TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Por:   •  29/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 6

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

JARAGUÁ DO SUL

URSO: TÉCNICO EM VESTUÁRIO.

 TITULO: LIDERANÇA.

TEMA: O papel do líder na indústria do vestuário.

Trabalho de Conclusão de Curso

JARAGUÁ DO SUL – SC

2011

DELIMITAÇÃO:

Em função do processo de globalização e da necessidade de serem altamente competitivas, as empresas precisam investir cada vez mais em seu capital humano, tanto nos colaboradores quanto em seus líderes, visando prepará-los na busca pelos melhores resultados.

Como se vive atualmente na busca constante de se tornar cada vez mais competitivo as pessoas também não querem mais apenas obedecer a ordens e servirem seus superiores. Afinal elas querem fazer parte integrante do processo, querem respeito e reconhecimento, assim como participar das decisões, ou seja, saber as metas e os resultados a serem atingidos.

E, diante disso, percebe-se então que um líder precisa saber gerir muito bem o processo e as pessoas buscando o apoio de todas as partes interessadas, formando equipes comprometidas e alcançando os melhores resultados possíveis.

PROBLEMAS:

Acredita-se que o reconhecimento é um dos mais expressivos motivadores em um local de trabalho, assim como o trabalho em equipe, onde todos estarão trabalhando juntos por um mesmo objetivo e que um líder deva ter claro como conduzir estes processos.

Os caminhos eleitos para a realização deste trabalho será inicialmente identificar através de referenciais teóricos a definição e papel da liderança segundo determinados autores. Na seqüência identificar quais as dificuldades que um líder tem hoje, através da aplicação de uma pesquisa de campo entre líderes e liderados.

JUSTIFICATIVA:

Toda empresa necessita de pessoas para funcionar, pois máquinas sozinhas não trabalham, sempre há necessidade de programar e apertar botões. Neste contexto salienta-se a importância das pessoas no trabalho, na busca pelos resultados esperados e neste caso é fundamental que existam dentro dos grupos pessoas que exercem a liderança para gerir e controlar os processos.

Hunter (2006, p. 18), já fala que liderança pode ser entendida como '' A Habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter''.

Assim pode-se entender que um líder é uma pessoa que procura envolver sua equipe nas tarefas a serem realizadas, mas de forma participativa, onde todos podem se envolver, permitindo dar e receber retornos importantes sobre as mesmas. Embora alguns autores definam facilmente a palavra liderança, outros já falam sobre a dificuldade, pois acreditam que a liderança apresenta um conceito mais complexo do que as palavras possam expressar.

A maioria das pessoas encontra muita dificuldade para expressar o que quer dizer exatamente com a palavra liderança, e as definições apresentadas por especialistas muitas vezes entram em conflito. Ao mesmo tempo, quando solicitadas a nomear os grandes líderes da história, as pessoas respondem com notável coerência. (WAGNER III E HOLLEMBECK, 1999, p. 243).

A tarefa de um líder é trabalhar de forma eficiente com as pessoas e descobrir formas de resolver problemas com seu conhecimento e criatividade, transmitindo ao grupo confiança e segurança. Entre várias características de um líder a honestidade está no topo da lista, e as pessoas admiram isso em seus líderes.

“Como líder, seu sucesso é medido por sua capacidade de levar as pessoas aonde elas precisam ir. Mas você só consegue isso se, antes, as pessoas comprarem você.” (Maxwell, 2007, p. 249).

OBJETIVO GERAL:

Um bom líder deve ser capaz de influenciar os outros a cumprir os objetivos e as metas. O líder contribui para a empresa e coesão de um grupo. Ser líder é encorajar as pessoas para cumprir as metas, é ver todos os colaboradores da mesma maneira e ajudá-los a contribuir para a empresa. Além disso, ele é o responsável em criar um ambiente criativo e incentivar cada um dos colaboradores, a produtividade e o alto desempenho das pessoas que compõe a sua equipe.

As pessoas seguem aqueles que consideram ter um sentido claro de propósito, e só irão seguir um líder se perceberem que ele sabe para onde vai e de forma segura, caso contrário é provável que ninguém o siga, ou faça conforme acredita que seja o correto. Estudos mostram que uma das bases para a boa liderança é a confiança que os seus colaboradores têm no líder. Se eles confiarem irão ficar sempre ao lado de maneira voluntária e se tornaram cúmplices do processo.

Sua forma de atuar com as pessoas, e as relações que constrói no dia a dia farão uma base concreta para a força de seu trabalho e conseqüentemente de seu grupo. Quanto mais forte for esta relação mais confiança terá de seus colaboradores

Entre outros uma característica que não pode deixar de ser mencionada é em relação à comunicação. Saber ouvir e repassar as informações são chave essencial para uma boa liderança. Sem ela, acredita-se que um líder não poderá realizar um bom trabalho, pois sem saber se comunicar de forma efetiva o processo pode sofrer interferências, assim como perder a credibilidade. Ser líder implica muito trabalho e tempo de dedicação, e não se aprende a liderar de um dia para o outro.

Segundo Hunter (2006), os líderes tem que ter caráter, uma base espiritual muito forte e consciência de que liderança não é poder, e sim autoridade conquistada com amor, dedicação e respeito pelas pessoas.

O líder tem que tratar as pessoas como seres humanos, e não como máquinas, pois suas vidas não estão relacionadas apenas ao que se faz na empresa, eles tem outras necessidades que não podem ser ignoradas.

As pessoas precisam se sentir inseridas no contexto da empresa serem reconhecidas pelo trabalho efetivo, pois isso fará com que se motivem cada vez mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (114.1 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com