TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de estudo - Processo civil III

Por:   •  18/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 4

Recursos no processo civil

Teoria geral dos recurso

O recurso tem por finalidade a reforma das decisões judiciais que contenham algum defeito, invalidar, esclarecer e integrar a decisão judicial. Essas são as 4 finalidades básicas o recursos.

Ao interpor é necessário passar por dois juízos: admissibilidades e o de mérito.

Em primeiro momento, o juízo analisará se o recurso é cabível e se a parte possui interesse para recorrer (Só poderá recorrer a parte deve ter sido sucumbente), bem como a tempestividade do recurso (dentro do prazo previsto na legislação) e irá verificar algum fato impeditivo ou extintivo do direito de recorrer (Por exemplo: Preclusão lógica. Que impede a outra parte perdida de recorrer após, pagamento de determinado acordo, por exemplo) e por fim o pagamento das custas processuais.

Com isso o recurso será recebido. Fase da admissibilidade. Agora irá verificar o juízo de mérito, onde verificará se há ou não lógica aquela determinada discussão. O conteúdo a ser alegado dentro no juízo de mérito é o “erro injudicando” e o “erro improcedendo”.

Erro injudicando  É quando se entende que o juiz decidiu mal determinada questão que está trelado ao conteúdo. Ele apreciou mal. Motivo que leva a reforma de determinado ato judicial.

Erro improcedendo  É quando há um erro formal. Isso por que toda decisão deve também cumprir e seguir determinado requisitos. Vicio formais atrelados justamente aos requisitos que são: fundamentação, dispositivo e decisão. Isso leva à invalidação do conteúdo decidido.

Princípios que rege os recursos:

  • Principio da correspondência  Deve haver uma correspondência entre a decisão recorrida e o recurso.

  • Principio da taxatividade  Os recursos serão fixados em lei federal. A legislação federal falará os recursos cabíveis e seu cabimento.

  • Principio da unicidade  Um recurso de cada vez para cada tipo diferente de ato.
  • Principio da fungibilidade  Embora tenha sido interposto um recurso, o mesmo poderá ser usado para outras questões quando houver erro e que o mesmo não seja grosseiro não tão pouco gerado com base na má fé.
  • Principio da proibição da reformatio in pejus  Não pode reformar uma decisão com o uso do recurso em desfavor daquele que recorreu. Ex.: Réu contestar a fim de diminuir o valor de 10 mil para 5 mil ref. ao valor condenado após recebimento do recurso por ser muito alto. Sem lógica.
  • Principio que tem haver com a teoria geral dos recursos e mais básico que é o Duplo grau de jurisdição  Se aplica quando uma das partes busca uma reanalise da decisão de um segundo grau. “Mas há quem diga que o referido princípio não está previsto na CF e que não pode ser considerado um principio constitucional. Dentre outras.”

Efeitos da propositura dos recursos de forma genérica:

  • Obstar, a preclusão, da coisa julgada.
  • Efeito suspensivo – Alguns recursos detem esse efeito que  surge para suspender determinada decisão até concluir todo o julgamento.

Desistência recursal:

De acordo com o art. 998 do CPC poderá o recorrente autor ou réu, sem anuência dos litisconsortes, desistir do recurso. No entanto, o P U traz uma exceção a essa regra geral, onde mesmo que a parte desista se o recurso dela estiver afetado em um recurso especial ou extraordinário repetitivo a desistência dela não irá prejudicar a analise do STJ.

Já o Art. 998, do cpc, trata da renuncia do direito de recorrer do referido direito que independe da aceitação da outra parte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (83.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com