TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SETOR DE ASSISTÊNCIA E TREINAMENTO PARA ESTÀGIOS SUPERVISONADOS – SATES

Por:   •  27/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.645 Palavras (11 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE – UNICENTRO

SETOR DE ASSISTÊNCIA E TREINAMENTO PARA ESTÀGIOS SUPERVISONADOS – SATES

MARKETING

PITANGA

2019

MARKETING

Resenha conceitual da disciplina de Estágio Supervisionado apresentado ao Professor ................ Setor de Assistência e Treinamento para Estágios Supervisionados – SATES, para obtenção de nota do primeiro semestre.

PITANGA

2019

1. DESCRIÇÃO DA ÁREA DE MARKETING

“O desempenho da área de marketing está baseado em um conjunto de atividades encadeadas de maneira lógica e executadas do modo correto para alcançar resultados. Os resultados são gerar valor, realizar trocas, satisfazer o cliente e alcançar objetivos”. (URDAN; URDAN, 2006, p.5).

Qualquer estratégia de marketing só vai funcionar se estiver de acordo com os objetivos da empresa e se todos colaborarem para que os objetivos sejam alcançados, e tudo saia como foi planejado anteriormente. (SILVA, 2015)

2. SEGMENTAÇÃO

a segmentação de mercado começa com a distinção de interesses e necessidades dos clientes. A segmentação baseia-se em dividir mercados em grupos de consumidores potenciais com necessidades e características similares que provavelmente terão comportamento de compra similar. (WEINSTEIN, 1995)

Segundo Lamb (2004, p.206):

Segmento de mercado é um subgrupo de pessoas ou organizações que compartilhem uma ou mais características e que tenham as mesmas necessidades de produtos. [...] O processo de divisão de um mercado em segmentos ou grupos significativos, relativamente homogêneos e identificáveis, é chamado segmentação de mercado

Todavia dizemos que a segmentação de mercado é o ato de dividir o mercado em grupos distintos de compradores com diferentes necessidades, características ou comportamento que poderiam exigir produtos ou mixes de marketing separados. (KOTLER E ARMSTRONG, 2003)

A segmentação mostra como os profissionais de marketing podem dividir o mercado em grupos de clientes que tenham necessidade e características parecidas, assim a segmentação identifica as bases mais indicadas para segmentar determinado mercado, percebendo clientes de diferentes segmentos e elaborando a descrição das características que cada segmento deve conter. (WEINSTEIN, 1995)

3. POSICIONAMENTO E DIFERENCIAÇÃO

Para Kotler e Amstrong (2003) o posicionamento de produto é a maneira como o produto é definido pelos consumidores em relação a seus atributos importantes, “o lugar que ele ocupa na mente dos consumidores em relação aos produtos dos concorrentes.” Envolvendo também a implantação de benefícios únicos da marca e a diferença na mente dos consumidores.

Assim quando oferece melhor qualidade e serviço, ela deve sempre entregar a qualidade e serviço prometido, fazendo com que o posicionamento comece de fato com a diferenciação da oferta de marketing da empresa, dando aos consumidores mais valor do que as ofertas dos concorrentes. (KOTLER E ARMSTRONG, 2003)

A segmentação de mercado está baseada em alguns conceitos, de acordo com Siqueira (1999) primeiramente de que nem todas as pessoas ou empresas fazem parte de um segmento de mercado. Os consumidores são diferentes e essas diferenças são mensuráveis, tornando possível medi-las usando as bases de segmentação.

Outro ponto é que segmentos de consumidores podem ser isolados, desta forma pode-se estudar as necessidades a serem atendidas pelo produto e as características pessoais. E por fim, a segmentação de mercado não consiste somente em processo ou técnica, a segmentação é estratégia de marketing, porém é desenvolvida com técnicas de pesquisa. Um conceito está aliado ao outro. (SIQUEIRA, 1999).

De acordo com Kotler (2000) o posicionamento trata-se de desenvolver a oferta e imagem da empresa para destacar-se entre os clientes-alvo, o posicionamento é uma criação com sucesso de uma proposta de valor focando especialmente no mercado. Entre os posicionamentos que mais se destacam pode-se dizer que estão: o atendimento, a qualidade, o preço baixo.

A segmentação de mercado constitui uma poderosa arma estratégica, que depende da escolha de segmentos bem definidos para o delineamento de estratégias competitivas.

A diferenciação distribui-se em diversos aspectos como:

a) Diferenciação de produto: ocorre em uma continuidade de eventos. Conforme Kotler (2000), as principais diferenciações de produto são as características, desempenho, conformidade, durabilidade, confiabilidade, facilidade de conserto, estilo e design.

b) Diferenciação por serviços: De acordo com Kotler (2000), o serviço é definido como um ato ou desempenho intangível, que uma parte pode oferecer a outra, podendo ou não estar ligado a um produto concreto.

c) Diferenciação por pessoas: De acordo com Kotler (2000), com uma equipe de profissionais bem treinados, a empresa pode obter vantagem competitiva.

d) Diferenciação pela imagem: Os compradores, segundo Kotler (2000), reagem de maneira diferente às imagens das empresas e marcas, pois determinadas imagens de empresas estão relacionadas com fatores que a empresa não pode controlar.

4. COMPOSTO MERCADOLÓGICO

Kotler (2000) define o composto mercadológico ou mix de marketing como sendo um conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing, obtendo as respostas desejadas do mercado-alvo. Esse mix é constituído em: produto/serviço, preço, praça e promoção.

A função de marketing, referente ao Mix de Marketing, engloba as decisões do produto, as quais incluem a identificação de oportunidades de lançamento de produtos e adequação do mesmo às necessidades dos clientes; as decisões de preço, o qual é selecionado visando gerar vantagem competitiva e retorno para a empresa; as decisões de promoção, relativas aos investimentos em estratégias de comunicação e promoção de vendas; e as decisões de praça ou distribuição, que envolvem a escolha de canais de vendas que satisfaça as necessidades dos clientes. (GONÇALVES et. al.,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com