TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE TERCEIRA IDADE EM RELAÇÃO A FARMÁCIA DO TRABALHADOR-PREÇO BAIXO DE QUATRO-BOCAS

Por:   •  5/1/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.346 Palavras (10 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

                                                         

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TOME-AÇU

GRADUAÇÃO EM AMINISTRAÇÃO

SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE TERCEIRA IDADE EM RELAÇÃO A FARMÁCIA DO TRABALHADOR-PREÇO BAIXO DE QUATRO-BOCAS.                                                                    

TOME AÇU

AGOSTO/2018

RITA DE CASSIA SILVA OLIVEIRA

LUCILENE  ELAYNE Mª M. MONTEIRO

MALENA YANEL MACHADO

                                                             

SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE TERCEIRA IDADE EM RELAÇÃO A FARMÁCIA DO TRABALHADOR- PREÇO BAIXO DE QUATRO-BOCAS/PA.

Relatório apresentado ao Curso de Administração do Campus Universitário de Tomé-Açu, como requisito básico para a segunda avaliação da disciplina Metodologia Científico, ministrado pelo Profa. Dra. Yana Moura de Sousa Fadul

                                                             

TOME-AÇU/PA

AGOSTO/2018


  1. INTRODUÇÃO

   Quando se trata de mercado farmacêutico, podemos afirmar que o Brasil é uma potência mundial, pois ocupa a sexta posição entre os maiores mercados consumidores de medicamentos no cenário mundial. Uma conjunção de acontecimentos permitiu que se alcançasse esse nível, um dos fatores dessa equação é o envelhecimento da população brasileira que vem avançando ano a ano, maior número de idosos significa crescimento no consumo de medicamentos, já que doenças crônicas, como diabetes e hipertensão tendem a surgir com o avançar da idade (Conselho Federal de Farmácia, 2008). Por esse motivo é essencial que as farmácias atuem com estratégias que permitam atingir as necessidades desses consumidores, já que se trata de um publico rentável para o setor referido.

   Previsões demográficas apontam que em 2025, o Brasil será o 6° país do mundo em número absoluto de idosos (Massuda; Costa, 2012); que em 2050 o número de idosos brasileiros chegará a 30% da população (IBGE, 2010) e que o número de brasileiros acima de 65 anos irá quadruplicar até 2060 (BBC, 2013).

     No estatuto do idoso (Brasil, 2006, p18) o artigo 24 traz que “os meios de comunicação manterão espaços ou horários especiais voltados aos idosos, com finalidade informativa, educativa, artísticas e culturais, sobre o processo de envelhecimento”, ou seja, há a garantia de lei de que deve haver comunicação diferenciada para este publico, o  que significa que além de assegurar a inclusão dos idosos como receptores de mensagens midiáticas, já é compreendida que esse grupo se trata de um publico diferenciado e de proporções notáveis.

  Tendo como referencias esse publico, o setor farmacêutico é um seguimento que apresenta vantagens no ambiente em que se encontra, visto que seus módulos e serviços proporcionam qualidades de vida as pessoas. Daí a importância do entendimento do comportamento e compra desses indivíduos pois são consumidores que buscam pela controle e bem estar(Silva, 2015).

  O atendimento dos anseios dos consumidores acima de 60 anos, torna-se relevante, pois indivíduos insatisfeitos podem afetar negativamente o empreendimento. Logo identificar os principais quesitos que satisfazem as necessidades dos clientes é importante para a organização, pois é uma forma da empresa aproveitar e conservar vantagens competitivas (ZAMBERLAN; CARATI, 2010).

  Nesse contexto em Quatro-Bocas/PA há um número considerável de farmácias, além de pessoas pertencentes à terceira idade, o que afetou a percepção de um estudo referente a isso. Evidenciando assim a importância da satisfação pelo público da terceira idade, em relação à farmácia, objetivou de maneira geral avaliar a satisfação das pessoas da terceira idade, em relação à Farmácia do Trabalhador preço baixo.

 

 2.JUSTIFICATIVA

   Entender a satisfação do consumidor da terceira idade tornou-se importante para as farmácias, pois, esse grupo tornou um recente nicho de mercado não muito discutido, com atitudes, formadas de vida, desprovimentos e anseios bastante determinados e exclusivos. Compreender o contentamento desse público é vital, visto que eles são consumidores ativos, buscam por entorpecentes e tratamentos preventivos na prevenção da saúde, além de ser uma opção no desenvolvimento de um novo segmento na área farmacêutica.(Silva,2015).

 

 3.OBJETIVOS

 

   3.1 OBJETIVO GERAL

 Compreender o comportamento de compra dos clientes da terceira idade relação a farmácia do trabalhador preço baixo de Quatro-Bocas –PA.

    3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Identificar quais os atrativos na hora da escolha do estabelecimento e com quais quesitos eles se encontram mais satisfeito.

4. METODOLOGIA

 

 Sobre o local de estudo, o mesmo foi realizado no município de Quatro-Bocas, sua população estimada em 56.518, através desses dados constatamos que os idosos compõem 4,5% da população de Tomé-Açu, daí veio nosso total de amostra que foi de 60 idosos.

    A Empresa estudada foi a Farmácia do Trabalhador – Preço Baixo - De Quatro-Bocas/PA, a mesma iniciou sua atividade no ramo farmacêutica no ano de 2018

    A presente pesquisa teve como abordagem a pesquisa quantitativa com aplicação de questionário composto de perguntas de múltipla escolha, além de perguntas abertas. Selecionados os clientes que participariam da pesquisa, eram entregues a eles o questionário e com o auxílio do entrevistador era preenchido. A tabulação dos dados foi realizado com o auxilio do Microsoft Excel. A partir dos dados adquiridos foram expostos a freqüências e porcentagens, reproduzidos por tabelas. Para as repostas abertas, utilizou-se da técnica de análise de conteúdo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (174.9 Kb)   docx (41.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com