TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE CODIFICAÇÃO DE MATERIAIS E PATRIMÔNIO

Por:   •  2/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.177 Palavras (13 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL – UEMS

UNIDADE UNIVERSITÁRIA PONTA PORÃ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ANDERSON LUIZ FERNANDES TERRA
EMANUEL BARRIOS

FERNANDO JOSÉ MOLTOCARO FERREIRA

LARISSA DOS SANTOS FLOR

ROSANGELA LIMA SILVA

VITOR MARCELO DA SILVA ROCHA

SISTEMA DE CODIFICAÇÃO DE MATERIAIS E PATRIMÔNIO

PONTA PORÃ – MS

2018

ANDERSON LUIZ FERNANDES TERRA
EMANUEL BARRIOS
[pic 3]

FERNANDO JOSÉ MOLTOCARO FERREIRA

LARISSA DOS SANTOS FLOR

ROSANGELA LIMA SILVA

VITOR MARCELO DA SILVA ROCHA

SISTEMA DE CODIFICAÇÃO DE MATERIAIS E PATRIMÔNIO

[pic 4]

PONTA PORÃ – MS

 2018


SUMÁRIO[pic 5]

1 INTRODUÇÃO         4

2 DESENVOLVIMENTO        5

2.1 DEFINIÇÃO DE SISTEMAS DE CODIFICAÇÃO DE MATERIAIS E

PATRIMÔNIO        5

2.2 ATRIBUTOS DE UM SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS        10

2.3 ETAPAS E OBJETIVOS DE UM SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DE

MATERIAIS        6

2.4 SISTEMAS DE CODIFICAÇÃO DE MATERIAIS        8

2.5 TIPOS DE SISTEMAS DE CODIFICAÇÃO DE MATERIAIS        10

3 CONCLUSÃO        13

4 REFERÊNCIAS        14


  1. INTRODUÇÃO

O mundo a cada passagem em sua história buscou conciliar a utilização correta de recursos e materiais através do aprimoramento em buscar o controle de tudo que acontece em torno do processo inserido, as grandes evoluções ocorreram depois de guerras, após catástrofes e após eventos de grande vulto que envolvesse muito material e pessoal acumulado, isso fomentou a criação do sistema de codificação, que além de padronizado é o mais utilizado.

O objetivo chave da proposta de codificação é a busca incansável da gestão empresarial em alcançar o pleno controle de estoque, evitar a duplicidade de produtos, facilitar a busca e melhorar o controle contábil reduzindo os gastos desnecessários permitindo o bom funcionamento das compras organizacionais. Mas todo esse esforço não se resume em gerar um código, mas sim identificar o material, classifica-lo dentro de sua categoria e subcategoria, cadastrar e catalogar. Trabalho esse que deve ser alimentado diariamente, trabalho “formiguinha” mesmo de um em um.

Outros sistemas estão ganhando cada vez mais espaço nas organizações por conta de sua praticidade, sendo exemplo a plataforma Qr-Code que interage com o desafio de atuar em redes online, links dentro de projetos acadêmicos, e alcançar as empresas com o controle de departamentos.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 DEFINIÇÃO DE SISTEMAS DE CODIFICAÇÃO DE MATERIAIS E PATRIMÔNIO

O sistema de classificar e codificar tem como objetivo a melhoria da Gestão Empresarial, buscando facilitar e otimizar a identificação e localização dos itens em estoque. Bem como, facilitar a comunicação interna na empresa, evitar a duplicidade de itens, facilitar a padronização de materiais, permitindo as atividades de gestão de estoques e compras, obter um controle contábil permitindo o pleno controle de estoque e de compras em andamento e recebimento dos recursos. Recursos é tudo aquilo que gera ou pode gerar riqueza, administrar recursos é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar, um conceito que toda Empresa deve obter.

Entendemos também que a administração compreende três campos básicos: pessoal, material e financeiro.

  • Recursos Materiais são componentes que uma empresa utiliza nos processos diários para a construção do seu produto final, matéria prima (material direto), material em processo e material indireto.
  • Recursos Patrimoniais resumem-se no conjunto de riquezas da empresa, os prédios, equipamentos, instalações, e veículos, e podem ser classificados como:
    Tangíveis: são os que podem ser tocados, como por exemplo, máquinas e veículos;
    Intangíveis: aqueles que não podemos tocar, por exemplo, o logotipo (
    símbolo que serve à identificação de uma empresa, instituição, produto, marcas).

O objetivo da administração desses recursos é abastecer o processo com os materiais necessários e indispensáveis para a finalização do produto, visando: preços baixos, giro de estoques, baixo custo de aquisição e posses, continuidade de suprimento, consistência de qualidade, pouca despesa com pessoal, relações favoráveis com os fornecedores, aperfeiçoamento do pessoal e bons registros.

Ao classificar um material, será preciso agrupá-lo segundo sua forma, dimensão, peso, tipo e uso. Em outras palavras, classificar um material significa ordená-lo segundo critérios adotados, agrupando-os de acordo com as suas semelhanças. Classificar os bens dentro de suas peculiaridades e funções tem como finalidade facilitar o processo e, posteriormente, dar-lhes um código que os identifique quanto aos seus tipos, usos, finalidades, datas de aquisição, propriedades e sequência de aquisição. Por exemplo, com a codificação do bem passamos a ter além das informações acima mencionadas, um registro que nos informará todo o seu histórico, tais como preço inicial, localização, vida útil esperada, valor depreciado, valor residual, manutenção realizada e previsão de sua substituição.

 

2.2 ATRIBUTOS DE UM SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS

As organizações que se encontram no mercado apresentam especificidades e necessidades distintas, dessa forma deve adequar tais necessidades aos seus sistemas de informação, fazendo que seus bancos de dados e sistemas estejam constantemente atualizados e devidamente funcionais. O sistema de classificação de materiais é uma importante ferramenta que, quando utilizado de maneira correta, auxilia na tomada de decisões e reduz custos. Essa ferramenta deve possuir alguns atributos ou qualidades que sejam adequados e convenientes para cada empresa, sendo que um sistema de classificação eficiente deve possuir três atributos principais:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (199.8 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com