TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro De Análise De Leitura

Monografias: Roteiro De Análise De Leitura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.700 Palavras (7 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 7

Roteiro de análise de leitura

1. Identificar:

*Autor: Antonio Carlos Vilela

*Obra: O que eu faço da vida?

*Editora: Melhoramentos

2_ Falem um pouco da vida do autor (biografia).

Antônio nasceu em 1966, em São Paulo. Estudou Cinema na USP, tendo já dirigido e produzido vários filmes curta-metragem. Seu filme O Homem Certo foi indicado para os festivais de cinema de Brasília e Rio de Janeiro. Desde então, publicou mais cinco livros para jovens e o guia Michaelis Tour – Inglês Para Viagem. Ainda para Melhoramentos, traduziu várias obras, dentre elas toda a série Sherlock Holmes, quatro textos de Edgar Allan Poe, além de vários títulos informativos da série Saber Horrível.

3_Qual o principal acontecimento da história (assunto)?

O resultado dos jogos de vôlei, na qual ele decide se segue nessa carreira ou se forma em alguma profissão na faculdade.

4_Digam quais são os personagens da história:

a) Protagonista principal – Fernando

b) Secundário – Jefferson

5_ Em que lugares ocorrem às ações dos personagens. (Espaço)?

Em um churrasco de final de ano, no ginásio, no Colégio Vital, no apartamento de Beth.

6_ Em que tempo o enredo foi apresentado (Época)?

No final de ano ao início do ano.

7_ O narrador conta sua própria história ou a história de outras pessoas?

A sua própria historia (em primeira pessoa).

8_ O tipo de linguagem foi utilizada pelo autor: coloquial, regional ou padrão?

Linguagem coloquial.

9_ Por que foi escolhido esse título para a história?

Por causa da incerteza de Fernando em escolher em que carreira ou profissão que ele irá trabalhar por sentir prazer em exercê-la, e gostar dela.

Colégio Estadual Guilherme Dourado

Aluno: Weverson Luís Monteiro Lima

Ano: 8º Turma: B

Professora: Evânia Disciplina: Português

Roteiro de Análise de Leitura

Araguaína, 30 de maio de 2012.

Resumo do livro O Que eu faço da vida

Fernando, um garoto de dezessete anos, que tem uma incerteza, não sabe o que faz da vida.

Fê estava num churrasco de final de ano, feito pela empresa Sienkiewicz, onde seu pai trabalha há vinte e sete anos, os donos Gotardo Sienkiewicz, acionista majoritário e presidente do grupo, e o vice-presidente financeiro, Gotardo Sienkiewicz Filho, gostavam muito de seu pai, o Gustavo Junqueira, eles faziam questão de demonstrar isso e com orgulho. Lá, Fernando conhece Gotardo Filho, que por coincidência tem dezessete anos e joga vôlei como ele, porém ele joga na seleção brasileira juvenil, e Fernando joga pelo time do colégio.

Depois do almoço, os dois resolvem jogar uma partida de vôlei, e formam um time. Gotardo fica no time adversário de Fernando, que subestima a força e o modo de atacar de Gotardo. No final do jogo, acaba se surpreendendo pela força e habilidade quase perfeita de Gotardo, o jogo acaba 15 a 3 para time do Gotardo.

Fernando, Alice sua mãe e Gustavo, estavam num restaurante jantando quando Gustavo recebe uma ligação dizendo que o Presidente majoritário da empresa Sienkiewicz levou um tiro na tentativa de assalto ou sequestro, que não se sabe ainda o motivo. Gustavo encerra o jantar e deixa Alice e Fernando em casa, já que Fernando teria seu primeiro dia de aula no dia seguinte de manhã, e Alice teria uma cirurgia as sete, e não podia se atrasar. O estado de Gotardo S. é grave, está em coma e os médicos tiraram todas as esperanças de sua família.

Durante o coma, quem fica no lugar de Gotardo S. é seu filho, Gotardo S. F., que assumi a presidência da empresa, e todas as ações e decisões seriam tomadas por ele.

No dia seguinte, em seu primeiro dia de aula, Fernando chega ao colégio, como era o capitão do time de vôlei, tinha certa fama no colégio, uma de suas melhores amigas veio falar com ele, Beth, sua boa amiga do peito, conseguia conversar com onze pessoas diferentes e manter vários assuntos ao mesmo tempo. Por ela, Fernando sabe da noticia de que uma garota linda, top model irá estudar na sua classe. Ela é uma modelo famosa, fez vários comerciais de Xampu, filmes, e modelo de griffs. Beth diz coisas a respeito de May Nimitz, e Fernando começa a sentir atração por ela.

Fê foi conversar com seu treinador, Ricardo, ele o recebe com felicidade, dizendo que tem dois federados novos para reforçar o time e que quer ajuda para fazer uma seleção de novos jogadores, já que está no terceiro ano, os antigos saíram do time, e eles seriam os novos.

Chegando em casa, as coisas estavam invertidas, seu pai estava uma pilha por causa das coisas que estavam acontecendo, sua mãe, que tem pavio curto, transpirava calma e tentava ajudar seu marido, mas descontava tudo depois em cima de Fernando. Fernando entendia, já que os dois estavam passando por momentos difíceis.

Fernando fica pensando no que fazer da vida quando crescer, e fica com certo receio em continuar com o vôlei, ou começar uma nova carreira numa profissão mais garantida. No dia seguinte, Fê acorda sozinho, seu rádio relógio estava com as pilhas descarregadas, e acorda às sete e cinquenta e oito, que em seu colégio, é um imenso atraso! Primeira aula era Ed. Física, Fê não podia faltar, pois seria a seleção de novos jogadores para o time de vôlei do colégio Vital, onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com