TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro de analise mercadologica

Por:   •  3/12/2016  •  Relatório de pesquisa  •  4.132 Palavras (17 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 17

Rio de Janeiro, 05 de novembro de 2015.

[pic 1]

Projeto Cozinha

Análise Mercadológica 

Índice

1.        Responsáveis        

2.        Objetivo        

3.        Análise do Mercado de Doces        

3.1.        Estudo do Mercado (Gabriel)        

3.2.        Tamanho do Mercado(Gabriel)        

3.3.        Público Alvo(Gabriel)        

3.4.        Análise dos Concorrentes (Paula e Bruna)        

3.4.1.        Cliente Oculto (Paula e Bruna)         

3.4.2. Falhas da Concorrência (Paula e Bruna)        

3.5.        Matriz SWOT (Ully)        

3.5.1.        Índice Avila de Favorabilidade        

3.5.2.        Ambiente Interno        

3.5.3.        Ambiente Externo        

4.        Avaliação Geral        

  1. Responsáveis

Trainees responsáveis:

Bruna Ferraz

Paula Araújo

Ully Gasparelli

Membros responsáveis:

Alessandro de Luca

Hugo Foly

Clientes do Projeto:

Isabela Moreira

Fernanda Proença

  1. Introdução

Neste documento encontra-se a análise mercadológica completa do segmento de doces, com foco em dois produtos, palha e brownie. O estudo foi realizado através de pesquisas aprofundadas com o auxílio de dois consultores da Ibmec Jr. Consultoria Empresarial, Alessandro de Luca e Hugo Foly. A empresa, "Doces Fernanda Proença" iniciou sua trajetória no mercado em 2012, na cozinha de casa, conquistando familiares e amigos com seus produtos. Com isso, recebeu incentivo desses para desenvolver seu negócio.

O diferencial de seus produtos é a produção artesanal de boa qualidade e uma linha personalizada de acordo com cada pedido. Com tais características do seu negócio, a cliente fica encarregada de todas as etapas do processo, desde a compra dos ingredientes ate a entregas aos compradores. Sendo assim, viu-se a necessidade da contratação de um auxiliar para limpeza de materiais e da atividade de embalar os produtos.

No momento presente a cliente atua em um mercado amplo, porem não possui  fidelização de seus consumidores, o que acarreta no final do mês, uma produção ociosa. O objetivo da cliente visa definir melhor o seu público alvo, expandir seus atuais e futuros consumidores, analisar seus possíveis concorrentes e segmentos de atuação.

  1. Análise do Mercado de Doces

Esse serviço apresenta instrumentos usados para ampliar conhecimento do mercado de doces em que a empresa, “Doces Fernanda Proença" está inserida, analisando tanto o seu ambiente interno quanto externo. Visa conhecer o seu público alvo, segmentos de atuação, analisar seus possíveis concorrentes, fornecedores e todo o ambiente que está inserido.

Historia do mercado

 

  1. Análise do Ambiente Externo

Esta analise permite a uma organização descobrir as oportunidades e ameaças, para identificar problemas que interfiram na sua trajetória para o sucesso. Para isso, utiliza-se como ferramenta a analise dos concorrentes, fornecedores, público-alvo, clientes e tamanho do mercado.

  1. Análise do Ambiente Interno

Fernanda Proença produz seus doces diariamente na cozinha de casa ao receber o pedido através da ligação de seus clientes. O ambiente interno é constituído pelo o processo da produção de brownie e palha. O processo se inicia com o pedido do cliente, apartir disso Fernanda inicia as suas atividades de realizar compra de ingredientes, cozinhar e confeccionar o produto para entregar nas mãos do cliente e receber o pagamento.

 A análise do ambiente externo é feita apartir do estudo dos fatores externos à organização,

A primeira impressora 3D funcionando a pleno vapor foi inventada por Chuck Hull, um norte-americano do estado da Califórnia, em 1984, com a necessidade da indústria aeroespacial e militar americana produzir protótipos de forma rápida. Imprimiam, por exemplo, uma arma, que não funcionaria de verdade, mas serviria para ver se peças se encaixavam.

Poucos anos depois, Chuck Hull fundou a 3D Systems Corp., patenteando sua criação e diversas formas de impressão, assim como iniciando a comercialização da tecnologia. Para se ter uma ideia do sucesso, a empresa permanece como uma das líderes do segmento até hoje.

O custo de fabricação e o avanço nos métodos de impressão vêm barateando cada vez mais essas impressoras. Na década de 90 era preciso desembolsar em torno de um milhão de dólares por uma delas. Vinte anos depois, existem modelos que podem ser adquiridos por até mil dólares, apenas, se comparado ao inicial. Em um futuro não muito distante, a tecnologia estará disponível para grande parte da população, como a impressora normal, podendo ser utilizada no dia a dia.

Dessa forma dentre as principais vantagens da Impressão 3D, estão: possibilidade de fazer uma peça do zero em apenas algumas horas; impacta todos os níveis, pois possui aplicações em todos os tipos de indústria, e na área de serviços; possibilidade das empresas experimentarem novas ideias, designs elaborados com diversas iterações, sem ser necessário despender muito tempo ou alocar grandes recursos. Por fim, as aplicações desta tecnologia são ilimitadas, e veio para revolucionar a forma como consumimos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com