TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO INFORMATIVO DOS CAPÍTULOS 1 E 4 DO LIVRO AS UPSTARTS

Por:   •  19/11/2018  •  Resenha  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE PRODUTOS

MÓDULO: COMPLEMENTAR II

DISCIPLINA: MARKETING

PROFESSORA: SHARLENE MELANIE

ACADÊMICA: JOYCE MELO DE MORAES PIMENTEL

RESUMO INFORMATIVO DOS CAPÍTULOS 1 E 4 DO LIVRO AS UPSTARTS

Nathan Blecharczyk, Brian Chesky e Joe Gebbia, fundadores da plataforma Airbnb (Air Bed And Breakfast) destacaram-se por saber aproveitar oportunidades. Sem dinheiro para pagar o aluguel do apartamento em que moravam, os jovens aproveitaram o Congresso Mundial de Design em 2007 para transformar o apartamento em um Bed and Breakfast. Ou seja, os três estudantes queriam aproveitar o fluxo da cidade em decorrência do congresso e hospedar designers que viessem a São Francisco.

No dia 16 de outubro de 2007, os jovens receberam em seu apartamento o primeiro hóspede, Amal Surve, que tinha acabado de se formar no Instituto de Biodesign da Universidade do Estado do Arizona e foi recebido pelo cocriador do site Joe Gebbia que o levou para conhecer a unidade C no último andar da Rausch Street.

Na época do evento os hotéis da cidade estavam lotados ou estavam muito caros para Amol, então ele não esperava muita coisa do Airbnb, mas foi surpreendido pela atenção dos anfitriões. O ambiente contava com uma estante cheia de livro de design, um sofá confortável, café da manhã com cereais e leite, um quarto com colchão inflável, lençóis e cobertores, além de uma pequena sacola com as regras da casa, senha do WiFi, um mapa da cidade e algumas moedas para dar aos moradores de rua.

Blecharczyk, Chesky e Gebbia encontraram muitas dificuldades no início da Airbnb, onde investiram todas as economias e estavam afundando em dívidas, já que contavam com o sucesso da empresa e acumulavam os gastos nos cartões de crédito. As convenções de 2008 aliviaram um pouco a situação, já que eles receberam alguns hóspedes, mas após o término das convenções a situação voltou a piorar e, segundo cientistas de startup do Vale do Silício, essa fase é chamada de Trough of Sorrow (curva de tristeza).

Durante o debate entre os candidatos à presidência dos EUA em 2008, eles começaram a improvisar a partir da ideia de fazer cereais matinais para oferecer aos hóspedes no café da manhã, e poderiam ser com tema presidencial, sendo eles o “Obama O’s: o café da mudança!” e o “Cap’n McCains: inusitado a cada colherada!”.

Eles ligaram para várias empresas de cereais matinais a fim de encontrar quem pudesse fabricar os cereais com os temas presidenciais, mas não tiveram sorte. Por fim, resolveram criar por conta própria. Gebbia conhecia um jovem que tinha uma gráfica e conseguiu convencê-lo a imprimir mil caixas em troca de uma porcentagem nas vendas. As caixas eram edição limitada e traziam na parte de trás jogos divertidos, juntamente com informações sobre a AirBed & Breakfast.

A estratéga funcionou. Eles despacharam por correio para todos os meios de comunicação que eles conheciam e, assim, muitos repórteres os procuraram. As encomendas começaram a chegar e em três dias todo o estoque de Obama O’s estava esgotado. Isso permitiu que eles pudessem pagar a conta da gráfica e parte das dívidas. Infelizmente isso não impulsionou o sucesso imediato da empresa, mas demonstraram um altíssimo nível de dedicação e uma capacidade de pensar criativamente, o que os levaria ao tão esperado sucesso.

Pouco tempo depois, Chesky decidiu que os três deveriam se candidatar à prestigiosa escola de startups Y Combinator, que investia 17 mil dólares em cada startup escolhida, tornava-se dona de 7% da futura empresa e cercava os fundadores de mentores e luminares da tecnologia durante um curso intensivo de três meses.

Eles acabaram perdendo o prazo de inscrição, mas conseguiram a permissão para participar da entrevista. Antes de irem, Gebbia foi pegar as caixas de ceral, mas Blecharczyk disse para deixar as caixas em casa e não levar para a entrevista, mas Gebbia fingiu concordar a acabou levando duas caixas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (135.3 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com