TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo dos modulos

Por:   •  1/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.797 Palavras (12 Páginas)  •  1.374 Visualizações

Página 1 de 12

Curso: Técnico em Secretaria Escolar.

Disciplina: Orientação da Prática Profissional II – OPP II

Professor Presencial: Ivana Ferreira da Silva

Professor a Distância: Rosane Boaventura de Almeida.

Data: 25/ 10/2015 Polo: Ipirá-Ba Turma: única

Aluno (a): Rita de Cássia Leite Nascimento.

Atividade 6– Resumos dos Diários Reflexivos do Módulo II

“A espécie de felicidade de que preciso não é tanto fazer o que quero, mas não fazer o que não quero”

Rousseau

Caro Estudante,

Tudo bem? Esta atividade será realizada a distância ao longo da terceira semana de aulas. Ela tem como objetivo a elaboração dos resumos dos Diários Reflexivos produzidos por vocês, ao longo do Módulo II da sua formação, considerando as Normas da ABNT.

Para realizar a atividade, será necessário seguir as instruções abaixo:

I. Ler os Diários Reflexivos do Módulo II e tirar dúvidas com o Professor a Distância;

II. Elaborar um Resumo de no máximo uma página de cada Diário Reflexivo do Módulo II, considerando as Normas da ABNT;

III. O subtítulo desta Segunda Parte do desenvolvimento do Memorial Descritivo é: A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA, DA ANTROPOLOGIA, DA SOCIOLOGIA, DA PSICOLOGIA E DA GESTÃO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR;

IV. Nessa Segunda Parte do desenvolvimento do Memorial Descritivo serão apresentados os resumos dos Diários Reflexivos desenvolvidos no Módulo II, considerando todas as disciplinas cursadas.

01

A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA, DA ANTROPOLOGIA, DA SOCIOLOGIA, DA PSICOLOGIA E DA GESTÃO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR.

O propósito desse documento é fazer um breve relato de todas as disciplinas estudadas do 2º semestre do curso Técnico de Formação dos Funcionários da Educação á Distância (profuncionário). Ao qual me propus a fazer de maneira diferenciada no que diz respeito à hora de inovar e renovar, traçar caminhos que possam transcender o inesperado ou o complexo e criar conexões ainda não pensadas ou não ousadas. Daí em diante pôde perceber que essa oportunidade me proporcionou e propiciará melhor desempenho nas tarefas realizadas, pois conduzo o meu trabalho com mais equidade, força de vontade, determinação e amor à profissão. . O profuncionário representa para a educação, não somente de Ipirá como do Brasil, a valorização, a representatividade de uma contribuição inovadora e a integração de diversas experiências vividas por parte de outras escolas, onde a socialização a cada encontro presencial nos fortalecia, trazendo inovações para a repartição do aprender, do estudar, do compartilhar. E sem se falar na tutora Ivana F. da Silva, pessoa ao qual aprendi a ter maior estima pela sua capacidade de conduzir os processos, como também de dividir com os cursistas os seus sonhos voltados para a educação sempre de qualidade e democrática.

A temática geral do curso foi valiosíssima aos cursistas, pois, o curso proporcionou reflexões antes desconhecidas.

Ao estudar o primeiro módulo do 2º semestre, cuja temática foi “Educação, Sociedade e Trabalho”. pude aprimorar as temáticas propostas nas aulas presenciais com a tutora e os demais colegas de forma interativa.

02

RESUMO 1:

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E TRABALHO

O presente resumo tem por objetivo descrever, a Abordagem Sociológica da Educação, da Sociedade e do Trabalho. O relato a respeito de três bases importantes na educação de um indivíduo; sociedade, família e escola.

A escola em nossa sociedade tem no aprimoramento da sua prática educativa, sendo que uma análise sobre seus conceitos didático-metodológicos, em cada momento histórico, em realidade social, em processo educacional importador de uma ideologia através de uma doutrina pedagógica que leva o educando integrar-se no sistema em que vivem, as opções pedagógicas exercidas de maneira dominante sobre o comportamento da sociedade em seu conjunto, planejar práticas educativas para respeitar e valorizar a diversidade humana implica na planificação das ações, para organizar o fazer pedagógico, auxiliá-lo na planificação dessas ações projetadas para mediar a aproximação das tecnologias digitais do que é importante assumir uma concepção de aprendizagem que se processa na interação social. O aprender sem ir a escola tem um ponto de partida necessário que é a liberdade de escolher o tipo de educação que se dará aos filhos, uma vez que a falta de conhecimento legal gera incerteza jurídica, consequentemente a falta de normalização, quer se tente a educação em casa ou na escola é de extrema importância que as pessoas que ensinam sejam capazes de compreender as necessidades e potencialidades de cada criança a seu cargo para que sejam utilizados os interesses das crianças e não apenas os interesses pré-determinados de um sistema educacional que está evidentemente numa fase de necessidade de revisão. Embora o Brasil seja um país democrático estamos longe de ter escolas democráticas, onde todos possam participar em igualdade, as políticas públicas do Brasil não tem garantido a todos os cidadãos as mesmas oportunidades de ensino e possibilidades de aprendizados, a fim de garantir a formação integral a todos.

03

RESUMO:

Os Funcionários de Escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores.

O presente resumo foi elaborado com fundamento na disciplina Funcionários de Escola, onde será citada neste resumo, a diferença entre servidores públicos, e os que trabalham em empresas privadas, e a importância da formação inicial e continuada dos funcionários de escolas. O próprio tema de como desenvolver a gestão dos servidores na escola levou-me a refletir dos direitos e deveres

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com