TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do livro “Segredo de Luísa”

Por:   •  20/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.651 Palavras (15 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 15

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO         

BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

LARISSA DE SOUZA LOPES

Resumo do livro “Segredo de Luísa”

Fernando Dolabela

BARRA DE SÃO FRANCISCO

2019

INTRODUÇÃO

Fernando Dolabela

Autor do livro “Segredo de Luísa”, nasceu em Minas Gerais, Consultor e professor da Fundação Dom Cabral, ex-professor da UFMG, consultor da CNI-IEL Nacional, do CNPq, e da AED (Agência de Educação para o Desenvolvimento) e dezenas de universidades, participa com publicações nos maiores congressos nacionais e internacionais, palestrante e consultor de inúmeras instituições educacionais no Brasil e no exterior. Além do “Segredo de Luísa”, Fernando Dolabela Criador dos maiores programas de ensino empreendedorismo do Brasil na educação básica e universitária:

“A metodologia Oficina do Empreendedor (utilizada em projetos do IEL (CNI), Sebrae, CNPq e outros órgãos) já foi implementada em mais de 400 instituições de ensino superior, atingindo cerca de 3.500 professores e 160.000 alunos/ano. ”

“A metodologia Pedagogia Empreendedora (educação empreendedora para a educação infantil, ensino fundamental e médio), apesar de recente já é utilizada em 120 cidades, envolvendo cerca de 10.000 professores e 300.000 alunos com repercussão em uma população de 2,5 milhões de habitantes. ”

https://fernandodolabela.wordpress.com/curriculo/

Juntamente com o “Segredo de Luísa”, Dolabela escreveu mais de 10 livros, sendo uns 5 ou 6 com o tema empreendedorismo. E dois softwares: Make Money e Minha Empresa de elaboração de plano de negócios.

Em relação ao livro “Segredo de Luísa” o objetivo do autor, a partir de sua longa trajetória, como estudioso e professor na área de Empreendedorismo é trazer ao leitor através de seus conhecimentos, o aprendizado sobre empreendedorismo, utilizando do gênero de ficção romântica, tendo como protagonista Luísa, que no decorrer de sua história o autor busca descortinar o mundo do empreendedorismo em geral e de como no passo a passo uma ideia pode se tornar em um grande negócio. E o que precisa para ser um empreendedor.

Ao observar o sumário nota-se que o autor divide o romance em partes levando o leitor a cada capítulo trilhar junto com Luísa e sua trajetória em busca de realizar o sonho de ter seu próprio negócio.

Segredo de Luísa

Luísa Vianna Pinheiro, de 20 anos, natural de Ponte Nova, em Minas Gerias, filha de Maria Helena e Geraldo, e  noiva de Delcidio. A protagonista do livro serviu e serve de grande expiração e motivação ate hoje nos dias atuais por sua garra e perseverança, não só idealizar seu maior sonho, mais  o torna real e de grande sucesso, nos próximos capítulos saberemos mais sobre essa menina de uma historia surpreender e que tem um modelo de negocio incrível.

1 – A MOTIVAÇÃO E O PERFIL DO EMPREENDEDOR

O protagonismo de Luísa inicia-se no Salão da FIEMG, federação das Indústrias do Estado de Mina Gerais. Dona Maria Helena e Sr. Geraldo pais de Luísa estavam presentes junto com número considerável de conhecidos da cidade Ponte Nova, onde nascera a personagem principal dessa história. Estavam ali na expectativa da sua filha ser a escolhida empreendedora do ano.

Luísa Vianna Pinheiro, de 20 anos, de Ponte Nova, em Minas Gerias, filha de Maria Helena e Geraldo, e  noiva de Delcidio, estudante de Odontologia, na capital mineira junto a sua irmã Tina. A família de Luísa era composta por pessoas bem realizadas profissionalmente (bancário, ferroviário , correios, professores e outros), mais a única empresária da família, considerada bem sucedida era Fernanda sua tia e madrinha, a quem Luísa tinha como fonte de inspiração por conta de seus grandes feitos como empresária, proprietária do comércio: O Seria Azul-serviços e comércio (multifuncional), tinha de tudo um pouco, desde armarinho, moda, eletrodomésticos até mercearia, corretagem, salão de beleza e loteca , sendo o ponto de encontro dos cidadãos da cidade, principalmente os ilustres. Luísa já convivia nesse ambiente desde de pequena e foi se identificando pelos negócios, pois entre tantos assuntos abordados no comércio  de sua tia, muitos buscavam oportunidades de negócios. 

Sua tia Fernanda tinha vários dotes culinários fenomenais, entre eles se destacava  a goiabada-cascão, considerada por todos que a provavam como a “mais gostosa do Brasil”. Só quem conhecia essa gostosura eram os amigos e viajantes que por ali passavam, o público em sim nunca se expandiu.

Uma das primeiras coisas que Luísa aprendeu foi ter responsabilidade social, econômica e ambiental é tudo acontecia ao entorno da praça central e o comércio de sua tia/madrinha, principalmente quando quiseram cortar duas figueiras na praça, conflito entre o pároco e o presidente da câmara municipal. Deflagrando assim o primeiro movimento de preservação ambiental da região. A consciência ambiental se tornou mais forte quando Luísa já morava em Belo Horizonte.

Uma das grandes coisas que Luísa aprendeu com sua Tia Fernanda foi o respeito entre as pessoas no seu comércio, mesmo com as indiferenças entre as partes o respeito sempre deveria prevalecer, a opinião desde dos mais humildes e analfabetos ate os mais ricos e cultos eram consideras e ouvidas com atenção, mostrando o respeito e igualdades a todas as pessoas, por esse motivo a presença da Luísa atrás do balcão da loja era motivo de imensa saudades por parte de sua tia e os clientes da loja, visto que todos ansiavam por suas férias, para se encher dos encantos e bons tratados de Luísa para com os clientes. Mais sempre bem vista e protegida pela sua tia que desejava sempre o melhor para sua sobrinha. Luísa sentia prazer em aprimorar seu dom culinário, sempre que dava corria para os fundos do Sereia Azul para cozinhar, sendo o seu maior hobby . Outra coisa que trazia muito prazer para ela era ouvir o barulho das moedas caindo no caixa do balcão, mesmo não tendo lucro no negocio de sua tia isto gerava a ela uma grande satisfação. Luísa aprendera com ela a dedicação aos negócios, controle do estoque e o fluxo do caixa, atenção na saída de mercadoria e entrada de recursos. E nada de fiado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (210.7 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com