TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Livro O Monge eo Executivo

Por:   •  16/6/2016  •  Resenha  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  2.132 Visualizações

Página 1 de 4

O Monge e o Executivo

       O livro O Monge e o Executivo de James C. Hunter narra à história de John Daily, um executivo superocupado em conflito, ele acredita que é eficiente em todas as áreas (familiar, empresarial, esportiva e social), John está no auge de sua carreira profissional, têm boas condições financeiras, casado com Rachel é pai de dois filhos.

       Na empresa onde John trabalha, está passando por discussões com os sindicatos dos empregados que solicitam maior reajuste salarial e redução da jornada de trabalho. Alguns acontecimentos exponencializaram a forma de John administrar - seu casamento está passando por uma crise, seus filhos não o respeitam e estão com problemas comportamentais e no trabalho seu chefe começa a questionar a sua forma de atuar com os colaboradores.

       Rachel, formada em Psicologia, na mesma universidade onde John formara-se em Administração de Empresas e casados há dezoito anos o aconselha a procurar o pastor de sua igreja local para conversar, mas John é relutante. Convencido ou contrariado, ele vai até a igreja e ouve do pastor uma sugestão “tirar uns dias de folga”'' e participar de um retiro espiritual num mosteiro próximo ao Lago Michigan, mas o que realmente faz John pensar na possibilidade é quando o pastor fala que um dos integrantes do mosteiro é Leonard Hoffman, um ex-executivo muito conceituado no mundo dos negócios, de uma ótima empresa, reconhecido por sua capacidade de reerguer empresas quase falidas que havia desaparecido há alguns anos.

       John faz sua escolha e é levado por Rachel até o mosteiro da Ordem de São Bento, onde é recebido pelo padre Peter que lhe mostra suas acomodações e avisa das cinco cerimônias diárias além das aulas em dois turnos, no entanto o que John realmente quer saber se ali vivia Leonard Hoffman, ao qual padre Peter e os outros frades chamam de Irmão Simeão, essas palavras atordoam John, pois em muitos momentos da vida ele teve versículos da Bíblia em seus sacramentos que citavam sobre Simeão, e o que mais lhe atormentava era o sonho dele correndo num cemitério à noite e um homem aparece dizendo "Ache Simeão - ache Simeão e ouça-o”, o que seriam todas essas coincidências.

       A primeira cerimônia do dia começa às cinco da manhã e todas são precisamente iniciadas no horário, pois os frades entendem que não é correto atrasar-se muito menos interromper quando uma pessoa fala ou não prestar atenção no que ela diz lições duras que John já aprende nas suas primeiras horas no mosteiro. Os demais participantes do curso são o companheiro de quarto de John o pastor Lee da Igreja Batista, Greg um sargento do Exército, Teresa diretora de uma escola pública, Chris treinadora do time de basquete da Universidade de Michigan, Kim uma enfermeira que impressiona John.

        Nas reuniões diárias durante a semana, Irmão Simeão compartilha muitos conhecimentos práticos, como a diferença entre liderança e gerência, ele explica que gerência é para coisas e objetos e pessoas é que são lideradas e os conceitos de velhos e novos paradigmas.          

      O modelo de liderança que deve ser seguido, no qual os líderes devem servir, remover obstáculos e dar o que os colaboradores necessitem para suprir suas necessidades e não o que eles querem.

      Irmão Simeão define liderança como uma habilidade ou capacidade adquirida de influenciar pessoas a trabalharem entusiasticamente a atingir objetivos para o bem comum, e uma das principais definições, a diferença entre poder e autoridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com