de acumulação primitiva do capital.

O Estado Liberal: O Estado liberal foi mais uma forma de exercer o poder, onde a sociedade burguesa  se implantou e instituindo, de maneira revolucionaria, o mercado livre e fazendo da sociedade civil um sinônimo do mesmo. Tendo ampliado sua influencia na estrutura do Estado e fortalecendo seu poder econômico, a burguesia acabou por romper com a monarquia absolutista, as revoluções burguesas defendiam a extinção do controle imposto pelo mercantilismo. Uma das principais razões dessa burguesia revolucionaria pelo sistema liberal econômico, foi a teoria da mão invisível, implantada por Adan Smith, instituindo assim a riqueza das nações, na qual ele afirma existir uma logica interna, uma razão própria, na produção das mercadorias. Seria possível ao Estado liberal ser muito eficaz na manutenção da segurança dos indivíduos, desde que estivesse atento ao cumprimento das leis. Nesse sentido, o Estado protege a vida dos indivíduos e os bens públicos, isto é, tudo aquilo que pertence a sociedade, mas também selando pela propriedade privada. No modelo do Estado liberal, todos deveriam ser livres para produzir e vender seus produtos, a concorrência era solutar, quem produzisse e vendesse mais poderia lucrar e enriquecer rapidamente. A concorrência, a competição existente na sociedade burguesa, só podia ser benéfica, afirmavam seus defensores, sendo assim a economia foi chamada de economia de livre concorrência.

Estado Liberal-Democrático: O marco dessa época foi o papel da burguesia revolucionaria rompendo com as restrições feudais e, implantar um regime politico mais aberto, visto que essa doutrina logo de imediato a democracia liberal, somente naquelas em que a burguesia entrou em choque direto com a nobreza resistente, sendo obrigada a buscar apoio entre  os operários e os camponeses, é q a democracia foi possível. Essa norma forma de governo composto por um governo central, que executa ações segundo leis elaboradas pelo poder legislativo, com o poder judiciário zelando pelo cumprimento das mesmas, não garante uma divisão de poderes igual entre as partes constituintes. O Estado liberal democrático, tendo em vista suas contradições, não foi de todo ruim, o discurso do governo era, ele não deixaria de interferir totalmente na atividade econômica e estabeleceria uma democracia restrita, garantindo assim uma cidadania plena para a burguesia e para certos segmentos sociais, porem isso não se estenderia para toda a sociedade. Não podemos analisar o Estado liberal Democrático como mero protetor da propriedade privada capitalista, ele é bem mais que isso, ele capta recursos e investe no desenvolvimento econômico para garantir a manutenção desse sistema social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com