TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo livros

Por:   •  30/4/2015  •  Artigo  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

Gestão da Qualidade

Kaoru Ishikawa foi um engenheiro do controle da qualidade, teórico da administração das companhias japonesas, tinha um pensamento flexível, criou o conhecido Diagrama de Ishikawa e o CCQ (círculos do controle da qualidade), segue as explicações:

CCQ pode ser definido como pequenos grupos voluntários de colaboradores sendo ou não da mesma area de trabalho, treinados da mesma maneira e com os mesmos objetivos, na busca de melhorar a produção, diminuir custos, aumentar a eficiência e principalemente no que refere-se ao produto final ou de seu trabalho.Tinha como objetivo aumentar a motivação e auto realização de seus colaboradores através da participação do grupos de discussão, garantir a qualidade de seu produto, reduzir custos e diminuir as perdas, melhor a comunicação entre as áreas e pessoas envolvidas e clima organizacional da empresa.

Diagrama de Ishikawa foi criado por Kaoru em 1943 e foi aperfeiçoado ao decorrer dos anos, na estrutura os problemas são definidos em seis tipos diferente que seria os 6 M’s: método, matéria prima, mao de obra, maquinas, medição e meio ambiente. Esse sistema ira permitir uma estrutura hierárquica das causas potenciais do problema ou ate mesmo a busca de melhoria (efeito). O Diagrama é uma ferramenta muito eficaz e muito usada nas organizações na busca de melhorias e controle da qualidade.

Vicente Falconi Campos foi um engenheiro, nascido em 1940, Brasileiro, para Falconi um produto ou serviço de qualidade é aquele o qual atende as necessidades do cliente, que atende as necessidades do cliente, de forma confiável e acessível.

Para Falconi qualidade e baixo custo estava diretamente interligado a produtividade e consequentemente a competitividade, ele como todos a mesma visão que a competitividade esta diretamente ligada a qualidade do produto.

Just in time sistema de administração de produção determina que nada deve ser produzido, comprado ou feito antes da hora correta. Pode ser aplicado em qualquer empresa e auxilia a redução de estoques e custos desnessarios. O produtou ou matéria prima chega no locla da utilização no exato momento, impedindo que fique parado gerando custo de armazenagem. O Conceito é vender antes de produzir.

5 S é uma filosofia usada para promover disciplica, consciência e responsabilidade de todos em uma organização, tornando o em um ambiente agradável, seguro e produtivo.

Intuito do 5S é liminar do espaço de trabalho coisas inúteis, organizar de maneira eficaz, aumenta a limpeza do local, prevenção de sujeiras e desorganizações tornando o ambiente em um lugar agradável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (297.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com