TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SUA CARREIRA

Por:   •  14/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 5

1. Como os sistemas de informação estão transformando os negócios e qual sua relação com a globalização?

É fácil observar que as empresas vêm transformando e aprimorando a forma de gerenciar seus produtos e serviços. Isso é reflexo de uma adequação aos novos sistemas de informação e tecnologias, como o uso de plataformas digitais, aplicativos, redes sociais, etc, ferramentas essenciais para refinar o trabalho e expandir os negócios dentro de um mercado já existente, podendo ainda oportunizar novas negociações.

Além disso, foi através destes mesmos sistemas que hoje, em meio a pandemia e as restrições dos serviços exercidos de forma presencial, foi possível seguir executando as mesmas atividades através do serviço em home office. Nota-se aí mais um importante ponto ao que tange o uso dos sistemas de informação.

Ainda, é imprescindível entender que existem algumas barreiras a serem enfrentadas nesse processo. Um exemplo disso é o alto custo de investimentos, a complexidade dessas tecnologias no ambiente empresarial e a possível substituição do trabalho humano em determinados setores. Entretanto, a longo prazo, a inserção dessas tecnologias tem tornado os processos gerenciais e operacionais mais eficientes, reduzindo o tempo e os custos e, de certa forma, aumentando sua qualidade, além de propiciar a criação de novos produtos e de facilitar o atendimento aos clientes.

2. Por que os sistemas de informação são tão importantes para o funcionamento e a gestão de empresas hoje?

Ao pensarmos no momento em que vivemos, a utilização dos sistemas de informação são considerados imprescindíveis. Hoje, alguns setores se mantêm ativos através da contribuição da tecnologia em seus processos, sejam em sistemas mais complexos, como na criação das vacinas, sejam com sistemas mais simples, como no funcionamento administrativo de hospitais e de trabalhos que possam ser exercidos de forma remota.

Dentre os benefícios da utilização do SI nestes espaços, está a capacidade de agrupar informações em sistemas de acesso comum, por exemplo. Isso permite que todos aqueles que fazem parte dos processos tenham acesso rápido e fácil aos dados, auxiliando na sua identificação em tempo real, além de determinar e incluir funcionalidades que facilitam o desenvolvimento da empresa ou da instituição. Outro ponto, é que, através da utilização das ferramentas tecnológicas, é possível traçar estratégias, otimizar o tempo, reduzir as perdas e planejar as futuras ações sem grandes impactos negativos.

3. O que é exatamente um sistema de informação?

Um Sistema de Informação tem a finalidade de gerenciar informações através da coleta, armazenamento e disseminação de dados, com a finalidade de apoiar a tomada de decisões, o controle, a análise e a comunicação organizacional, por exemplo.

Para uma melhor percepção do SI possível analisá-lo sob a perspectiva de três pontos importantes:

Organizacional: SI utilizada para a solução de problemas enfrentados pela empresa ou instituição, representando a combinação de elementos tecnológicos, humanos e organizacionais;

Humana: esta envolve o SI às questões de treinamentos, comportamentos administrativos e atitudes, todas em prol de construir e manter a organização.

Tecnológica: engloba tecnologias como hardware e softwares, que contribuem para o processo de administração de dados, além da internet e das telecomunicações de forma geral.

4. Como um método de quatro passos para a resolução de problemas ajuda a solucionar questões relacionadas a sistemas de informação?

Através da identificação do problema é possível entender sua natureza: humana, tecnológica, organizacional ou um conjunto deles. Com relação às propostas de solução, é necessário pensar e delimitar estratégias para resolução do problema identificado. Quanto à escolha, é preciso levar em consideração fatores como custos, tempo e os artifícios. Por fim, para a implantação de uma solução de sistema de informação, é fundamental desenvolver e/ou terceirizar uma solução tecnológica, testá-la, treinar aqueles que farão uso da ferramenta, administrar o processo de mudança enquanto ele ocorre na organização e por último, avaliar os resultados e fornecer os feedbacks, considerando as múltiplas perspectivas e alternativas de resolução.

5. Como os sistemas de informação afetarão as carreiras e quais competências e conhecimentos são essenciais?

Os sistemas de informações afetarão de diversas formas as carreiras hoje em dia, inclusive podendo substituir o trabalho humano nelas. O ponto chave onde os SI afetam as diversas carreiras é através da facilitação do trabalho, principalmente com relação ao tempo, aos custos e à qualidade dos resultados. As novas tecnologias afetam o modo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com