TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO LIVRO - O MONGE E O EXECUTIVO

Por:   •  12/11/2015  •  Resenha  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo Livro – O Monge e o Executivo

O livro conta a história de John Daily, um executivo bem sucedido que percebe que começou fracassar como chefe em seu trabalho, como marido e pai em sua relação familiar. Tentando retomar o controle da situação, ele decide participar de um retiro num mosteiro beneditino comandado pelo frade Simeão, que tinha sido um influente empresário de nome Leonard Hoffman e que abandonou tudo em busca de uma visão diferente para sua vida.

Participam do retiro seis alunos, durante uma semana, em aulas lideradas por Simeão, que utiliza diálogos simples para explicar conceitos relativos à qualidade da liderança.

A princípio é feita uma distinção entre gerenciamento e liderança, sendo que a gerência é feita para coisas e a liderança é para pessoas. O grupo então define liderança como a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum” e diferencia os conceitos de poder e autoridade. Poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.

No segundo capitulo é tratada a questão do apego a velhos paradigmas e a necessidade da mudança para novos paradigmas. É discutida a importância de ser um bom ouvinte, o sentimento de respeito com as pessoas, a necessidade de servir, de sacrificar-se pelos outros de modo que o líder influencia seus subordinados exercendo uma liderança servidora.

Esse modelo de liderança servidora é bem explorado até chegarem a Jesus Cristo, que é considerado o maior líder de todos os tempos, porque Ele não tinha poder, mas possuía muita influência e autoridade, sendo capaz de influenciar pessoas até os dias de hoje. Ele nunca usou o poder, nunca forçou ninguém a segui-Lo e, segundo Ele, para liderar é necessário servir identificando as necessidades do outro para supri-las e, para isso, há necessidade de sacrifícios que estão baseados no amor.

O amor a ser usado com a liderança é baseado em paciência, bondade, humildade, respeito, abnegação, perdão, honestidade e compromisso.

Um líder deve estar atento a todos estes detalhes e procurar colocar em prática estes conceitos, se esforçar para mudar o seu relacionamento com seus subordinados. Pessoas que ocupam cargos de liderança muitas vezes são arrogantes, não respeitam os funcionários e acreditam que exercendo o poder elas serão mais valorizadas.

Aquele que realmente desejar efetuar essa mudança em seu modo de liderar encontra aí uma base onde se apoiar, o livro apresenta uma nova visão, muito interessante sobre liderança. Os conceitos apresentados e discutidos têm aplicação prática no dia a dia. Isso, por exemplo, está nos conceitos de poder e autoridade apresentada, sendo este último o que efetivamente deve ser a habilidade utilizada pelas pessoas em suas relações profissionais. Aprendi muito com estes conceitos, já que antes da leitura do livro não tinha clareza sobre as suas diferenças e sobre sua aplicação nas relações profissionais.

O conceito de liderança também fica muito bem definido e com grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com