TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Industrial e Logística

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.573 Palavras (15 Páginas)  •  2.186 Visualizações

Página 1 de 15

FATEC SOROCABA “JOSÉ CRESPO GONZALES”

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

ALINE AKEMI KAWAGUCHI

A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA NA EVOLUÇÃO DAS FASES DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

SOROCABA/SP

2015

INTRODUÇÃO

A Revolução Industrial foi um processo de mudanças que ocorreu na Europa durante os séculos XVII e XIX. Caracterizou-se, principalmente, do avanço da tecnologia. Em meados de 1760 James Watt inventou a máquina a vapor, criando assim o sistema fabril mecanizado, ou seja, a indústria. Inúmeras fábricas começaram a aderir esse tipo de tecnologia. Com o uso das máquinas, ampliou-se a produtividade do trabalho e a necessidade de matéria-prima crescia cada vez mais. Nessa condição, foi necessária a aceleração dos meios de transporte (tanto de cargas, como de pessoas), o que contribuiu para o desenvolvimento das cidades. Sendo assim, a Inglaterra conseguiu acelerar seu crescimento em 50 anos em comparação ao continente europeu. 

Mas, a Revolução Industrial teve influência não somente na Inglaterra, mas também na economia mundial, o que acarretou consideráveis mudanças sociais, políticas e culturais. Pouco a pouco, essa revolução influenciou intensamente o mundo todo. 

Existem historiadores que dividem a Revolução Industrial em até três fases distintas. A primeira, de 1760 a meados de 1850, que se caracterizou da liderança da Inglaterra no processo de industrialização, por conta da invenção das máquinas. A segunda fase, de meados de 1860 a 1900, caracterizou-se pela expansão da Revolução Industrial em países como Alemanha, França, Russa e Itália. Durante esse período houve a difusão do uso do aço, as novas fontes de energia, entre outros. E por fim, a terceira fase, conhecida como Revolução Tecnológica. Historiadores afirmam que a terceira etapa seja nos séculos XX e XXI, já que os avanços tem crescido cada vez mais (o surgimento do computador, internet, etc). 

Com a evolução do capitalismo mundial a partir da Revolução Industrial, a quantidade de mercadorias crescia cada vez mais e então, surgiu à necessidade de interagir com o mercado mundial de maneira mais eficaz. Ou seja, a logística. Ela não estava somente nas encruzilhadas das redes de transporte, mas também na administração dos materiais e na necessidade de aprimorar os processos de produção, tornando-o mais veloz e lucrativo.

Segundo Council of Logistics Management (1991),

Logística é o processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxo e armazenagem de mercadorias, serviços e informações relacionadas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender às necessidades do cliente.

Desse modo, percebe-se a logística como ferramenta de suma importância para melhoria contínua dos processos, como veremos no presente trabalho a seguir.


1 LOGÍSTICA

A logística passou por um longo e até então, pouco conhecido percurso até chegar aos dias atuais. Surgiu através das atividades militares, para definir estratégias durante as longas guerras da antiguidade, pois, normalmente, eram realizadas em locais distantes e era de extrema importância alocar recursos necessários, como alimentos, trajes, e até mesmo as tropas de maneira ágil e eficaz, no momento correto. Logo em seguida, Alexandre o Grande começou a aderir à logística nas guerras, utilizando um processo logístico no qual existiam estratégias para derrubar as cidades, armazenar os mantimentos e um planejamento de tempo e distância. 

Desde a sua origem, a logística teve considerável evolução. Ela foi se transformando de acordo com as necessidades do mundo, sempre existente no quesito movimentação de pessoas ou materiais.

Por muito tempo a logística era ligada apenas a aquisição de materiais, estoques e distribuição, não dominando nas estratégicas da empresa. Aos poucos, notou-se que era necessário diminuir ao máximo os custos desnecessários, tempo perdido e ter um sistema que forneça informações de rota, onde é possível rastrear as mercadorias. 

No mundo atual, a logística é hoje uma questão de sobrevivência para as empresas que desejam estar à frente no mercado. Os clientes estão cada vez mais exigentes e é de extrema importância o alto nível de produção visando o baixo custo e qualidade, atendendo as exigências dos consumidores.

Bowersox e Closs (2001) dizem que a logística tem como objetivo fornecer produtos ou serviços no local e momento esperados pelos clientes, e ressaltam que a implementação das melhores práticas logísticas é um dos grandes desafios das organizações na concorrência global.

Nesse contexto, a logística deve considerar as dimensões de tempo, qualidade, custo e informações.

Atualmente, as organizações precisam estar em constante processo de transformação, pois conforme se criam inovações e novas técnicas, as empresas que não buscam tais medidas ficam para trás, perdendo seu lugar no mercado.

Elas notaram que não é necessário apenas a diminuição dos custos. Para se ter uma vantagem competitiva prolongada é preciso também agregar valor.

Dessa maneira, a logística compromete-se a reduzir custos, agregar valor, aumentar a qualidade e por fim, aumentar a lucratividade da empresa e a satisfação do cliente.


2 A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

A Revolução Industrial constituiu-se de um constante processo histórico que transformou, pouco a pouco, o mundo inteiro. Em suma, foi o período em que a humanidade substituiu o trabalho artesanal (manufaturado) pelo sistema fabril (mecanizado) por conta da invenção de máquinas a vapor. Tal substituição acarretou uma série de transformações que revolucionaram o mercado global.

As causas conhecidas da Revolução Industrial são relativas ao investimento dos países europeus. A ampliação do comércio durante os séculos XVI e XVII ocasionou um esplendido aumento de riqueza, fazendo com que o capital acumalasse de tal forma que fosse possível investir em um progresso em instalação de indústrias. A burguesia europeia começou a agregar valores para aprimorar técnicas de produção das fábricas, investindo na tal instalação das indústrias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (237 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com