TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do texto 1 - Aprendizagem organizacional- do taylorismo ao ócio criativo

Por:   •  28/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo do texto 1 - Aprendizagem organizacional: do taylorismo ao ócio criativo

Com o passar do tempo, há grandes mudanças ambientais nas organizações e elas precisam se adaptar aos novos conceitos e ideias que o momento social impõe. para isso, o aprendizado é essencial e ela não pode se restringir somente à sala de aula. A aprendizagem precisa estar em todo lugar especialmente no ambiente de trabalho já que é o lugar o qual as pessoas passam a maior parte da vida. Para se entender o papel do aprendizado na área de trabalho, é necessário saber como as experiências sociais atuam para garantir os melhores resultados para a organização. Com base nisso, é preciso compreender sobre as teorias de aprendizagem organizacional e como elas evoluíram ao longo do tempo.

A modernização, que veio a partir do começo da era industrial, foi base para a origem da administração como ciência. Nesse contexto surge a Escola Clássica que focava na racionalidade ilimitada do homem, ou seja, o homem sempre tomaria uma decisão ótima visando o máximo de produção possível. A Escola Clássica, que tinha como alguns autores Fayol e Taylor, visava a produção em escala, padronizada e dividida em tarefas. Para isso, havia um treinamento dos trabalhadores para executar somente um trabalho, pois para os autores da época esse modelo de produção significava maior eficiência do sistema.

Porém estudiosos como Mayo e Bernard perceberam que o homem era influenciado por elementos sociais e por vontades biológicas e isso fazia com que ele agisse como um ser de racionalidade limitada. Assim, surge a Escola de Relações Humanas que estuda o comportamento humano nas organizações e as motivações que o trabalhador precisa ter para contribuir com maior eficiência. Essa nova escola reconheceu o homem como um ser limitado, incompleto e que está em constante aprendizagem para se adequar melhor ao ambiente e com isso ser eficaz.

Com a evolução da tecnologia de automação, de informação, de produção e de comunicação, nasceram novas ideologias em relação ao trabalho organizacional. O homem começou a desenvolver seu intelecto e com isso o trabalho braçal diminuiu, já que as tarefas que o trabalhador executava manualmente começaram a ser feitas por máquinas.

Esse novo ideal de produção globalizado trouxe à aprendizagem organizacional maior importância pois o ambiente pede inovação e isso traz competição entre entidades. O aprendizado na área de trabalho é um processo que ocorre por meio da internalização de algum tipo de conhecimento, Merriam e Caffarella agruparam os diversos pontos de vista sobre o processo de aprendizagem em cinco conceitos básicos: a behaviorista ou comportamental, a humanista, a cognitiva e a de aprendizagem social.

A vertente comportamental diz que o homem pode ser treinado para desempenhar quase todas as ações e divide o comportamento humano em dois tipos: respondente e operante. O comportamento respondente envolve a resposta involuntária a estímulos físicos específicos, enquanto o operante seria o comportamento voluntário produzidos a partir de estímulos específicos do ambiente (alterar o ambiente ao colocar uma cortina em seu interior para diminuir a incidência de luz). Segundo essa visão, o homem é estimulado a conhecer novas experiências por meio de benefícios ou punições.

A vertente humanista da aprendizagem faz oposição ao comportamentalismo e diz que o comportamento humano é extremamente complexo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com