TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Industrial

Por:   •  23/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.415 Palavras (14 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 14

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

INTRODUÇÃO

O homem passou por uma grande transição até chegar ao modelo de sobrevivência de hoje.

Nem sempre houve indústrias, empresas antes a forma de sobrevivência era através da fertilidade da terra, modelo extrativista onde se utilizava dos recursos naturais em geral para o próprio sustento. Economia de Subsistência. Recursos naturais estes: terra, madeira, insumos em geral, o homem era refém da natureza.

Com o passar do tempo a terra foi se esgotando, as sociedades ao passar dos anos cresceram fazendo com que os recursos naturais se esgotassem. Quando a natureza já não é mais suficiente passa a ser usada a técnica do escambo (troca), trocando os excedentes complementando as demandas.

A demanda continua a crescer, necessitando de mais bens, a terra já não é mais suficiente, a troca já não atende mais toda a demanda, começando assim a manufatura, que é um processo rudimentar com baixíssima tecnologia agregada, produção individual, manual.

Nasce nesse período a ideia da Revolução Industrial. Passa do individual para uma obrigação de está inserido, rompe o modelo vigente e instaura um novo modelo, colocando a indústria como a principal geradora de riquezas, mexendo com a vida das pessoas passando a ser através da indústria a sobrevivência das pessoas.

A Revolução Industrial é dividida em 3 fases: I Revolução Industrial, II Revolução Industrial e III Revolução Industrial.

[pic 2]

I REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Do século XVIII para o século XIX, da idade moderna em transição para idade contemporânea. Revolução significa transformação, mudança, processo de mecanização da sua primeira fase.

No século XVII ocorreu a Revolução Puritana (conflito entre a Monarquia e o Parlamento) e Revolução Gloriosa (também chamada de Revolução sem sangue por ter ocorrido de maneira não violenta), no final da Revolução Gloriosa a Inglaterra deixou de ser Absolutista.

Os Burgueses, proprietários de terras estão no poder, a partir de então a Inglaterra acumulou fortunas, capital, tornou-se a maior comerciante dos mares.

Foi com a Burguesia que a Inglaterra se torna uma super potência naval acumulando capital também com a pirataria (roubo de cargas) e com a fartura de mão de obra, cercamentos dos campos tomando as terras de uso coletivo, cercando esses campos passando a ter um proprietário, um Burguês. Essas terras ficavam cada vez mais mecanizadas fazendo com que muitos ingleses que usufruíam dessas terras coletivas ficassem sem sua forma de sustento, migrando do campo para a cidade, promovendo o êxodo rural.  

A produção agrícola e industrial era uma necessidade e a Revolução Industrial começou em um país que tinha melhores condições de bancar o desenvolvimento da indústria: A Inglaterra

Iniciou-se na Inglaterra, principalmente na região do reino Unido, depois se espalhou por outros países: Países Baixos, Bélgica, França e Holanda.

Os agricultores eram usados como mão de obra barata nas fábricas das indústrias. Fartura de recursos naturais como o carvão, ferro, lã e algodão.

Acumulação de capital, fartura e sobra de mão de obra e de matéria prima são os fatores que favoreceram a Inglaterra a ser o primeiro lugar do mundo a se mecanizar, transformando a indústria manufatureira, manual, artesanal em uma indústria maquinofatureira.

Inovações técnicas: Inventores patrocinados, financiados, uma grande leva de pensadores, onde eles trouxeram novas técnicas de produção, onde os trabalhadores passaram de artesãos para operários.

Em 1760 foram inventadas as primeiras máquinas de fiar e em 1779 é a vez da máquina a vapor.

[pic 3]       [pic 4]

                             Máquina de Fiar                                                    Máquina a Vapor

Atingiu primeiramente a mineração e a fabricação de tecidos (indústria têxtil), a Inglaterra possuía grandes reservas de ferro e carvão que davam combustível as máquinas.

Aceleração da produção, produção em série, enquanto um artesão demorava muitas horas para produzir, as máquinas produziam vários produtos em menos tempo, passando a fazer mais produtos em muito menos tempo e de melhor qualidade que o manualmente feito.

Com o desenvolvimento científico a maquinofatura toma conta da Inglaterra. No século XIX para o XX se espalhou por vários lugares do mundo.

Manufatura transformada em maquinofatura, essa foi a grande revolução.

Burguesia e Proletariado surgem esses dois grupos sociais. A burguesia os donos da produção, das fábricas e o protelariado as pessoas que trabalham para essa burguesia, os operários. Há um diferenciamento muito grande entre os proprietários e operários, diferença social, econômica.

Surge o capitalismo individual tinha o mercantilismo onde o capitalismo estava no mercantilismo preso essencialmente ao comércio de manufaturas, passando a ter um comércio enraizado no produto mecanizado que vinha da indústria mecânica. Também chamado de capitalismo econômico.

A locomotiva a vapor foi uma invenção da Revolução Industrial onde o combustível era o carvão, o motor a vapor. Passa a ter ferrovias que escoavam a produção muito mais rápida da cidade para o porto. Da fábrica para o porto, do porto para o mundo.

[pic 5]

Locomotiva a Vapor

Iniciou os movimentos operários devido à desigualdade no sistema de trabalho, onde existia uma carência de leis trabalhistas. Os operários trabalhavam em média 14 horas por dia sem direito a descanso semanal, não existia salário mínimo. Existia o castigo físico aos operários, abuso de mão de obra feminina, infantil, com salários baixíssimos.

No século XIX esses trabalhadores passaram a se organizar para lutar contra esses abusos da burguesia em movimentos como o Cartismo e o ludismo (quebra de máquinas).

Hegemonia inglesa, os ingleses os maiores, mais fortes, mais ricos, inclusive manipulavam na política e economia dos demais países do mundo. A Inglaterra a maior potência do mundo, vários países dependendo dela. Só perdeu o posto no século XX após a 1ª guerra mundial.

Revoluções burguesas em vários lugares da Europa, também nas Américas onde as pessoas começaram a se espelharem nos ingleses, eles que tinham o controle político.

A burguesia, os comerciantes donos das fábricas, eles que tinham o controle político e fizeram a Inglaterra prosperar, transformando-a em uma potência, vários países começaram a fazer o que os ingleses fizeram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (964.8 Kb)   docx (783.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com