TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de web aula de gestão de pessoas

Por:   •  10/5/2015  •  Bibliografia  •  2.346 Palavras (10 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 10

O comportamento organizacional é o comportamento humano no local de trabalho, a influência mútua entre as pessoas e a organização, cujo objetivo é explicar, prever e controlar o comportamento.

O estudo do comportamento organizacional é uma ciência aplicada que se ratifica na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais, como a psicologia etc. Ela estuda três causadores do comportamento das organizações: os indivíduos, os grupos e estrutura. Em outras palavras ele estuda o que os indivíduos fazem nas empresas e como tal comportamento compromete sua performance. Atualmente  é necessário possuir além das habilidades administrativas (P.O.D.C) as habilidades humanas e relacionais.

 O comportamento individual -  refere-se às reações do indivíduo e seus procedimentos no contexto organizacional.

O comportamento grupal -  refere-se às reações dos indivíduos que compõem um grupo.

 o comportamento organizacional- refere-se às dinâmicas das organizações e de como os indivíduos e os grupos se comportam dentro dela.

Existem três razões básicas que motivam o comportamento: a percepção, as atitudes e mecanismos de defesa, ou seja, o comportamento é sempre motivado por alguma causa interna ao próprio indivíduo ou causa externa, do ambiente .Assim, a motivação é sinônimo da relação de causa e efeito no comportamento das pessoas.

O Comportamento Organizacional está diretamente ligado a cultura organizacional.  A cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças que predomina na organização e que define a missão, visão e objetivos da organização.

A cultura organizacional pode ser renovada, revigorada ou mudada, de acordo com as alterações sofridas pelos seus componentes ou ainda por influências externas.

  • Cultura oficial : é explícita e contida nos valores e ideal estabelecidos pela alta administração, os quais podem ser compatíveis ou destoar com o praticado.
  • Cultura real : é implícita, é diferente e mais forte que a cultura oficial da organização, assim, quando a cultura real difere da oficial,o que prevalecerá é  a real. E, é pela sua cultura que a empresa fixa sua marca e difere-se das demais organizações.

Como vimos anteriormente, o comportamento organizacional preocupa-se  em estudar o que as pessoas fazem nas organizações, porém sua finalidade é alcançar a produtividade, reduzir o absenteísmo(faltas ao trabalho) e a rotatividade (entrada e saída de empregados) e promover a cidadania organizacional.

  • ética : conjunto estruturado de valores e ideais que regem o comportamento dos indivíduos, organizações e de toda a sociedade. (exemplo ->  missão e visão da emrpesa )
  • Responsabilidade social : conjunto de compromissos que uma empresa dispõe para melhorar o contexto social em que atua. ( exemplo -> reciclagem de materias de produção da empresa)

A prática tem confirmado que as empresas ainda encontram dificuldades para inserir a responsabilidade social e ambiental, bem como a ética, dentro das organizações, barreiras como o descrédito dos funcionários, até a falta de comprometimento da alta gestão, devido à cultura organizacional dessas instituições.

Gestão de Mudanças

As vezes é necessário que haja mudanças dentro da empresa que deverão se preparar para enfrentar os novos desafios que virão. Segundo Morgan (apud Marras, 2000, p. 316), é necessário que as organizações atentem sobre a reação psicológica dos indivíduos com relação à mudança, destacando medidas como segurança e bem estar dos funcionários, estimula-los com novas medidas que muitas vezes deverão ser tomadas para não aborrecer os funcionários que estão descontentes com alguma coisa relacionada ao ambiente de trabalho. Os efeitos em longo prazo da mudança são, invariavelmente, mais importantes do que os de curto prazo, mas poucas pessoas levam em consideração o futuro distante ao envolver-se na mudança.

Lacombe (2006), afirma que o sucesso do passado não assegura o sucesso do futuro, pois mudam os cenários (local onde ocorre um ato ou ação), a tecnologia, os clientes, as pessoas da organização, ou seja, nada é estático.  ( exemplo -> a alguns anos atras as lan houses faziam muito sucesso, atualmente quase não existe mais lan house pelo fato de que a maioria das pessoas possuem computadores em suas residencias). Perceberam que os líderes das organizações devem estar “antenados” nas mudanças que ocorrem no cenário mundial

As empresas que conseguem manterem-se fortes e competitivas são as que possuem capacidade de prever, adaptar-se e acompanhar sistematicamente as mudanças constantes do cenário mundial, monitorando tendências, sua inclinação, modismos e direcionamentos.

As pessoas tem medo do desconhecido pela insegurança que ela gera. As mudanças  alteram os poderes e ninguém perde poder sem reagir. Se a mudança proposta colidir com um paradigma, o resultado será um sentimento de ameaça. A pessoa procurará uma saída para se defender da ameaça. Assim, é primordial conscientizar as pessoas do motivo e da relevância da mudança para a organização. Mais do que isso, é indispensável preparar o ambiente psicológico para a mudança e fazendo com que pessoas aprendam a reaprender e a inovar, pois caso contrário a mudança será ilusória.   As mudanças devem abrir espaço para a inovação e criatividade das pessoas, que devem ser estimuladas pela alta administração, encorajando as novas idéias, encorajando os talentos, estabelecendo objetivos claros e dar liberdade para alcançá-los, tolerando os fracassos.

O processo de comunicação nasceu da necessidade de socialização e sobrevivência do homem, inicialmente através de gestos e emissão de sons denominados “grunhidos”. Com a evolução da espécie o homem começa a transformar os sons em fala, iniciando a comunicação verbal. A comunicação escrita tem seu início na pré-história com os desenhos inscritos nas paredes das cavernas evoluindo para os hieróglifos criados pelos egípcios, que foi a base para o nascimento do alfabeto, que variava de acordo com as civilizações, originando diversas línguas. Ao juntar as letras o homem criou a palavra, que reunidas tornaram-se frases e orações que proporcionaram o registro dos acontecimentos históricos da humanidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (95.9 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com