TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

Por:   •  26/11/2018  •  Monografia  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) foi criado em 22 de janeiro de 1942 no Rio de janeiro RJ, pelo Decreto-Lei 4.048 do então presidente Getúlio Vargas, com a missão de formar profissionais para a incipiente indústria nacional. É uma entidade de direito privado organizado pelo empresariado industrial, através da CNI - Confederação Nacional da Indústria e pelas federações de indústrias nos estados. Para implantar um sistema nacional de educação profissional, os empresários Euvaldo Lodi, então presidente da CNI, e Roberto Simonsen, que, na época, presidia a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), se inspiraram na experiência bem-sucedida do Centro Ferroviário de Ensino e Seleção Profissional. Sua sede fica no Brasil, em Brasília.  

Integrante do Sistema Indústria – ao lado da CNI, do SESI e do IEL –, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é reconhecido como modelo de educação profissional e pela qualidade dos serviços tecnológicos que promovem a inovação na indústria brasileira. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos formam profissionais para 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica.

Com uma grande diversidade de cursos, de aprendizagem, aperfeiçoamento profissional, técnicos, graduação e até pós-graduação, o SENAI inspirou a criação de instituições similares na Venezuela, Argentina, Peru e em países da África e da Ásia. Em 2015, a conquista do primeiro lugar na WorldSkills, maior competição mundial de profissões, em São Paulo, colocou o SENAI no alto do pódio, entre 60 países participantes, como a melhor educação profissional do mundo.

As ações de qualificação profissional realizadas pelo SENAI formaram 73,7 milhões de trabalhadores em todo o território nacional, desde 1942. Esse resultado só foi possível porque o SENAI aposta em formatos educacionais diferenciados e inovadores, que vão além do tradicional modelo de educação presencial, em suas 541 unidades fixas e 452 unidades móveis em 1,6 mil municípios brasileiros. O SENAI também capacita e forma profissionais em cursos a distância, que estão à disposição do estudante 24 horas por dia, sete dias por semana.

Hoje por sua vez o diretor geral das escolas SENAI é o Presidente do Serviço Social da Indústria Paulo Skaf.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com