TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SENAI-SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL GESTÃO EMPRESARIAL

Por:   •  6/12/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 5

SENAI-SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL         4F

NOME

Endomarketing

CAMPINA GRANDE-PARAIBA

18 DE AGOSTO DE 2014

SENAI-SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

CURSO: GESTÃO EMPRESARIAL                                

ALUNA: GILMA REIS                

Endomarketing

Trabalho apresentado junto ao curso de Gestão Empresarial, tendo como tema Endomarketing, sendo requisito parcial para complemento de nota.

CAMPINA GRANDE-PARAIBA

18 DE AGOSTO DE 2014

INTRODUÇÃO

Ao longo do tempo, foi percebido que não bastava apenas oferecer um atendimento de qualidade aos clientes externos, era necessário também ter funcionários informados, motivados e comprometidos. 

Diante da necessidade de acompanhar as constantes e significativas alterações no mercado, as organizações passaram a reconhecer a importância dos colaboradores para o sucesso organizacional mostrando que tanto cliente externo quanto interno são de grande importância para a empresa.

Endomarketing

O que é Endomarketing?

Endomarketing é uma área da administração que busca adaptar estratégias e elementos ao marketing. Empresas de todo mundo tem tratado o tema com o maior cuidado principalmente com o que se diz a globalização.

A internacionalização dos negócios terminou por induzir a transformação dos mercados, que agora se voltam para o setor de serviços com maior interesse e disposição de investimentos. O endomarketing surge como elo entre o marketing e os recursos humanos, que tem a função de promover maior integração entre os funcionários e as empresas. 

O endomarketing tem como características, utilizar instrumentos e técnicas de marketing, é voltado ao público interno, sempre divulga a empresa e seus objetivos aos funcionários.
Tem como objetivo de comunicar, reconhecer e valorizar os trabalhadores e propiciar a verdadeira parceria entre a empresa e o funcionário.

Para atrair clientes, toda empresa deve ser considerada um organismo destinado a criar e atender clientes. A administração não deve julgar que sua tarefa é fabricar produtos, mas, sim, proporcionar satisfações que conquistem os clientes. Devem propagar essa idéia por todos os cantos da organização. Deve fazer isso sem parar, com vontade, de forma a motivar e estimular as pessoas que fazem parte dela. A principal função do endomarketing é atrair e reter o cliente interno, com a função de obter resultados positivos para a empresa.

As empresas se preocupam bastante com sua imagem externa e tem um incrível descuido na tarefa fundamental de cuidar da imagem interna ou de "vender a empresa para seus próprios funcionários", ou ainda no que hoje se chama de marketing interno. 

O endomarketing se baseia em três premissas:

  • O cliente só pode ser conquistado e retido com um serviço excelente;
  • Os funcionários são um ativo valioso e constituem o primeiro mercado para a organização, logo, devem ser tratados como clientes e valorizados;
  •  Excelência em serviços significa um gerenciamento de recursos humanos que envolvem e compromete os funcionários com os objetivos e decisões da empresa.

O endomarketing limita–se a ver os funcionários como “clientes internos”. Enquanto isso defendeu, para o relacionamento com o público interno, uma política de relações públicas numa perspectiva muito mais ampla.

Atividades, ações e ferramentas mais eficazes para o Endomarketing: 

  • Ações estratégicas, focalizadas no apoio da realização de metas estipuladas no planejamento da organização.
  • Apoio a gestão, colaborando na implantação de processos para que todos saibam claramente como executar seu trabalho.
    Dependendo do porte da empresa as ações diferem bastante. Grandes corporações
  • Ações motivacionais, voltadas para a satisfação e qualidade de vida dos colaboradores e da sociedade;

Estudos de casos: empresa FIAT

Para empresa Fiat o colaborador deve ser tratado da mesma forma que o cliente, defendendo que o test drives e seus lançamentos devem ser primeiramente testados pelos mesmos.

Seus funcionários se beneficiam com a lucratividade da empresa sendo assim motivada a realizarem da melhor forma possível sua função. A empresa oferece festas de bodas de casamento e debutantes aos familiares dos colaboradores como uma forma de incentivo.

Além disso, a empresa possui uma ampla acessibilidade por meios tecnológicos disponibilizando em seu site informações de vagas, telefone, promoções e link direto para o presidente da Fiat, mostrando que é uma empresa acessível a todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (99.5 Kb)   docx (298.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com