TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise mercadológica

Trabalho acadêmico: Análise mercadológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  Trabalho acadêmico  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

TATIANE SOUZA

ANÁLISE MERCADOLÓGICA

Curitiba

2011

TATIANE SOUZA

ANÁLISE MERCADOLÓGICA

Trabalho referente à disciplina de Análise Mercadológica do Segundo Semestre do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da Universidade Norte do Paraná, realizado pela aluna Tatiana Melissa Bott Souza.

Profº: Roberto Sanches

Curitiba

2011

1

RESUMO

Texto elaborado sobre a importância das disciplinas do 2º semestre falando dos seguintes assuntos: Diagnóstico Organizacional, Fundamento de Marketing, Custos e Formação de Preços e Comportamento do Consumidor, para formação do Tecnólogo em Processos Gerenciais.

INTRODUÇÃO

Ao Diagnóstico Organizacional defino como sendo uma ferramenta de levantamento Qualitativo e Quantitativo, cujo objetivo é levantar e analisar características da dinâmica organizacional, das relações Internas e da cultura empresarial, onde pode ser aplicado por Setor, Departamento, por Unidade de Negócios ou na Empresa toda.

Um diagnóstico organizacional permite investigar como a organização se comporta a partir de seus pressupostos básicos. Além disso, é interessante perceber como as instituições se organizam e planejam o seu negócio. Analisar na prática toda a organização e verificar se a mesma se encontra estruturada estrategicamente para atender as demandas do mercado.

Nos componentes organizacionais, analisamos os pontos fortes e fracos. Como pontos fortes destacaram as características positivas da organização, as quais incentivam ou colaboram para o crescimento da mesma, tais como a marca da empresa, recursos industriais e a capacidade de pesquisa e desenvolvimento dela, já como pontos fracos, entendemos as características ou aspectos negativos da instituição, que prejudicam o cumprimento do propósito da mesma. E os pontos a melhorar, são aqueles que podemos considerar como características positivas da empresa, só que não possuem suficientemente grau ou nível para contribuir efetivamente com o cumprimento dos propósitos.

Fazer a análise SWOT para identificar as oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos, os clientes, fornecedores, concorrentes e produtos, é extremamente importante e possibilitará às organizações conhecer as forças que as cercam, para poder, após análise detalhada dessas forças, escolherem efetivamente a sua estratégia competitiva.

2

Para que as orientações para o marketing sejam valiosas, as empresas encontram dificuldades para aplicar seus conceitos na prática. São diversas as razoes pelas quais encontram estas dificuldades. As principais são: Problemas relacionados à administração de marketing, períodos mais curtos do ciclo de vida dos produtos, constante fragmentação do mercado, crescente atenção que vem sendo dedicada aos custos de marketing e grande número de variáveis inter-relacionadas.

Uma extensão da orientação para marketing que se apóia em vários princípios e pressupostos sobre os clientes são: Princípio do cliente, Princípio do concorrente, Princípio proativo, Princípio interfuncional, Princípio da melhoria contínua, Princípio dos stakeholder. Composto de marketing, marketing mix ou os 4 PS : Produto, Preço, Praça e Promoção.

Um programa eficaz de marketing reúne todos os elementos do composto de marketing em um programa coordenado, destinado a atingir os objetivos de marketing da empresa, através da oferta de valor dos consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com