TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo informativo - livro produção

Por:   •  30/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.323 Palavras (14 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 14

1. INTRODUÇÃO

Este resumo vem a explanar como se elabora um projeto de produto ou serviço, e como isto se torna um diferencial competitivo no mercado representando muitas vezes o sucesso do mesmo, com intuito de agregar conhecimentos em gestão da produção e para melhor entendimento sobre o assunto, objetivando não só o desenvolvimento acadêmico para o projeto da graduação, mas também para fins de desenvolver capacidades profissionais relacionadas à área de administração de empresas, tendo base literatura especifica sobre o assunto.

2.PROJETO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

Quando falamos de qualquer empresa, já vem em nossa cabeça o produto ou serviço relacionada a mesma, mas não nos ocorre o projeto que mantem a competitividade e a posição deste no mercado, os gestores tem responsabilidades diretas e indiretas sobre o projeto do produto ou serviço que resultaram em seu sucesso no desenvolvimento através de informações e recomendações. Isto pode promover uma vantagem competitiva, o intuito e criar bens ou serviços que satisfação as necessidades e desejos dos clientes, seja no presente ou futuramente, com isso um bom projeto vem sempre a ter inicio e fim no consumidor, para que as organizações possam identificar possíveis oportunidades de mercado, mas isso tem grande teor de complexibilidade envolvendo a junção de diferentes objetivos operacionais de uma empresa, o que tem que ser muito bem desenvolvido pela área de marketing da empresa onde analisam as expectativas e necessidades do mercado e transformam em especiações do produto ou serviço.

Pode-se considerar que qualquer produto e serviços têm três aspectos. Um conceito, que é um conjunto de benefícios esperados que o consumidor esta comprando. Um pacote de produtos ou serviços, que é o conjunto de ‘componentes’ que proporcionam os benefícios definidos do conceito. O processo, que define a relação entre os componentes do produto ou serviço.

2.1CLIENTES COMPRAM ‘CONCEITOS’

Quando o consumidor escolhe e compra um produto ou serviço, não somente o produto em si que ele esta comprando mas um serie de outros benefícios onde espera que será atendida seus desejos e expectativas, isto não tem relação somente com que o produto faz mas também seu tamanho, estética, durabilidade, custo benefícios e outros que estejam inclusos nele, isso é conhecido como conceito de produto ou serviços, isto vem a ser a intenção global do produto ou serviço é a maneira em que não só o consumidor, mas também os membros da empresa percebem os benefícios que o mesmo traz.

2.2 CONCEITOS COMPREENDEM UM PACOTE DE PRODUTOS OU SERVIÇOS

Este conceito vem a fugir de uma figura clássica de produto ou serviço, seria algo mais diferente do que o habitual,  onde as empresas mudam a parte principal ou subtrai um bem ou serviço onde faça com que seu produto ou serviço sai de forma mais econômico, como por exemplo em restaurantes onde você  faz sua própria comida e só é lê oferecido os ingredientes.

2.3 RELACIONAMENTOS ENTRE COMPONENTES DEFINE O PROCESSO

O pacote de componentes do produto ou serviço são as partes do projeto onde para chegar ao projeto final precisam estar ligados entre eles para que a relação esteja firmada, seria o processo de como tudo acontece e de que forma se ligam uns aos outros e a forma em que o produto ou serviço se interajam e realizem sua função e conceito original, seja ela os componentes de um produto por exemplo ou a ligação entre ao áreas de um restaurante

3.ETAPAS DE PROJETO -  DO COCEITO A ESPECIFICAÇÃO

No que se resume o resultado de todas aas atividades de projeto vem a ser um agrupamento de informações, que tendem a definir como será o produto ou serviço, especificando três coisas o conceito global, que é basicamente a forma do produto sua função e os benefícios que trará, o pacote onde vem a especificar todo conjunto do produto ou serviço, e o processo que são os mecanismos pelo qual se realizara os conceito, mas antes de chegar nessas especificações o projeto deve ser elaborado de forma sequencial, serem descritas em ordem, porem na maioria das vezes isto não ocorre.

.A etapa de geração do conceito começa com uma ideia de um produto ou serviço, essas ideias precisam ser formalizadas, traduzidas em um conceito de produto ou serviço, os conceitos então são selecionados (triados) por diferentes partes da organização. O resultado desses dois primeiros estágios é um conceito de produto/serviço aceitável e consensual para todos, o conceito consensado deve ser transformado em um projeto preliminar do pacote e do processo então passa por uma etapa de avaliação e melhoria para verificar se o conceito pode ser mais bem utilizado, mais economicamente ou facilmente , um projeto consensado pode então ser submetido a elaboração de um protótipo e projeto final, o resultado dessa etapa é uma especificação totalmente desenvolvida do produto.

3.1.GERAÇÃO DO CONCEITO

Novas ideias para o conceito de produtos podem vir de diferentes fontes sejam elas internas ou externas a organização como

Ideias de consumidores onde a equipe de marketing pode estar identificando novas oportunidades através de pesquisas técnicas ou simplesmente ouvindo o consumidor de maneira informal.

Grupo de foco este de maneira formal, mas não estruturada pretende agregar ideias e sugestões através de um grupo de pessoas conhecidas e com algumas características a o que será analisada convidada a discutir e compartilhar ideias, ode o pesquisador cria um ambiente favorável, podendo observar tendências e padrões que identifiquem oportunidades de produtos ou serviços.

Ouvindo os clientes através de serviços de sugestões como o SAC por exemplo ou de forma sugestiva dos clientes a os funcionários.

Nos concorrentes, através de observações em suas atividades, suas estratégias de comercialização algo que possa dar a organização vantagem competitiva uma ideia diferente que possa reverter a liderança da concorrência.

Através dos funcionários, pessoa que estão diariamente lidando com os clientes, onde através de um acumulo de sugestões podem ter boas ideias para melhora o produto ou melhor atender seus clientes.

Através de pesquisa de desenvolvimentos uma função formal que procura desenvolver novos conceitos aproveitando as oportunidade e desenvolver as ideias da pesquisa.

Engenharia reversa este tipo de ferramenta consiste em desmontar, analisar cuidadosamente o projeto de um concorrente para entender com o foi feito procurando suas características principais, para que possa desenvolver no mesmo produto algum diferencial assim como investigar preços ou noivos serviço na concorrência.

3.2 TRIAGEM DO CONCEITO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (150.8 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com