TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Condições capacitadoras segundo Nonaka e Takeuchi

Artigo: Condições capacitadoras segundo Nonaka e Takeuchi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  Artigo  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 4

Condições capacitadoras segundo Nonaka e Takeuchi

Conforme indicado no parágrafo acima, as cinco condições que promovem a espiral do conhecimento segundo Nonaka e Takeuchi (1995, p. 83-94) são sintetizadas a seguir:

A intenção direciona a espiral do conhecimento e se relaciona com a aspiração de uma organização, portanto com seus objetivos e metas representados na missão e visão. Em geral os esforços para alcançar a intenção se enquadram na estratégia de um contexto organizacional. Nonaka e takeuchi indicam que a "conceitualização de uma visão sobre o tipo de conhecimento que deve ser desenvolvido e a operacionalização desse conhecimento em um sistema gerencial de implantação constitui o elemento mais crítico da estratégia da empresa". Segundo os autores "a intenção organizacional é necessariamente carregada de valor" e fornece o critério mais importante para julgar a veracidade de um determinado conhecimento. A intenção permite julgar o valor da informação ou conhecimento criado e freqüentemente é expressa por padrões organizacionais ou visões que servem para justificar o conhecimento criado. Formular uma intenção organizacional e propô-la aos funcionários além de estimular-lhes o comprometimento constitui passo indispensável à criação do conhecimento.

A autonomia corresponde à segunda condição imprescindível à criação do conhecimento na medida em que no nível individual os membros da organização devem agir de forma autônoma conforme as circunstâncias. Dessa forma se cria oportunidades inesperadas favoráveis à inovação além de motivar os indivíduos a criarem novos conhecimentos e propiciar os meios para que cada parte e o todo compartilhem as mesmas informações. Indivíduos que gozam de autonomia estão propensos a gerarem idéias originais que se difundem dentro da equipe e se transformam em idéias organizacionais. Do ponto de vista da criação do conhecimento a organização que propicia autonomia está propensa a ser mais flexível ao adquirir, interpretar e relacionar informações. Segundo Nonaka e Takeuchi, este seria um sistema no qual o princípio da especificação crítica mínima "é cumprido como pré-requisito da auto-organização e, conseqüentemente, a autonomia é a mais garantida possível". Esses autores sustentam ainda que "indivíduos autônomos e grupos em organizações criadoras de conhecimento estabelecem as fronteiras de suas tarefas por conta própria, a fim de buscar a meta definitiva expressa na mais elevada intenção da organização".

Flutuações e caos criativo, na opinião de Nonaka e Takeuchi, constituem a terceira condição para promover a espiral do conhecimento ao estimular interação entre a organização e o ambiente externo. Entende-se por flutuação situações de pseudocrises inseridas propositadamente pela alta gerência com o intuito de promover a criatividade por meio da investigação ativa de alternativas para os procedimentos estabelecidos. O fenômeno chamado de criação da ordem a partir do ruído depende de um compromisso pessoal profundo por parte do indivíduo. Esse fenômeno que é desencadeado mediante o choque causado nas rotinas, hábitos ou estruturas cognitivas impõe que se volte a atenção para o diálogo por meio da interação social. E isso tende a resultar em novos conceitos oriundos do questionamento e reconsideração das premissas existentes que estimula a criação do conhecimento organizacional. A proposição de metas desafiadoras provoca intencionalmente o caos criativo aumentando a tensão dentro da organização e focalizando a atenção dos membros na definição do problema e resolução da situação de crise.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com