TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Mercadológica a Partir de Dois Aspectos da PEST – Política e Sociedade

Por:   •  6/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Veremos no referido trabalho a analise mercadológica a partir de dois aspectos da PEST “Politica e Sociedade” tendo como CASE a campanha da FIAT de 2013. Campanha essa que com seu bordão “Vem pra rua” caiu no gosto popular, sendo usado em manifestações e protestos pela população, visto cenário econômico do ano, escândalos de corrupção, aumento de tarifa de ônibus.

O contexto de marketing e as decisões estratégicas

Sendo a maior em termos de investimento a FIAT lançou em 2013 a campanha “Vem pra rua”, inspirado na paixão ao futebol dos brasileiros, coincidido com a Copa das Confederações, torneio esse promovido pela FIFA (Federação Internacional de Futebol), com uma repercussão global, o principal objetivo era incentivar os brasileiros a torcerem pela seleção Brasileira, visto que 2013 também era um ano que antecedia a copa do mundo a ser realizada no Brasil em 2014, época que o patriotismo costumar a ser mais evidenciado. Atrelado a toda essa paixão movida pelo futebol, está em foco o produto a ser comprado, que são seus carros. Porém não de caso pensado, mas o bordão da campanha “Vem pra rua” passou a ser usado pela população com outro foco, o que obrigou a FIAT ajustar sua estratégia posteriormente.

As dimensões política e sociedade da PEST, aplicadas ao caso

De acordo com apostila disponibilizada no Moodle, uma ferramenta muito utilizada para identificar tendências no macroambiente é a denominada análise PEST – acrônimo para política, economia, sociedade e tecnologia, que indicam ainda as dimensões que devem ser consideradas na análise.

Nosso CASE tem foco em “politica e sociedade”, mas talvez em um primeiro momento possamos pensar o que te haver uma campanha de carro, com foco em alavancar vendas, atrelando como estratégia a paixão do brasileiro ao futebol, com força de bordão “Vem pra rua” entoado na campanha pelo vocalista Falcão da banda Rappa. Pois é, teve tudo haver, 2013 foi um ano que as ruas do país foram tomadas por manifestações, a princípio contra o aumento do preço das passagens do transporte público, mas que se difundiram em inúmeras insatisfações e reivindicações, com o sistema político, com a falta de transparência dos gastos públicos, entre outras questões.

Fato é que FIAT viu seu bordão “Vem pra rua” ser apropriado pela população como forma de chamar o cidadão comum a ingressar e aderir as manifestações em uma dimensão que eu diria proporcional a paixão pelo futebol.

A importância do enfoque sistêmico na decisão

O enfoque sistêmico nos traz a ideia de um todo organizado, complexo, uma combinação de partes interdependentes.

No que diz respeito à gestão de marketing, as organizações devem se modelar às características do ambiente externo.

Entretanto, as organizações também devem ser capazes de promover transformações, gerar valor para sociedade, cliente, parceiros e donos – enfim, fazer diferença. (Moodle – Modulo 2 – Estratégia de Marketing).

Assim, no CASE da campanha da FIAT, a montadora que está inserida no no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com