TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SIGNIFICADO DA PALAVRA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.819 Palavras (16 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO:

Com as organizações passando por imensas transformações proporcionando diversos acontecimentos inovadores e causando impactos na vida de todos os envolvidos, que mediante a esses impactos as empresas passaram a se preocupar com seus colaboradores e entre as preocupações vem surgindo a Gestão de Competências de Profissionais.

O trabalho desenvolvido demonstra um pouco da importância e transformações que tal gestão causa dentro das empresas, e nos ajuda a relembrar os conceitos importantes da Administração, mostrando um pouco da perspectiva histórica, para que como administradores possamos interpretar as oportunidades e problemas atuais e formular planos de ação para repará-los.

2 SIGNIFICADO DA PALAVRA ADMINISTRAÇÃO

Administração, uma palavra que bem conhecemos pelo seu significado, a união de quatro pilares, PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR E CONTROLAR.

Dentro desses pilares, a gerência entra como meio pelo qual a chefia incluindo os diretores ficam cientes de todos os acontecimentos, quer aconteçam internamente, ou fatores externos que possam afetar a empresa, com essas informações, fazem se os planos estratégicos onde contornam a situação, assim sendo, mantém a saúde financeira da empresa e sua permanência no mercado de trabalho.

3 QUATRO PILARES DA ADMINISTRAÇÃO:

3.1 PLANEJAR:

Com planos em mente, a probabilidade de algo dar errado é muito baixa, porque com tempo hábil para se pensar antes de colocar os planos em prática, se surgirem idéias inovadoras, ou melhores do que as idéias iniciais pode haver alterações, sem prejudicar a empresa principalmente na questão financeira, mas ao contrário, se forem feitos testes até encontrar o melhor modo de trabalhar e fazer com que a empresa cresça financeiramente procurando o perfil da empresa, com esses testes, além da probabilidade de dar errado, os custos podem ser elevados, mas se a chefia, gerência e supervisão usarem de forma eficaz o planejamento, além de estabelecerem metas e objetivos a serem alcançados, irão tentar analisar quais as tendências futuras e desenvolverão um plano de ação para que atinjam as metas traçadas tanto em curto prazo, e longo prazo, e o planejar na Administração é eficaz, pois se algo no trajeto da implementação de uma mudança der errado, a chefia tem um plano estratégico para reparar e alavancar ainda mais todos os setores quer seja Recursos Humanos, vendas, produção, marketing, etc.

Resumindo planejar é pró-atividade e visão antecipatória, foco em objetivos estratégicos e visão do futuro.

3.2 ORGANIZAR:

Organizar, ou podemos melhor dizer coordenar, significa usar de forma ordenada os recursos da empresa, os quais podem ser humanos, financeiros ou materiais, se usados da melhor maneira possível, o resultado será a obtenção de resultados esperados, e, por exemplo, no ramo de produção, só irá se comprar o necessário para o mês não excesso que pode acarretar em estoques cheios e perdas de investimentos no material.

Resumindo organizar é ter uma visão sistêmica e holística, ser convergente, usar o networking para se firmar negócios concretos e se possíveis vitalícios e fidelizados quer seja com clientes, investidores, ou parceiros e sócios.

3.3 DIRIGIR:

Dirigir, direção, rumo, ao qual a empresa está indo. Aonde se quer chegar? Quais metas serão atingidas? Na direção, nos lembramos de supervisão, para que a empresa funcione com todos os funcionários cooperando e trabalhando em equipe, a liderança aplicada de forma que motive os funcionários a não somente trabalhar, mas executar de forma positiva suas atribuições referentes aos seus cargos, se isso ocorrer à direção da empresa pela supervisão é de excelência e prestimosa, pois além de visar o crescimento da empresa, bons líderes não deixam de lado os seus funcionários;

Resumindo, dirigir é ter liderança, ser comunicativo ter missão e valores de acordo com a empresa.

3.4 CONTROLAR:

O próprio nome já diz exercer controle em todos os aspectos, principalmente referentes a gastos desnecessários. O controle visa foco em resultados, no que está sendo feito desde o projeto até o cumprimento dos resultados de maneira efetiva, como está o desempenho de todos para o cumprimento das metas e como está sua motivação, o controle deve abranger a eficiência que é a capacidade de realizar tarefas eficazmente e evitando desperdícios, pois visa à produtividade, se possível em massa onde o lucro tende aumentar em relação ao mês anterior, e ao mesmo mês referente ao ano anterior, dependendo da lei da oferta e demanda, no caso de pessoas eficientes, são aquelas que conseguem produzir um rendimento extraordinário quando realizam alguma coisa. A eficácia é a qualidade que visa alcançar os resultados planejados, por produzir os efeitos esperados.

4 AS VARIÁVEIS DA PALAVRA ADMINISTRAÇÃO

Atualmente a administração é a única instituição que transcende as fronteiras de países e organizações e apresenta um significado global e mundial, a administração não se restringe a fronteira nacional, mas visa a expansão nacional/internacional. Uma mudança significativa é referente ao centro de nossa sociedade que era a tecnologia a informação e a produtividade, mas hoje visa a ORGANIZAÇÃO, no caso a organização administrada que maneja a tecnologia, a informação e a produtividade, porque a organização é a maneira pela qual a sociedade consegue que os objetivos e metas sejam alcançadas, as organizações podem ser responsáveis por gerar resultados e produzir o desenvolvimento.

Se hoje estamos tão avançados, melhor dizendo com respeito a administração chegamos onde estamos, foi porque no passado tivemos uma base que foi se desenvolvendo ate os dias atuais, onde a qual, podemos deduzir que a administração é uma ciência, e por seu intermédio nos permitiu um grande desenvolvimento no decorrer do século passado e provocou um espetacular aumento da qualidade da vida das pessoas, por exemplo, ela permitiu transformar invenções cientificas em produtos e serviços disponíveis a maioria da população. Como exemplo, aquisição de produtos, quer sejam de beleza, brinquedos, acessórios esportivos, dentre outros, para chegarem ao ponto de venda, o que teve por trás? Projeto, planejamento, controle, organização e direção, isso é ADMINISTRAÇÃO.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (83.3 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com