TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM TURISMO

Por:   •  22/2/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.672 Palavras (15 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

FACULDADE ESTÁCIO DE SERGIPE

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

GRAZZIELA TETI ALMEIDA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM TURISMO

ARACAJU

2015[pic 2]

GRAZZIELA TETI ALMEIDA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM TURISMO

Projeto a ser apresentado como Trabalho de Conclusão do Curso de MBA em Administração Estratégica da Faculdade Estácio de Sergipe.

ARACAJU

2015

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM TURISMO

Grazziela Teti Almeida

Graduada em Administração pela Faculdade de Sergipe. Aluna de Pós-graduação em MBA em Administração Estratégica.

RESUMO

Este artigo apresenta uma proposta de aplicativo fundamental para armazenar todas as informações turísticas em relação aos equipamentos turísticos de Sergipe. O SISTURSERGIPE é uma ferramenta que contém um banco de dados com o inventário da oferta turística do estado. Através desta ferramenta, todos os atendentes dos Postos de Informações Turísticas de Sergipe terão acesso às informações turísticas “ online ’’ de Sergipe.

PALAVRAS-CHAVE: Informações turísticas; hospitalidade; destino turístico e bem receber.

ABSTRACT

This article proposes a critical application to store all tourist information in relation to the tourist facilities of Sergipe. The SISTURSERGIPE is a tool that contains a database with an inventory of tourism in the state. Through this tool, all the attendants of the Tourist Information Offices of Sergipe will have access to tourist information "online'' Sergipe.

SUMÁRIO: Introdução. 1. Hospitalidade nos Destinos Turísticos. 2. Postos de Informação Turística. 3. Sistemas de Informação. 4. Sistemas de Informação em Turismo. Considerações Finais. Referências bibliográficas.

INTRODUÇÃO

        Sabe-se que os Sistemas de Informação são sistemas utilizados para processar determinado tipo de informação, em que o seu planejamento estratégico consiste em planejar o sistema de informação da organização, de modo que seja adequado ao objetivo da empresa. Então, é essencial a estruturação de um Sistema de Informações relacionados à atividade turística de Sergipe com todas as informações dos serviços turísticos existentes, para que todos os atores envolvidos (gestores, turistas, comunidade, órgãos governamentais) tenham acesso a visibilidade destas informações.

        A falta de Sistemas de Informação para prestar um serviço rápido, seguro e atualizado sobre a oferta turística de Sergipe. A estruturação de um Sistema de Informações relacionados a atividade turística de Sergipe compõe todas as informações referentes ao turismo do Estado. Desta maneira, é essencial este sistema para que todos tenham a mesma linguagem e nível de informações e dados sobre o turismo de Sergipe.

  1. Hospitalidade nos Destinos Turísticos

        É necessário ter em mente que todo turista espera ser bem recebido no destino turístico que visita, e a hospitalidade estabelece a ideia em torno do encontro entre o turista e a comunidade anfitriã, pois envolve o ato de acolher um estranho. A hospitalidade envolve um amplo conjunto de estruturas, serviços e atitudes, cujo objetivo principal é proporcionar bem-estar ao visitante.

        Como complemento indispensável, cita-se ainda outros aspectos que se relacionam direta ou indiretamente com o desenvolvimento da hospitalidade, dentre eles: o planejamento e a organização de recursos materiais, humanos, naturais e/ou financeiros. Sem esquecer também da preservação dos valores e tradições culturais. Portanto, a hospitalidade é oferecer um atendimento com qualidade no setor turístico, não basta somente uma ótima infraestrutura física de acolhimento, mas todos os fatores envolvidos na maneira como vai se dar o encontro.

        O “ bem receber ’’ se relaciona intimamente com a qualidade dos bens e serviços oferecidos no Turismo. Portanto, a qualidade oferecida no destino turístico vai influenciar diretamente no bem ou no mau atendimento ao turista. Beni (2001) afirma que a qualidade no Turismo refere-se ao serviço aliado ao produto e que o fator qualidade é o único critério que se impõe de maneira natural para determinar o êxito ou o malogro desses.

        Segundo Martins (2003), a hospitalidade no Turismo deve estar presente em todas as atividades relacionadas com o Turismo, desde a facilitação (ingresso, permanência, deslocamentos internos e saída dos visitantes), o desenvolvimento da infraestrutura (rodovias, portos, aeroportos, obras viárias, saneamento, energia, equipamentos sociais), os transportes e comunicações (terrestres, aéreos, marítimos, fluvial e telecomunicações), a educação e capacitação (formação de recursos humanos para o setor em níveis distintos) e prestação de serviços (alojamentos hoteleiros, transportadores, restaurantes e similares, diversão e entretenimento, agências de viagens e locadoras).

        Diante do exposto, pode-se dizer que o bem receber compreende todos os esforços consumidos pelo poder público e empresas privadas para fazer de um local um grande atrativo turístico. É primordial receber os visitantes com atenção, demonstrar-lhes que o local tem interesse em sua presença e que está preparado para recebê-los. Assim, fica claro que a hospitalidade está diretamente ligada às necessidades e desejos das pessoas, ou seja, do desejo do visitante de “ ser bem recebido ’’.

        De acordo com Kotler (1980), a necessidade de rever os serviços prestados e colocar o cliente como peça fundamental do Sistema de Turismo, oferecendo a ele serviços diferenciados é imprescindível para conquistá-los, mas deve-se sempre levar em consideração os interesses da comunidade local, evitando assim, conflitos que possam vir causar a inviabilidade do destino turístico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (248.9 Kb)   docx (63.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com