TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA INTEGRADODEGESTÃOEMPRESARIALERP: IMPLEMENTANDOOERP AO E-COMMERCE

Por:   •  9/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.253 Palavras (22 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS

NATALY MAYARA DA SILVA LIMA

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO EMPRESARIAL ERP:

IMPLEMENTANDO O ERP AO E-COMMERCE

RECIFE

2020.3

NATALY MAYARA DA SILVA LIMA

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO EMPRESARIAL ERP:

IMPLEMENTANDO O ERP AO E-COMMERCE

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina Metodologia Científica Aplicada às Ciências Contábeis, do Curso de Ciências Contábeis, como parte dos requisitos para obter a média do semestre 2020.3.

Profª Danielly Marques Frazão

RECIFE

2020.3

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ....................................................................................................... 4

REFERENCIAL TEÓRICO .................................................................................. 6

CONCEITUALIZAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO ERP .................................. 6

IMPLEMENTAÇÃO DO ERP AO E-COMMERCE E SUAS VANTAGENS....... 9

METODOLOGIA ................................................................................................. 11

ABORDAGEM METODOLÓGICA ...................................................................... 11

POPULAÇÃO E AMOSTRA ................................................................................ 11

INSTRUMENTO DE PESQUISA ......................................................................... 12

PROCEDIMENTOS .............................................................................................. 13

ANÁLISE DOS RESULTADOS ........................................................................... 13

REFERÊNCIAS .......................................................................................................... 14

APÊNDICE A ....................................................................................................... 14

INTRODUÇÃO

Diante de um contexto mercadológico cada vez mais competitivo e do evidente avanço tecnológico, Mansano e Gordini (2014) destacam que as organizações vêm percebendo que o comércio online está evoluindo e que muitas dessas empresas estão investindo nesta nova modalidade de varejo, que proporciona economia financeira e comodidade aos consumidores. Os autores afirmam ainda que, diante dessa realidade, nota-se que diversas organizações passaram a investir, ampliar e abrir negócios voltados para o e-commerce - ou comércio eletrônico na Língua Portuguesa. Teixeira (2015) sublinha que o comércio eletrônico ou e-commerce tem representado parte do presente e do futuro do comércio, dado que existem várias oportunidades de negócios espalhadas pela internet, além de muitas que são criadas a todo o momento.

Um dos motivos do comércio eletrônico ter crescido é em razão do aumento ao acesso à internet pela população, o que é compreensível, pois, de acordo com Teixeira (2015) atualmente, no Brasil, 45,6% da população tem acesso à internet (cerca de 90 milhões de pessoas). Outro pretexto possível consiste no fato dos consumidores serem atraídos pela comodidade, facilidade de acesso, e principalmente, pelos preços mais baixos que o comércio físico, posto que o comércio eletrônico (ou e-commerce) são transações comerciais realizadas em ambiente virtual, onde o consumidor tem a possibilidade de comprar determinado produto no conforto de suas casas, sem precisar se locomover, fazendo uso apenas de um smartphone, computador, tablet ou outro dispositivo.

Com esse avanço, consoante Castro Neto et al. (2010) percebe-se que o e-commerce trouxe mudanças profundas nas relações entre os clientes e a organização, bem como dentro da própria empresa. Estas modificações exigem reforma das estratégias, reengenharia de processos, constantes estudos da cadeia de valores, estabelecimento de parcerias e foco na atitude do cliente. Além disso, passa a ser exigido dos gestores releituras continuadas do posicionamento mercadológico, uma nítida definição de papeis na organização, bem como transparência nas relações com clientes e parceiros, principalmente em relação a comunicação e fluxo da informação. Consequentemente, os gestores passaram a ter dificuldades ao administrar seus negócios virtuais, sendo essa uma das causas para os altos índices de mortalidade entre as empresas digitais, como comprovado pelo trabalho de Santarosa (2016) cujo, buscou por meio de um estudo de casos múltiplos, identificar quais aspectos são negligenciados em situações de fracasso por inatividade no Comércio Eletrônico (CE) e afirmou em seu estudo, que a inatividade no CE pode ser associada à inobservância dos aspectos de gestão, entre outros fatores.

Neste contexto, surge o questionamento: como melhorar a eficiência na gestão do e-commerce? Para isso a tecnologia aparece como forte aliada em busca de melhores resultados. Um sistema de gestão, por exemplo, pode ajudar a criar uma gestão eficiente, evitando erros que comprometam todo o negócio. De acordo com Rosine (2003) um sistema é um conjunto de elementos interdependentes em interação, que visa atingir um objetivo comum. Nessa ótica, um sistema de gestão empresarial é um programa voltado para gerir todas as tarefas executadas dentro de uma empresa, pois centraliza todas as informações da mesma, gerando uma visão mais ampla de tudo o que acontece, facilitando desse modo, a tomada de decisão.

Para Laudon e Laudon (2004), os administradores não podem ignorar os sistemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com