TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo e Nota de Estudo Sobre História

Por:   •  31/1/2021  •  Resenha  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 4

4- De acordo com as análises de Eduardo Devés-Valdés, discorra sobre a importância do conceito de “desenvolvimento” para o pensamento socioeconômico latino-americano e caracterize as principais transformações interpretativas e debates acerca de tal conceito ao longo do século XX.

O conceito de desenvolvimento, junto ao pensamento latino-americano, aborda uma série de aspectos que colocam a noção de desenvolvimento no centro do debate; Reconhece que não pode ser considerada única, ou em torno de enunciados absolutos, incompletos ou dogmáticos, e que existe uma complexidade do seu ambiente determinada pelo contexto, pelo momento histórico e pela localização geográfica.

Propõe, ainda, que o debate abandone a discussão sobre o papel do Estado e do mercado e a busca de soluções políticas globais e únicas, para aprofundar-se em outros aspectos mais relevantes, como a obtenção de melhorias sustentáveis na qualidade de vida das pessoas.

Para chegar a essas afirmações, as análises de Devés-Valdés se baseiam na experiência na aplicação de políticas de desenvolvimento em todo o mundo, destacando os resultados díspares, positivos em alguns países em contraste com os efeitos negativos em outros que aplicaram estratégias semelhantes.

Atualmente, no quadro da crise financeira global e do sistema capitalista em geral, o tema recebe um novo impulso, enquadrado nas respostas que organismos internacionais e governos de países desenvolvidos vêm promovendo para tentar superá-lo, o que impõe uma revisão crítica da experiência anterior e suas bases analíticas.

Iniciativas políticas e acadêmicas se multiplicaram nos últimos anos em um interesse revigorado por noções alternativas de desenvolvimento, bem como pelas lutas dos movimentos sociais de toda a região e seus impactos na política nacional e regional. Esse interesse renovado no pensamento de desenvolvimento latino-americano é muito bem-vindo em uma discussão que priorizou amplamente uma lente ocidental / eurocêntrica em seu foco. No entanto, esta nova oportunidade de engajamento com o pensamento latino-americano não deve ser dissociada da riqueza de experiências, acadêmicas e outras, que esta região tem visto no campo do desenvolvimento crítico.

Desde o início das discussões globais sobre o desenvolvimento, acadêmicos, ativistas, educadores, políticos, padres e teólogos latino-americanos se engajaram no exercício coletivo de refletir sobre a possibilidade de avançar o desenvolvimento, amplamente concebido (isso também incluiu discussões e reflexões sobre a natureza deste mesmo caminho, e sobre as possibilidades de pensar caminhos alternativos).

O ponto chave da importância do conceito de “desenvolvimento” para o pensamento socioeconômico latino-americano é justamente a definição de desenvolvimento, sendo caracterizado por um período relativamente longo para toda a sociedade, sendo também um processo que, em primeiro lugar envolve elementos econômicos. Isso será acompanhado por fatores sociais, políticos e culturais. Também é identificado com uma melhoria nas condições de vida das massas. Em termos mais precisos têm sido associadas à industrialização para o progresso tecno-científico, à urbanização, ao aumento da renda per-capita e melhorias nas condições de vida, como alimentação, educação e saúde.

Através de Celso Furtado, que caracteriza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com