TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sucção

Por:   •  13/2/2017  •  Resenha  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3
  1. CONCEPÇÃO DO PROJETO

A concepção de um sistema de abastecimento de água é feita por meio da análise de todos os parâmetros, diretrizes e definições capazes de caracterizarem, por inteiro, o sistema a ser delineado.

O estudo dos elementos que compõem o sistema de abastecimento de água como o manancial, captação, estação elevatória, adutora, estação de tratamento de água, reservatório e rede de distribuição que oferece o perfil atual e futuro da situação de determinado local, bem como propõe os métodos e os materiais mais adequados a serem empregados (TSUTIYA, 2006). A Figura x exemplifica o sistema de abastecimento de água desconsiderando, porém, a ETA (Estação de Tratamento de Agua) que não foi considerada no projeto.

Figura x - Sistema simples de abastecimento de água

[pic 1]Fonte: Tsutiya (2006)

O presente trabalho irá abordar a concepção, o memorial descritivo e de calculo do projeto do sistema de abastecimento de água e um reservatório.

Para que o projeto seja concebido, é necessário ainda uma estimativa do tempo de alcance, que representa o tempo em que o projeto terá capacidade de suprir, com qualidade e garantindo ainda a demanda necessária. O período de projeção, de acordo com Gomes (2009), encontra-se entre 10 e 30 anos e, para o estudo desse projeto, será estabelecido um horizonte de projeto de 30 anos a partir da data inicial (Janeiro 2017). Sendo tomado como base o futuro crescimento da cidade referente a população atual.

Definida a estimativa populacional, deve-se determinar a vazão de projeto, no entanto, cada uma das partes que compõem um sistema de abastecimento de água possui um cálculo distinto de vazão. Segundo o Tsutiya (2006), o dimensionamento dessas frações deve ser feito conforme a demanda máxima, contudo, como a ETA não é presente no projeto, calcula-se a vazão diretamente da captação até o reservatório.

  1. CAPTAÇÃO ATÉ ADUÇÃO
  1. Captação

A captação será feita na fonte de agua mais próxima que forneça a vazão suficiente para atender a demanda d agua pós reservatório. Foi escolhido desta maneira o NOME DO RIO, considerando a topografia da região e a facilidade de adução da agua. As coordenadas geográficas do ponto de captação são 18°20’50.78” S 47°46’58.07” O e do reservatório 18°21’43.26”S e 47°46’49.73” O.

         Segundo Tsutiya (2006), captação é denominada como o conjunto de estruturas e dispositivos construídos ou montados junto ao manancial, para a retirada de água destinada ao sistema de abastecimento.

        Serão ainda previstos dispositivos de tomada d agua devidamente protegidos, mecanismos de controle de agua na tubulação e órgãos acessórios, poço de sucção de bombas e uma casa d bombas com uma central de funcionamento para o devido alojamento dos conjuntos elevatórios que serão ainda apresentados neste trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (127.7 Kb)   docx (33.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com