TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SALARIO MOTIVO

Por:   •  19/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 4

1. Segundo o site "Observatório de Gêneros": "Em estudo recém-divulgado, o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID - mostra que, apesar do recente crescimento econômico e das políticas destinadas a reduzir as desigualdades, as diferenças salariais relacionadas a gênero e etnia continuam sendo significativas nos países latino-americanos. Mulheres ou negros chegam a ganhar 30% menos que homens brancos ganham para desempenharem as mesmas atividades na mesma empresa ou empresas concorrentes". Esta realidade vai contra um ou mais princípios da área de Cargos e Salários que é (são):

A) Plano de Sucessão.

B) Equilíbrio Interno.

C) Equilíbrio Interno e Equilíbrio Externo.

D) Salário e Motivação.

E) Equilíbrio Externo.

2. Segundo o site de uma das maiores prestadoras de serviços de Cargos e Salários do mundo, a Hay Group: "Milhares de organizações - incluindo mais de metade das maiores empresas do mundo - confiam nas metodologias de avaliação de cargos do Hay Group. Alguns clientes do Hay Group usam nossos serviços de avaliação de cargos há mais de 25 anos." Ao estudarmos a Avaliação de Cargos, concluímos que suas principais utilidades são:

A) Estabelecer valor relativo a cada cargo e organizá-los em ordem de importância e permitir que seja determinada a estrutura salarial e os salários a serem pagos.

B) Estabelecer valor absoluto a cada cargo e organizá-los do menor para o maior e permitir que seja determinada a estrutura salarial a ser paga.

C) Estabelecer valores relativos e absolutos a cada cargo e organizá-los do menor para o maior e permitir que seja determinada a estrutura salarial a ser paga.

D) Estabelecer valores relativos e absolutos a cada cargo e organizá-los do maior para o menor e permitir que seja determinada a estrutura salarial a ser paga.

E) Somente permite a estrutura salarial a ser paga.

3. Em entrevista a Revista Época, Antônio Maciel Neto, presidente da Suzano Papel e Celulose, fala sobre a reestruturação de Cargos e Salários na empresa: "No momento, minha equipe na Suzano tem 4,2 mil pessoas, distribuídas por seis países. Nos próximos 13 anos, esse contingente deve quintuplicar. Daí a necessidade de simplificação. Uma revisão de cargos e salários extinguiu 34% dos títulos existentes. Em muitos casos, havia nomes diferentes para funções iguais e com remunerações distintas. Além de gerar assunto para "reuniões de corredor", a desorganização era um entrave à criação de um sistema justo de promoções." Sob a ótica de Cargos e Salários, para que isso ocorresse, foi necessário:

A) Atender o conceito de Equilíbrio Interno e que fossem feitas coletas de dados através de métodos não quantitativos.

B) Atender o conceito de Equilíbrio Interno e que um comitê de cargos e salários fosse formado pelo Gerente de RH, Gerente de Remuneração e Gerente das áreas fossem envolvidos.

C) Revisão de todas as descrições de cargos para que o Equilíbrio Externo fosse atingido.

D) Formar um comitê de avaliação de cargos formado pelo gerente de Cargos e Salários, RH e Financeiro para que pessoas com salários mais altos fossem desligadas da empresa.

E) Atender Equilíbrios Interno e Externo e formação do comitê de avalição composto por Gerente de RH, Gerente de Cargos e Salários e Gerente das áreas envolvidas.

Segundo o Site do Grupo Catho, ao consultarmos seus serviços enquanto fornecedores de pesquisa salarial encontraram os seguintes dizeres:

"Para o colaborador de uma organização, o salário é sua principal fonte de renda, o combustível para satisfazer suas necessidades básicas e de seus possíveis dependentes. A remuneração torna-se, então, um demonstrativo de quanto a empresa valoriza seu trabalho. Em contraponto, para o empregador, o salário constitui um dos principais meios de custo. A Pesquisa Salarial é uma referência do mercado para a tomada de decisões e objetiva obter elementos de comparação entre a estrutura da empresa e os níveis de remuneração praticados pela esfera onde a organização se enquadra. É um instrumento essencial para a definição da política salarial da empresa".

Com base no texto acima, responda as questões 4, 5 e 6.

4. O que é uma pesquisa salarial?

A) É o estudo de todos os setores da economia e o quanto eles pagam de salário para seus funcionários.

B) É o estudo do comportamento do mercado e salário. Não se esquecer de englobar pequenas, médias e grandes empresas de todos os setores.

C) É o estudo de comportamento do salário e dos mercados onde as empresas estão inseridas.

D) É o estudo do comportamento de mercado enquanto ao salário praticado em todos os setores.

E) É o estudo do comportamento salarial praticado em certo setor empresarial.

5. As principais fases de uma pesquisa salarial são:

A) Pesquisa, amostra e qualidade de dados.

B) Amostra estratificada e amostra de conveniência.

C) Metodologia de coleta de dados, amostra estratificada e pesquisa.

D) Coleta, tratamento estatístico e análise de dados.

E) Qualidade, coleta e análise de dados.

6. Os tipos de amostra para pesquisa salarial são:

A) Salário e Benefícios

B) Benefícios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com