TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SECI é um modelo do conhecimento criado por Nonaka e Takeuchi

Artigo: SECI é um modelo do conhecimento criado por Nonaka e Takeuchi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Artigo  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 2

Hoje em dia as empresas precisam estar em constante transformação e em grande inovação, valorizando o que ela tem de mais valioso, que é o capital intelectual. Assim os mesmos objetivos que a organização obtiver, tornará os mesmos dos colaboradores e de tal forma isto influenciará no ambiente de trabalho, alcançando novos resultados. Mas para que isso necessariamente ocorra é preciso entender que o SECI será um processo que auxiliará na troca de conhecimentos entre os funcionários, ajudando na realização e transformação de novas ideias.

SECI é um modelo do conhecimento criado por Nonaka e Takeuchi, que é um processo continuo de interação dinâmica entre o conhecimento tácito e explicito. O conhecimento tácito: é o conhecimento que existe na cabeça das pessoas, obtido através da experiência de vida de cada um. Já o conhecimento explícito é o conhecimento facilmente comunicável, registrado em livros, revista, artigos e documentos de modo geral, é fácil de articular, manipular e transmitir.

De acordo com Nonaka e Takeuchi as transformações do conhecimento ocorrem através por meio de quatro processos:

Socialização: é um processo de compartilhamento de experiências e, a partir daí da criação do conhecimento tácito, na forma de modelos mentais e habilidade técnicas compartilhadas. A socialização opera em um campo especifico de interação, por exemplo, no diálogo com o cliente, pela observação do cliente ou pela experiência compartilhada com o mesmo. (Conversão do conhecimento tácito para o tácito).

Externalização: é um processo de articulação do conhecimento tácito em termos explícitos na qual pode ser definida como um processo de criação de um novo conceito. (Conversão do conhecimento tácito para o explicito).

Combinação: é a combinação de vários elementos do conhecimento explícito, como: as conversas, as reuniões, documentos, etc. (Conversão do conhecimento explícito para o explícito).

Internalização: é o aprender fazendo, ou seja, é o processo de incorporação do conhecimento explícito, que se converte em tácito na forma de mudança da base do conhecimento. (Conversão do explícito para o conhecimento tácito).

Esses processos formam uma espiral, chamada de “Espiral do Conhecimento”.

Podemos dizer então que este modelo (SECI), está diretamente inserido na educação corporativa, de modo que a empresa que aprende com seus funcionários e clientes se desenvolve e cresce a cada dia com mais qualidade. Podemos dizer também que o SECI e a Educação Corporativa estão interligadas pois ambas buscam com que a empresa aprenda cada vez, transformando o menos em mais e transformando e desenvolvendo seu potencial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com