TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Escola SENAI CEET

Por:   •  23/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUIÇÃO SENAI – CENTRO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL SENAI CEET – SEBASTIÃO CAMARGO

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

PORTO VELHO, 25 DE MARÇO DE 2015 – RO

Instituição SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Escola SENAI CEET – Sebastião Camargo

Curso: Técnico em Edificações

Discente: Alexandre Lima

Ananda Isabel

Beatriz Rodrigues

Carolaine Nascimento

Carolina Matos

Evellyn Beatriz

Comunicação e Redação Técnica

Trabalho requisitado pela professora

Maria Telma Santiago com requisito de

nota parcial da disciplina.

Porto Velho, 25 de Março de 2015 – RO

Introdução

        Não é de hoje que vemos muitos bairros de Porto Velho vivendo em situações precárias, ruas esburacadas, bueiros abertos, entre outros problemas, podem também trazer danos à saúde dos moradores do bairro.

        Por esse motivo, moradores do bairro Cachoeira, da rua 3 Pingo D’água se reuniram e elegeram uma representante, a cidadã Rebeca Marie, e assim fizeram um Abaixo-Assinado para pedir as autoridades governamentais, o asfaltamento da rua.

        Começaram então os moradores a batalhar por seus direitos. Alegaram às autoridades que a falta de asfalto estava causando doenças respiratórias aos cidadãos devido a poeira, e levaram  documento ao Ministério da Obra do Município.

        As autoridades então avaliaram a situação e pouco tempo depois, disponibilizaram o asfaltamento para a rua 3 Pingo D’água, e assim os moradores, unidos, conseguiram o asfaltamento da rua, e acabaram-se os problemas, ou reduziu boa parte deles.

Porto Velho, 25 de Março de 2015 – RO

Abaixo-Assinado

        Abaixo-assinado é um tipo de solicitação coletiva feita em um documento para pedir algo de interesse comum a uma autoridade ou para manifestar apoio a alguém ou demonstrar queixa ou protesto coletivo.

        Abaixo assinado (sem o hífen): é cada um daqueles que assinam o abaixo-assinado.

        Por tratar de assuntos de interesses coletivos, o abaixo-assinado permite que um grupo de pessoas se reúna e faça a solicitação necessária, podendo essa ser endereçada a um prefeito, ao reitor de uma universidade, ao síndico de um condomínio, entre outros. Dessa forma, trata-se de uma situação cujo contexto requer um tratamento específico, sobretudo em se tratando do padrão formal da linguagem. Assim, a estrutura atribuída a tal gênero obedece aos seguintes parâmetros:

  • Vocativo: Trata-se de um espaço no qual deverá conter o nome do destinatário e/ou o cargo, seguido do pronome de tratamento adequado;
  • Corpo do texto: Parte que apresenta a exposição dos argumentos propriamente ditos, acompanhados das respectivas solicitações que os justifiquem;
  • Local, data e assinatura dos solicitantes: Junto das assinaturas é possível conter os dados pessoais, tais como o documento de identidade, endereço, entre outros.

MODELO DE ABAIXO-ASSINADO

SOLICITAÇÃO DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DE PRAÇAS

Exmo. Senhor

Prefeito do Município de _________.

Senhor Prefeito,

(EXEMPLO) Os abaixo-assinados, a seguir identificados, vêm à presença de V. Exa. Expor e solicitar o que segue:

As praças públicas (nomes e local) encontram-se praticamente destruídas e abandonadas e transformadas em ponto de encontro de marginais, fatos estes que impedem a sua utilização pelos cidadãos desta Cidade.

(Expor outros fatos, se necessário)

Certos de V. Exa. Saberá respeitar os direitos dos cidadãos de nossa Cidade, os abaixo-assinados solicitam imediatas providências destinadas à reconstrução e devida a preservação dos bens públicos acima nomeados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (167.2 Kb)   docx (373.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com