TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL

Trabalho acadêmico: SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.527 Palavras (7 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. ETAPA 02 ....................................................................................... 4

2. PANFLETO ..................................................................................... 5

3. FOTOS ............................................................................................. 6-7

4. ETAPA 3 .......................................................................................... 8 – 10

5. ETAPA 4 .......................................................................................... 11 - 14

ETAPA 02 – PASSO 04: Relatório da Ação de Responsabilidade Social na Comunidade

O tema escolhido para fazermos a conscientização da comunidade foi reciclagem, sendo de lixo orgânico ou não. Os folhetos entregues tratam especificamente de reciclagem de papel, vidro, alumínio e lixo orgânico, que correspondem a mais de 50% de todo o lixo domiciliar, com o objetivo de conscientizar a população que através de pequenos atos podemos fazer uma grande diferença para o planeta Terra. Enquanto fazíamos a entrega dos folhetos encontramos uma senhora que faz o processo de compostagem para gerar adubo para suas plantas. A compostagem é um processo em que se pode transformar diferentes tipos de resíduos orgânicos em adubo, melhorando assim a qualidade físico-química e biológica do solo, descartando a utilização de fertilizantes tóxicos que podem prejudicar a saúde das pessoas e a qualidade do solo. Tivemos também o exemplo de uma família que faz a separação de todo o lixo em casa, divididos entre papel, plástico, metais e lixo orgânico. Após a separação o lixo reciclável é levado para um estação de reciclagem e o lixo orgânico descartado.

A intenção da entrega dos folhetos foi despertar na população a curiosidade de procurar mais conhecimento a respeito dos métodos de reciclagem que podemos adotar em casa para melhorar a qualidade de vida da nossa geração e também das futuras gerações.

Na folha a seguir estará o folheto que foi elaborado para a distribuição:

Reciclagem é o nome dado ao processo de reaproveitamento de objetos usados para confecção de novos produtos. A reciclagem auxilia a redução da poluição do solo, do ar e da água. Devido a grande quantia de lixo, reciclar se torna uma atitude cada vez mais importante para a manutenção da saúde do planeta e das pessoas.

Você sabia que a cada 50 quilos de papel usado, transformado em papel novo, evita que uma árvore seja cortada?

Você sabia que a cada 50 quilos de alumínio usado e reciclado, evita que sejam extraídos do solo cerca de 5.000 quilos de minério, a bauxita. Quantas latinhas de refrigerantes você já jogou no lixo comum até hoje?

Com um quilo de vidro quebrado, faz-se exatamente um quilo de vidro novo. E a grande vantagem do vidro é que ele pode ser reciclado infinitas vezes.

A compostagem transforma os resíduos orgânicos que poderiam ter sido descartados diretamente em aterros ou lixões em um recurso muito valioso. É importante fazer a compostagem pois o lixo orgânico domiciliar corresponde de 52 % do lixo gerado.

A compostagem pode gerar adubo para hortas e jardins, sendo mais eficiente do que os fertilizantes químicos.

ETAPA 3 – PASSO 1: RESENHA SOBRE A POLUIÇAO ATMOSFERICA:

A poluição atmosférica é causada por vários fatores, sobretudo a ação do homem. Agravou-se principalmente com a revolução industrial contaminando cada vez mais o ar da atmosfera.

A queima de combustíveis fósseis é responsável por 45% dos poluentes liberados nas grandes metrópoles e faz com que seja liberado o monóxido de carbono (CO₂) que além de contribuir para o efeito estufa ele tem capacidade de se ligar à hemoglobina sanguínea, podendo provocar asfixia.

Apesar de muitos utilizarem transporte publico e assim contribuir com o menor efeito de poluição atmosférica, o que muitos não sabem é que o seu próprio habito alimentar pode ser uma grande influência, pois a produção de carne contribui de 14% a 22% de gases que contribuem para o efeito estufa como o CO, metano, óxido nitroso, e outros.

Com todas essas informações pode-se concluir que devemos rever nossas atitudes e cobrar dos nossos representantes e superiores uma qualidade melhor do nosso meio ambiente.

ETAPA 03 : Relatório sobre Avaliação de Gestão Ambiental de uma Organização.

Uma das empresas escolhidas para fazer a visita foi a Alternativa Administradora de Condomínios Ltda, uma empresa que hoje possui em sua cartilha de clientes mais de 100 condomínios da cidade de Campo Grande- MS. A empresa também possui filiais em Dourados-MS e Cuiabá-MT.

A Alternativa Administradora de Condomínio Ltda não possui um programa de gestão ambiental em sua organização, mas através de informações durante a visita podemos observar que todo o lixo reciclável é separado do lixo orgânico. Por ser uma administradora e ter um grande volume de papel, grampo, clips, entre outros materiais descartados todos os dias podemos concluir que já é uma grande colaboração com o meio ambiente, entretanto esse lixo não é levado até uma empresa especializada e é descartado.

Fizemos uma proposta para que a empresa em questão leve todo o material reciclável para ser vendido a uma empresa especializada em reciclagem e então o dinheiro arrecadado seria convertido em materiais para o dia-a-dia do escritório, como canetas, lápis, borrachas e etc. Desta forma a empresa pode colaborar com o meio ambiente e também economizar em seus gastos.

A outra empresa visiada situada em campo grande, uma empresa que pode afetar muito o meio ambiente, a Livraria Lê, pois essa empresa trabalha no ramo de papelaria e materiais escolares fazendo assim uma grande quantidade de lixo reciclável, por exemplo, papelão e plásticos em geral.

Procuramos saber da politica de reciclagem adotada pela empresa, descobrimos que todo o lixo gerado por essa empresa diariamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com