TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rotatividade

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.444 Palavras (14 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 14

1.Introdução

         Este projeto irá abordar um projeto de intervenção para uma empresa tal precisa solucionar um de seus maiores problemas na parte operacional, a rotatividade.

        É um termo utilizado para a quantidade de colaboradores que admitidos e desligados dentro da organização ou taxa de substituições de colaboradores antigos por novos “sangue novo”. A rotatividade se dá pela: falta na estrutura de Gestão de Pessoa ou Administração de Recursos Humanos (RH), recrutamento e seleção com problemas, baixo comprometimento organizacional, remuneração inadequada, falta de motivação, mercado de trabalho aquecido, etc.

         Os profissionais de Recrutamento e Seleção (R&S) não estão adequadamente preparados para a função que exige maior atenção porque se torna uma porta entrada para empresa.

        A rotatividade não somente pode significar investimentos perdidos, desperdiçados, que não retornam à empresa, como pode afetar profundamente o nível de produtividade, a continuidade da empresa e seus resultados, além de custos elevados do processo de desligamento e de novas admissões. (SALETE LUCENA)

        Neste projeto tentaremos solucionar este problema numa organização.

        


2.Histórico da Empresa Faleiros

Há 25 anos a Faleiros esta no mercado de construção civil pública.

A Faleiros nasceu da fusão da L. Castelo e Construções. Quando resolveram criar um slogan para a Faleiros, pensaram nas palavras que poderiam sintetizar o significado do que fazem. Não apenas a gestão de processos construtivos, o desenvolvimento de projetos, o de planejamento e controle de equipamentos e de atividades nas obras.

Centenas de pessoas colaboram com a Faleiros: colaboradores diretos e indiretos: operacional, parceiros, fornecedores e também os clientes.

Afinal são essas pessoas que criam métodos de trabalhos e os colocam em prática. Aplicam suas competências na racionalização de procedimentos no dia a dia dos canteiros de obra, dão ritmo às construções e vistoriam de perto de cada etapa.  

A principal atividade da Faleiros é a prestação de serviços de construção para empresas públicas e privadas, e de maneira personalizada.

Analisando e obtendo informações da empresa Faleiros, que atua no mercado público (CDHU, Escolas e Hospitais), mostramos como funciona e como são administradas suas obras e concorrência. A mesma investe muito em inovações e equipamentos para agilizar entregas antes do prazo. Atua a 25 anos de mercado, pretende mostrar mais do que um slogan, que além de verdadeiras competências com a gestão de processos construtivos, com o desenvolvimento de projetos, planejamento, controle de equipamentos e de atividades de obras, tem como principal atividade a prestação de serviço para construção civil. A Faleiros tem como público alvo as classes C e D, firmando parcerias com a Caixa Econômica Federal no projeto Minha Casa Minha Vida, sendo dirigida por engenheiros civis.

A empresa, ainda, é muito rigorosa em qualidade, obtendo todas as certificações necessárias voltadas a sustentabilidade, visando um futuro melhor em questão de ensino aos seus colaboradores, tendo total cuidado com resíduos e minimizando os impactos ao meio ambiente e fazendo replantio de árvores.

2.1 Missão

A nossa missão é ter compromisso com os clientes até antes do empreendimento se tornar um projeto e mesmo após o término do projeto tem início a uma pesquisa de satisfação do cliente que aponta quais melhorias podem ser melhoradas.

2.2 Visão

Nossa visão é a preparação para alcançar uma posição que possibilite novos segmentos de construção civil.

2.3 Valores

  • Compromisso com o cliente;
  • Responsabilidade;
  • Transparência;
  • Respeito.


3. Cenário e Realidade da Empresa Faleiros

A Construtora Faleiros é uma das maiores construtoras do Brasil especializada em construções civis, onde durante 25 anos foram entregues mais de 35 mil unidades habitacionais em todo o Brasil e são previsto para daqui a 5 anos em torno de 1.000.000 de metros quadrado de habitações populacionais. Para que esse projeto possa ser concretizado a Construtora Faleiros conta com parceria de empresas como a Saned (Engenharia e Empreendimentos), Itajaí (Construtoras), Maxi (Construtora e Incorporadora) e Multipla Engenharia Ltda.

Os principais clientes são CDHU, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Prefeitura de São Paulo, Tenda, Sisan (Empreendimento Imobiliários), Banif e Performance. Por ser trata de uma empresa de construção civil a Faleiros possui muitos concorrentes, sendo o principal a Empresa WKJ Empreendimento Imobiliário.

A característica negativa do mercado de construção civil é a concorrência muito grande, porque há muitas empresas desse ramo no mercado, por ser uma área expansiva a tendência de ter fortes concorrentes são maiores porque todas apresentam algo diferenciado, outro aspecto negativo é o atraso de entrega das obras, por diversos motivos como, por exemplo, atraso de entrega de materiais, greve de funcionários e fatores climáticos. Quando a obra esta atrasada ocorre o pagamento de hora extra, e a empresa acaba assumindo custos maiores para conseguir um insumo mais rápido e tendo mais ônus para reduzir o atraso.

A empresa, ainda, é muito rigorosa em qualidade, obtendo todas as certificações necessárias voltadas à sustentabilidade, visando um futuro melhor em questão de ensino aos seus colaboradores, tendo total cuidado com resíduos e minimizando os impactos ao meio ambiente e fazendo replantio de árvores.

4.Turnover & Soluções

        As organizações sofrem um processo continuo e dinâmico de negentropia, ou seja, de entropia negativa, para poderem manter sua integridade e sobreviver CHIAVENATO (2010).

        Este é um problema de grande importância para as organizações modernas, pois provoca um alto custo operacional além de prejuízos ao clima organizacional e além de tudo a desmotivação de seus colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (235.5 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com