TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO, BENEFÍCIOS E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Por:   •  24/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 4

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO, BENEFÍCIOS E ASSISTÊNCIA SOCIAL.

Para Costa e Costa (2009) segurança são técnicas aplicadas para garantir a prevenção de acidentes do trabalho, agindo sobre equipamentos, instalações, locais de trabalho e processos, localizando os agentes de risco, analisando e aplicando ações de proteção e correção.

A finalidade da segurança no trabalho é preventiva, antecipando para que os riscos de acidentes sejam minimizados, administrando assim os riscos ocupacionais (CHIAVENATO, 2010).

A área de Segurança do Trabalho no HAC atua diretamente com as áreas de Medicina do Trabalho, Recursos Humanos, T&D e Comunicação, promovendo diversas ações de intervenção e informativas para garantir principalmente a prevenção dos acidentes de trabalho.

É dever da área de Segurança do Trabalho organizar as eleições da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) conforme a Norma Regulamentadora 5 do Ministério do Trabalho e Emprego impõe, que se reúne para discutir toda e qualquer possibilidade de reduzir os acidentes, criando os projetos e ações que podem ser realizados para impedir comportamentos de risco para a saúde e vida dos colaboradores.

O SESMET (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) faz parte da Norma Regulamentadora 4 e quando algum trabalho de manutenção, movimentação de grandes volumes, reforma ou atividades de risco como trabalho em altura, em escadas ou andaimes vai ser realizado é necessário uma previa autorização e programação feita pelos técnicos de segurança ou engenheiro do trabalho, dessa forma diminuindo os riscos das atividades por meio de isolamento da área, suporte mecânico necessário, entre outras coisas.

Na SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) conforme Norma Regulamentadora 5 exige, são realizadas grandes palestras demonstrando atividades do dia a dia de alguns cargos e os riscos que eles envolvem, mostrando a maneira mais segura de realiza-las, também ações de saúde como teste rápido para Diabetes, orientações nutricionais demonstrativas, cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal), Índice de Quadril, Cintura e Risco Cardíaco. Algumas dessas ações acabam se integrando a rotina do hospital e sendo realizadas durante o ano todo.

O PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) desenvolvido pelo setor de Segurança do Trabalho trata-se de uma das exigências da Norma Regulamentadora 9, do Ministério do Trabalho e Emprego para avaliar a exposição dos riscos ambientais de todas as funções que os colaboradores executam, mostra as áreas de risco através dos Mapas de Risco que podem ser encontrados em qualquer parede do hospital, dando uma visão geral das atividades de risco à saúde de seus colaboradores de forma transparente, esses riscos podem ser físicos (ruídos, vibração, temperatura, radiação...), químicos (poeira, névoas, gases...) e biológicos (fungos, bactérias, vírus...).

Outro documento importante para o HAC é o PGRSS (Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde) que cria procedimentos para a movimentação e manejo dos resíduos levando em consideração o risco envolvido. Analisando essa importância desde sua geração, coleta e armazenamento até seu transporte para disposição final. Esse plano é utilizado também para proteger a saúde pública e o meio ambiente conforme as leis da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária.

Outras atribuições do setor é verificar e validar os extintores de incêndio, treinamentos da brigada de incêndio, realizar vistorias, informar sobre o uso seguro dos elevadores, entre outros.

ERGONOMIA.

Para Sell (2005) a ergonomia é uma tecnologia, aplicando os conhecimentos acumulados em projetos e avaliações para apoiar os projetistas, planejadores, organizadores, administradores, engenheiros, na adequação do trabalho ao trabalhador.

O objetivo da ergonomia não está limitada a fatores do trabalho determinados pelas atividades, porém a sua principal finalidade é a melhoria das condições de trabalho, garantindo ao trabalhador o bem-estar durante as atividades, evitando que o trabalho se constitua em um risco para a saúde física e psicológica das pessoas (PONZETTO, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (99.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com