TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIEDADE E LIDERANÇA EM UMA PRESTADORA DE SERVIÇOS DA CIDADE DE ITATIBA/SP

Por:   •  29/4/2019  •  Monografia  •  9.934 Palavras (40 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 40

SOCIEDADE E LIDERANÇA EM UMA PRESTADORA DE SERVIÇOS DA CIDADE DE ITATIBA/SP

Priscila Franco – RA 002201100118

Tamara Barra Francisco - RA 002201100950

RESUMO

A finalidade deste trabalho é identificar o perfil de liderança e sociedade da empresa Alta Contábil Ltda uma Prestadora de Serviços da cidade de Itatiba/SP. Liderar é um elemento crucial que acontece em grupos dentro das organizações, pode-se apontar a liderança como fator de influência interpessoal praticada em algum momento e conduzida por meio da comunicação entre as pessoas para alcançarem objetivos específicos. No decorrer deste trabalho objetivou-se apresentar a relação entre a liderança e sociedade, aplicação da pesquisa qualitativa e utilização do instrumento Premio Nacional de Qualidade. Para isso foi realizado uma pesquisa bibliográfica e de campo levando em considerações alguns autores como Chiavenato (1994), Storner (1999), Vandre (1968) entre outros, procurando sempre embasar o estudo em questão. Diante disso, o trabalho justifica-se por meio dos benefícios que esse trará a empresa em pauta, ou seja, criação dos valores e principios organizacionais  e um novo espaço para prestação de serviços atendendo o cliente interno e externo. Os dados foram tratados qualitativamente, tendo sido coletados por meio do questionário aplicado a coordenadora do Deparmento pessoal e tabela sobre processo gerencial aos demais coordenadores da empresa. Conclui-se que a relação entre líder e funcionários é bastante satisfatória onde os colaboradores podem contar com o gestor quando precisar para solução dos problemas provenientes do dia-a-dia, e é por isso que eles se esforçam para produzir cada vez mais e demonstrar a gerência sua satisfação em fazer parte do quadro funcional da empresa e consequentemente um bom relacionamento com a sociedade.

Palavras-chaves: Liderança, Prêmio Nacional de Qualidade; Sociedade;

_____________________________

¹Graduandos em Administração pela Universidade São Francisco – Campus Itatiba Professora Orientadora Regina Célia Consenza

INTRODUÇÃO

O presente estudo será realizado através das normas do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), sobre um levantamento sobre a situação atual da empresa e o seu relacionamento com a sociedade, abordando o seguinte tema: Sociedade e Liderança em uma Prestadora de Serviços na cidade de Itatiba/SP.

Segundo Vandre (1968, p. 24) “esperar não é saber; quem sabe faz a hora, não espera acontecer". Relembra o processo de mudança de paradigmas no contexto organizacional contemporâneo, como também a relevância do líder, que é proativo, e percebe a necessidade de acompanhar esse processo.

Os líderes transmitem responsabilidade, liderança e comprometimento para a criação de um ambiente propício ao sistema da qualidade, por meio de suas ações, constâncias e alocação de recursos necessários.

Entende-se que a interação entre a organização e o indivíduo é permeada de conflitos, pois os entraves humanos que existem nas organizações, modificam-se com frequência, já que ambos estão em constante interação com outros elementos. Com alterações cada vez mais rápidas e significativas, exige da empresa capacidade de adaptação crescente ao seu ambiente.

É por meio deste que o diagnóstico realizado na empresa Alta Contábil será em busca de interação do líder para com seu subordinado, pois ele não controla as pessoas, ele ensina, mas também aprende com sua equipe. O comportamento do líder poderá influenciar, de forma preponderante, na motivação de sua equipe.

A organização, desenvolvendo uma postura pró ativa, buscando novas maneiras de gerenciamento, novos processos de trabalho e elaboração de estratégias compatíveis com as exigências do ambiente, terá um cliente interno motivado e, consequentemente, um cliente externo satisfeito.

 Desse modo, a liderança dentro da organização, é ligada a fatores pressupostos como: normas, valores e crenças.  Para Chiavenato (1999) as pessoas podem aumentar ou reduzir forças e fraquezas de uma organização dependendo da maneira como elas são tratadas. Elas podem ser a fonte de sucesso como podem ser a fonte de problemas. É melhor tratá-las como fonte de sucesso. Para que os objetivos de sociedade e liderança sejam alcançados, é necessário que as pessoas sejam tratadas como elementos básicos para a eficácia organizacional.

Portanto, organizações de sucesso estão profundamente atentas às suas responsabilidades com seus clientes, a sociedade, o meio ambiente, proprietários e funcionários.

 Dessa maneira, se faz necessária a liderança em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas e em cada um de seus departamentos. Por isso, o objetivo primordial da empresa é a satisfação de todos os envolvidos, tanto quanto possível satisfazer aos funcionários e aos clientes.

O trabalho será desenvolvido na empresa ALTA CONTÁBIL, localizada na Avenida Independência, 74 – Centro em Itatiba/SP. Tem como ramo de atividade a Prestação de Serviços. Sua estrutura organizacional funciona da seguinte forma: possui dois sócios proprietários, onde ambos são formados em Ciências Contáveis, executa atividades de assessoramento em Legislação Trabalhista, Contábil e Fiscal. Contando com 41 funcionários divididos em: Setor Administrativo, Financeiro, Departamento de Pessoal, Contábil, Fiscal, Legalização.

Sendo a Contabilidade o maior e o mais seguro instrumento gerencial para o empresário, a Alta Contábil está ao seu dispor para discutir uma parceria sólida de bons resultados.

Através da experiência adquirida ao longo dos 20 anos de existência, a Alta Contábil desenvolveu maneiras de trabalho que atende a todos os clientes dentro da necessidade de cada um, independente de seu porte, visitas mensais, semanais e até mesmo diárias dependendo da necessidade.

         Principais atividades que o escritório de contabilidade oferece:

- Área Tributária: Execução de planejamento tributário para identificar a melhor forma de apuração dos impostos, sempre visando ao cliente, a menor carga tributária.

- Área Contábil: Execução da contabilidade buscando oferecer relatórios que atendam da melhor maneira a administração da empresa, bem como a elaboração da declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica e todas as demais informações que a fiscalização da área exija.

- Área Fiscal: Execução dos livros fiscais obrigatórios guia de informação e guias de recolhimento, bem como o levantamento e cálculo dos impostos recolhidos a maior, com devido processo de restituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (69.1 Kb)   pdf (482.9 Kb)   docx (82.6 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com